Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
Sidney Ramos da Silva
Coautor(es)
Eliane Falcão Aquino dos Reis
David Faustino de Lima
No âmbito da enfermagem a escuta é o elemento da comunicação que constitui um elo entre o paciente e o enfermeiro, sendo instrumento básico do cuidado. Neste processo, destaca-se a escuta ativa como elemento indispensável para o bom resultado desta relação, a qual envolve diálogo, vínculo e acolhimento, possibilitando compreender as necessidades a partir da pessoa que o vivencia.
Relatar a experiência dos profissionais enfermagem na prática da escuta ativa em uma Unidade Básica de Saúde.
Trata-se de um relato de experiência vivenciado de janeiro a março de 2022 em uma UBS em Aquiraz-Ce, durante as visitas as UBS. Realizávamos rodas de conversas com os pacientes para ouvir suas demandas do dia a dia iniciando com a apresentação dos profissionais envolvidos nesse processo de escuta qualificada, onde através da escuta, tirávamos dúvidas, dávamos informações das demandas apresentadas.
Participaram da escuta ativa, vários pacientes presentes na UBS, a qual foram convidados a conversar com os profissionais, sendo as impressões do relato registradas em nossos cadernos de anotações. Os pacientes foram bastante colaborativos e relataram fatos desde sua infância até os dias atuais. O que nos chamou a atenção foi o grande número de pacientes que relataram sofrimentos psíquicos, por diversos motivos, relações familiares fragilizadas, conflitos com os conjugues, consumo de álcool, falta de emprego e ocupação. Por tanto deu pra perceber que na maioria das vezes os pacientes sofrem por motivos psíquicos e não por problemas físicos. Os Pacientes expressaram a satisfação com a possibilidade do livre diálogo com os profissionais.
A interação com a paciente foi satisfatória, no decorrer do diálogo os mesmos se mostraram confortáveis em relatar fatos sobre sua vida pessoal e tratamento, sendo possível estabelecer um amistoso primeiro contato. A vivência permitiu a percepção da importância dessa escuta ativa para o estabelecimento de um bom relacionamento, ressaltando o papel do enfermeiro no acolhimento das necessidades dos usuários do serviço e contribuindo para a adesão ao tratamento por parte dos mesmos.