Autor(a)
MARIA DE FATIMA DO NORTE OLIVEIRA
Coautor(es)
ANA REBECA ARAUJO VASCONCELOS
GISLANE BERNARDINO DE FREITAS
THALITA SOARES RIMES
JOSE VITOR ALVES SENA
JOÃO URANIO NOGUEIRA FERREIRA
O envelhecimento é um fenômeno biológico que apresenta diversas alterações e singularidades ao ser humano. Dentre elas, destacamos as alterações físicas, motoras e psicológicas. Além das alterações orgânicas, é perceptível as mudanças sociais e financeiras na vida da pessoa idosa. Pouco se discute sobre o envelhecimento, tendo em vista que a sociedade e o poder público precisam priorizar e estar preparados para fazer frente a esta realidade, pois é o ciclo da vida, e todos passarão por ele. É certo que ao chegar na terceira idade as capacidades físicas e mentais não serão as mesmas, o que pode abalar autoestima e muitas vezes provocar o isolamento e o afastamento do convívio social. Diante disso, o municipio de Quixeré apresenta uma população idosa de 4.316 pessoas segundo o IBGE (2022). Dessas 345 são domiciliados e 82 acamados, totalizando 427 idosos restritos ao lar. Entendendo que a população idosa se torna dependente de seus familiares para acessar a determinados serviços, o município já vem desenvolvendo ações contínuas intersetoriais, e dentre elas o projeto veio com a intenção de facilitar e promover a inclusão desse grupo de forma integral, compartilhada, participativa e socializada. Diante do exposto, eles têm a possibilidade de realizar atividades que envolvam a questão física, motora, intelectual e de socialização.
Proporcionar ações para pessoas idosas voltadas para seu bem-estar físico, mental, social e de direitos como também para os cuidadores daqueles idosos que não conseguem mais sair de suas casas.
O projeto “60+ em AÇÃO - CARAVANA PELA LONGEVIDADE” com o apoio da prefeitura municipal de Quixeré, suas secretarias e o Conselho da Pessoa Idosa levaram para as comunidades ações aos idosos para que os mesmos entendam que o processo de envelhecimento não como sinônimo de fim e sim, que é possível ter um envelhecimento ativo com qualidade de vida. E para aqueles idosos que não conseguem acessar ações fora de seus lares foi promovido atividades juntos aos cuidadores para que possam proporcionar um envelhecimento digno e de qualidade ao seu idoso. Os serviços ofertados foram levados no formato de caravana às comunidades para o acesso facilitado a esses idosos. Serviços esses: atividade física, alimentação saudável, cuidados relacionados com a polifarmácia, automedicação, atividades relacionadas aos reflexos, prevenção de quedas, mente viva: jogos, leitura e raciocínio lógico, musicalização, dança, autocuidado, bem-estar, cuidado itinerante (ação domiciliar em que serão ofertados os mesmos serviços da caravana), oficina cuidando de quem já cuidou e espaço de acesso a direitos socioassistenciais.
Em Quixeré temos uma população idosa de 4.316 pessoas equivalente a quase 26% da população total (IBGE,2022). Sendo distribuídos da seguinte forma: Lagoinha 1.681 Sede 1.594 Água Fria 414 Tomé 314 e Boqueirão 313. Que corresponde a 20,67% da população (20.874). No projeto desenvolvido em outubro de 2023 com idosos das comunidades de Água Fria, Barreiras, Lagoinha e parte Sede do município tivemos a participação de 212 idosos ativos que correspondeu a 4,91% do público total de pessoas idosas e de 5,74% dos idosos dos territórios mencionados. Dos idosos domiciliados 18 ou o equivalente a 4,21% do total geral ou 8,96% dos territórios descritos mais seus respectivos cuidadores receberam orientações de higiene, orientações quanto a polifarmácia, avaliação nutricional, risco de quedas e dicas para os cuidados com a mente. São números discretos mais trazem uma representatividade positiva na elevação da autoestima, no reconhecimento de seu papel como cidadão, na reivindicação de seus direitos, na adoção de uma postura mais autônoma, na percepção mais ampliada da comunidade onde vive. Em outubro de 2023, o projeto conduzido por uma equipe multiprofissional do município de Quixeré contou com a avaliação positiva da sociedade.
Acreditamos nesse projeto para a promoção da saúde por meio de ações de autocuidado como uma das medidas mais eficazes para mudança do perfil de saúde da pessoa idosa. Defendemos que a pessoa idosa participe de grupos de convivência como forma de interação e inclusão social, para o resgaste da autonomia, dignidade de viver, dentro do âmbito de ser e estar saudável. Cuidar bem dos nossos idosos com assistência integral, resolutiva, oportunizando desfrutar de bem-estar com autonomia. Por fim, a sociedade necessita entender que o envelhecer merece e deve ser digno.