Autor(a)
Francisco Sonyanderson da Silva
Coautor(es)
Rebecca Palhano Almeida Mateus
Ana Paula Galvão Silva
José Rodrigues Galvão Júnior
Andréia Nunes Lima
A aromaterapia é uma prática derivada da medicina ayurveda que faz o uso de óleos essenciais para trazer benefícios à saúde humana. Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma linha complementar de tratamentos de saúde, a aromaterapia foi incorporada às Medicinas Tradicionais e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2018. O ambiente de trabalho seja ele um escritório, consultório ou mesmo um cantinho da sua casa, carrega energias que afetam diretamente a nossa saúde física e mental. Com o uso dos óleos essenciais que possuem propriedades terapêuticas e promovem a limpeza energética no ambiente de trabalho e ajudam a tornar sua rotina mais leve, produtiva e livre de estresse. Os óleos essenciais mais utilizados foram o de Menta Piperita utilizado para eliminar congestões físicas e emocionais, Capim-limão melhora a intuição, a concentração e limpa os pensamentos, Laranja doce reduz a ansiedade e o estresse, Alecrim é antisséptico, analgésico, antidepressivo e estimulante, Lavandin é calmante emocional que combate o nervosismo e ameniza a irritação e a impaciência.
Esse momento terapêutico surgiu a partir da necessidade de ações que pudessem ajudar a reduzir o estresse e as tensões no ambiente trabalho. Proporcionando sensações positivas como diminuição da ansiedade, alívio de enxaquecas, impulso na energia e estimulação.
Trata-se de um relato de experiência de momentos terapêuticos realizados na secretaria municipal de saúde de Palhano, Ceará.
Percebeu-se que o uso da aromoterapia resultou na melhora do ambiente de trabalho, tornando um momento de relaxamento e descontração entre os colaboradores, que em sua grande maioria se limitava a interagir somente com os profissionais da sua sala. Resultou no progresso da equipe, na promoção da atenção à saúde e no desenvolvimento de ações de educação em saúde para o autocuidado. Diante da ação desenvolvida e com os benefícios adquiridos, os profissionais que realizaram a Aromaterapia, manifestaram interesse em saber mais, buscando os óleos e essências que mais combine com o seu estilo de vida, aplicando na sua rotina.
A terapia funcionou como uma estratégia, a qual permitiu dar assistência aos profissionais, trazendo benefícios na qualidade de vida, diminuição da ansiedade, alívio de enxaquecas e motivação ambiente de trabalho.