Autor(a)
REGINALDA BATISTA VIANA
Coautor(es)
O projeto foi realizado pela ACS Reginalda Batista Viana e ACE Emília Maria do Nascimento Bitu, no município de Várzea Alegre- CE,objetivo é a realização de uma campanha informativa junto à população varzealegrense,relativa a coleta seletiva,tendo em vista a implementação de ações que contribuam para a eliminação do mosquito Aedes Aegypti.As ações foram realizadas nas escolas,residências,equipamentos sociais,secretarias municipais,e outros, nos meses de janeiro e março de 2024,com crianças,adolescentes,adultos,idosos, mulheres,a metodologia foi identificar o problema,pesquisa bibliográfica,reunião,planejamento,mesas temáticas,parcerias,plano de divulgação,caminhada,Panfletagem,visita domiciliar,apresentação na escola,visitas a ASCAMARVA,SEMA,viveiro municipal de mudas, entrega do calendário da coleta seletiva,roda de conversa na praça,encontro com o AJA,Agente Jovem Ambiental,avaliação.embasamento do plano de ações foram consultada a Lei nº 12.305/10,(PNRS),Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue e outros.As experiências vivenciadas constatou resultados positivos ao fim das ações,o aumento da população na área urbana gerou impactos ambientais com a produção de resíduos, inquietação é sobre a não adesão a coleta seletiva,as consequências que traz para o aumento das arboviroses,considerando a questão problema,“Qual é a responsabilidade da comunidade no tocante ao descarte correto do lixo através da coleta seletiva para o controle das arboviroses
Objetivo geral: Realizar uma campanha informativa junto à população varzealegrense, relativa ao gerenciamento de resíduos sólidos por meio da coleta seletiva, tendo em vista a implementação de ações que contribuam para a eliminação do mosquito Aedes Aegypti no município de Várzea Alegre- CE. Objetivos específicos Dar visibilidade as ações promovidas e realizadas pelos ACS e ACE, por meio da educação ambiental, melhorando a qualidade de vida da comunidade através de ações de promoção e prevenção de doenças. Estimular a organização da sociedade civil, proporcionando também a geração de trabalho e renda, com a prática de hábitos de consumo sustentável e variados para o incentivo à reciclagem e à reutilização dos resíduos sólidos. Sensibilizar a população sobre a importância da coleta seletiva, através de ações educativas no intuito de torná-los agentes multiplicadores no combate as arboviroses.
As ações foram desenvolvidas com diversos segmentos da sociedade varzealegrense,escolas,residências,equipamentos sociais,secretarias municipais, dentre outros.foi realizada uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), as Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue e outros referenciais.Os recursos necessários :pessoal,materiais,vídeos,computador,aparelho de som,data show,cartolinas,tesouras,materiais recicláveis,entre outros.Procurou uma rede de apoio.Ação surgiu na inquietude de responder ao questionamento:“Qual é a responsabilidade da comunidade no tocante ao descarte correto do seu lixo através da coleta seletiva para o controle das arboviroses?”envolver as pessoas no processo de coleta e descarte consciente do lixo, um importante passo onde a comunidade tenha qualidade de vida.A metodologia seguiu as seguintes etapas: identificação do problema, pesquisa bibliográfica, reunião,planejamento,organização das mesas temáticas,elaboração e seleção do material, plano de divulgação,Caminhada,Panfletagem,visita domiciliar compartilhada, apresentação na escola, visita a ASCAMARVA Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre, visita a secretaria de meio ambiente, visita ao viveiro municipal de mudas, distribuição do calendário da coleta seletiva nos bairros,roda de conversa na praça,divulgação nas mídias sociais, mesa redonda com o AJA Agente jovem ambiental
Ao fim das atividades deste Projeto espera – se que: A comunidade varzealegrense obtenham mais conhecimento sobre a importância da coleta seletiva para o controle das arboviroses no município, e também aconteça uma maior reflexão por parte das secretarias municipais para trabalhar em parceria com os ACS E ACE, e que toda a sociedade consiga vivenciar e conhecer uma outra realidade, após o descarte consciente do lixo e com isso possa estar aberta para novos processo de construção de conhecimento, transformando a realidade local, para atingir a solução dos problemas frente ao contexto social, econômico e ambiental da população e, consequentemente melhorar a qualidade de vida da mesma, observou-se uma redução na quantidade de lixo domiciliar produzido diariamente, houve uma procura maior pela troca de materiais reciclados por mudas disponíveis no viveiro municipal, ocorreu uma maior adesão da população no que tange a separação do lixo doméstico, aumentou o número de pessoas autônomas que estão buscando trabalho e renda na coleta seletiva e outros no uso desses materiais para a produção de artesanato. Possamos consolidar os conhecimentos adquiridos no percurso das atividades, e com isto nos preparar melhor para um novo projeto, afim de construir uma sociedade mais atenta no que tange os problemas que atingem a nossa população, adotando hábitos e medidas básicas e saudáveis para uma melhor qualidade de vida da população contribuindo para a criação de vínculos com a comunidade
A partir do exposto no trabalho, conclui que no fim das ações desenvolvidas no decorrer do projeto, foi possível perceber que a temática COLETA SELETIVA/ARBOVIROSES proporcionou interesse, satisfação por parte da comunidade, tendo em vista uma demanda maior com relação a troca de materiais reciclados por mudas disponíveis no viveiro municipal, maior adesão da pessoas no que tange a separação do lixo, fazendo a entrega desse material nas datas, horários que o carro da coleta seletiva passa no Bairro, percebeu-se que ao longo do projeto houve um aumento de pessoas autônomas buscando trabalho, renda na coleta seletiva, outros no uso desses materiais para a produção de artesanato, a pessoas perceberam a situação da própria realidade e atuam como agentes transformadores.A partir da sensibilização houve redução na quantidade de lixo domiciliar produzido diariamente, algumas famílias adotaram pequenas atitudes na rotina para separar corretamente o lixo, sabendo que o descarte consciente é uma das melhores formas de ajudar na preservação do meio ambiente e consequentemente no controle e proliferação do mosquito Aedes Aegypti. os resultados do projeto proporcionou momentos significativos de aprendizagem, experiências voltadas ao ambiente.