Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
Risolinda Rodolfo de Sá Batista
Coautor(es)
Francisca Helena Bezerra de Lima
Priscilla Rolim Mendonça
Mikhaela Menezes de Oliveira
A Odontologia é uma área carregada de estigmas e medos, adquiridos através da experiência própria dos usuários, bem como de vivências dos seus antepassados. Mesmo com avanços ao longo dos anos, a imagem do cirurgião-dentista ainda está associada a sofrimento e dor, gerando medo e ansiedade durante as consultas odontológicas (Souza et al., 2019). Pessoas com níveis mais elevados de medo de dentista evitam procurar atendimento odontológico, comparecem às consultas de forma irregular, geralmente buscando tratamento apenas quando apresentam sintomas. Com isso,gera-se um aumento de absenteísmo e cancelamento de consultas (Armfield Spencer Stewart, 2006). O medo é uma parte natural e adaptativa do desenvolvimento infantil, varia de criança para criança, de acordo com a sua personalidade, a dos pais/ cuidadores e suas relações. Com o crescimento e a maturação cognitiva e emocional, a criança, com a colaboração dos pais/ cuidadores, vai encontrando estratégias eficazes para lidar com os medos (Santa Catarina et al., 2020). Sendo assim, observando o comportamento das crianças ao chegar no consultório odontológico, surgiu o seguinte questionamento de como ajudar essas crianças a aderirem ao tratamento e transformar o atendimento odontológico em algo suave e mais colaborativo.
Apresentar uma técnica de manejo comportamental, realizada em crianças, durante o atendimento odontológico em uma unidade básica de saúde, reconhecendo a importância de estratégias de intervenção para a redução do medo durante o atendimento odontológico.
Trata-se de um relato de experiência dos atendimentos odontopediátricos, realizados na unidade de saúde Vila Nascimento, no município de Horizonte/CE. Onde se utiliza a técnica de vestir fantasias em crianças, durante os atendimentos odontológicos, com o intuito de trazer mais leveza para as consultas e eliminar o medo durante os procedimentos. Todas as crianças tiveram suas imagens e participação autorizadas pelos pais.
Os atendimentos aconteceram da seguinte forma: a criança, ao entrar no consultório odontológico, foi recebida pela dentista e auxiliar, que já estavam devidamente paramentadas com tiaras de estrela e varinhas de condão, remetendo a imagem de fada do dente. Após esse primeiro contato, foram apresentadas, ao paciente, algumas fantasias onde a criança escolhia e se vestia para assumir uma grande missão: arrumar o dentinho! A criança se paramentava, colocava o avental da fantasia, máscara de heróis e/ou tiara e braçadeiras e era convidada a sentar na cadeira odontológica para iniciar o atendimento clínico. Durante todo o atendimento o usuário foi encorajado com frases de motivação, reforçando que ele é forte e corajoso e que o medo ficou do lado de fora do consultório. Após o atendimento, a criança permaneceu de fantasia brincando dentro do consultório. Nesse momento, muitos pais costumam fazer registros fotográficos. Por fim, a criança se despedia do seu personagem, retirava a fantasia, ganhava uma escova de dente e retornava para sua casa.
Com o uso de tecnologias leves, torna - se possível desassociar a Odontologia de uma relação de medo e dor, que perpassa por gerações, criando uma nova forma de atendimento clínico, mais leve e humanizado, respeitando a individualidade da criança, com palavras de encorajamento e utilizando a ludicidade das fantasias para criar um ambiente mais tranquilo. Dessa forma, se obtém um aumento no vínculo profissional – paciente, reduzindo o medo e a ansiedade durante o atendimento odontológico e, consequentemente, diminuição das evasões às consultas e uma saúde bucal de mais qualidade.