Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
Vicente de Paulo Monteiro Vieira
Coautor(es)
Sandra Maria Cavalcanti Alencar Crisóstomo
Jessyca Braga Chaves Custódio
Karen Balbino Cordeiro
A OMS, em 1999, adotou o indicador “número de adolescentes aos 12 anos livres de cárie” para avaliar a saúde bucal de uma população. O indicador é relevante, pois, na puberdade, ocorrem mudanças físicas e sociais que influenciam a preocupação com a aparência e a higiene bucal. A Ineficiência do modelo focado na recuperação e remoção de dentes comprometidos, acesso limitado dos usuários do SUS a tratamentos odontológicos, alta incidência de cáries e doenças periodontais, ausência de dados sistematizados para planejamento de ações mais eficazes, nos levou a optar por um novo Modelo de Atenção Odontológica em Eusébio. A Secretaria de Saúde de Eusébio, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, implantou, em 2019, o Programa Sorriso MAIOR - Materno Infantil Odontológico de Resultados, que acompanha a saúde bucal das gestantes e das crianças até os 12 anos. A formalização da Lei PME-2156/23, consolidou como Programa de Governo e criou mecanismos de Incentivo por Desempenho às ESB, que atingem metas estabelecidas. A estruturação de processos contínuos de monitoramento, busca ativa dos faltosos e uso de indicadores epidemiológicos, tem sido fundamental para sustentabilidade da experiência, reforçadas com a implantação de uma plataforma que já mostra que resultados alcançados são significativos.
OBJETIVOS GERAL: Implantar uma plataforma que assegure o monitoramento odontológico das mulheres grávidas e de crianças e adolescentes livres das doenças cárie e periodontal. ESPECÍFICOS – Desenvolver estratégias de educação em saúde capazes de substituir modelos convencionais, por práticas inovadoras Assegurar consulta odontológica trimestral as gestantes e pugnar pela conclusão do tratamento Estimular a compreensão das gestantes quanto a importância dos cuidados com higiene bucal própria e do bebê Assegurar consulta odontológica de 6 em 6 meses, a crianças e adolescentes até 12 anos de idade Realizar levantamento epidemiológico de prevalência da doença cárie e periodontal nas crianças e adolescentes de 0 a 12 anos, da rede pública de ensino.
A implantação do Programa Sorriso MAIOR foi realizada em 4 etapas: 1. Realizamos oficina de trabalho sobre pré-natal odontológico envolvendo todas ESB da atenção primária foram atualizadas informações quanto ao atendimento à gestante, utilização segura de medicamentos e primeiras consultas do recém-nascido 2. Criamos o Núcleo Escolas do Programa Sorriso MAIOR com a seleção de três dentistas exclusivamente para atuar nas escolas realizando atividades lúdicas, escovação supervisionada, aplicação de flúor, exames clínicos encaminhamento dos alunos com indicação para tratamento nas UBS 3. Criação da Lei de Incentivo ao Desempenho Lei PME-2156/23 4. Otimização do monitoramento com o desenvolvimento de uma plataforma específica para o Programa criando a possibilidade de gerar relatórios em tempo real e identificação dos alunos encaminhados e não atendidos nas UBS, foram superadas com a implantação da Plataforma Sorriso Maior, uma solução inovadora que veio para integrar, facilitar e otimizar o cuidado com a saúde bucal dos alunos. O Acompanhamento é realizado inicialmente na primeira consulta de pré-natal, onde a gestante é encaminhada para pré-natal odontológico recebe orientações, realiza o exame clinico e agendamento para tratamento. Neste momento, é entregue o cartão sorriso MAIOR onde são agendadas consultas. A partir dos 6 meses, a criança passa a ser acompanhada nas escolas pela dentista responsável pela área, realizando atividades de educação em saúde bucal escovação supervisionada aplicação tópica de flúor e verniz fluoretado exame clínico e classificação de prioridades (baixa, média e alta) encaminhamento para UBS. As informações coletadas nas escolas e no acompanhamento da Gestante são inseridas na plataforma, possibilitando a produção de relatórios em tempo real, com informações relevantes para orientar as estratégias a serem adotadas pelas dentistas do Núcleo Escolas, garantindo abordagens mais eficazes e direcionadas às necessidades dos alunos.
O Programa Sorriso MAIOR acompanha a gestante desde a primeira consulta do pré-natal e o bebê a partir do nascimento até completar 12 anos de idade. A efetividade do Programa no município favoreceu o acesso regular a cuidados odontológicos, fortaleceu a promoção e prevenção desde a gestação, melhorou a qualidade da saúde bucal dos usuários do SUS, além de otimizar os processos através da Plataforma Sorriso MAIOR, integração UBS-Escolas e busca ativa dos alunos encaminhados que não procuraram atendimento na UBS. Mensuramos os resultados quantitativos através do indicador adotado pela OMS: número de adolescentes aos 12 anos livres da doença cárie. Enquanto a média brasileira é 49,5% conforme pesquisa MS/SB-Brasil 2023, em Eusébio no ano de 2023 identificamos 74,5%, e em 2024, 81,49% de adolescentes aos 12 anos livres da doença cárie. Entre os resultados qualitativos, observamos elevação da autoestima, maior envolvimento social dos alunos e satisfação familiar. A implantação do Incentivo por Desempenho) a partir da aprovação da Lei Sorriso MAIOR PME-2156/23 elevou significativamente a motivação das ESB. O Programa contribui para a economicidade, uma vez que não há a necessidade da Equipe de Saúde Bucal da UBS se deslocar para escola, potencializando os atendimentos e reduzindo significativamente a necessidade de procedimentos complexos, invasivos e de maior custo.
O Programa Sorriso MAIOR é considerado viável, foi institucionalizado pela Lei Municipal PME-2156/23, está integrado à rede de atenção básica e conta com uma plataforma digital que organiza e monitora os atendimentos. As informações coletadas são inseridas na plataforma, possibilitando a produção de relatórios em tempo real, com informações relevantes para orientar as estratégias a serem adotadas pelas dentistas do Núcleo Escolas, garantindo abordagens mais eficazes e direcionadas às necessidades dos alunos. O sistema auxilia na identificação de alunos, grau de prioridade e aqueles que não foram atendidos na UBS, apontando para a necessidade de busca ativa e consequente otimização dos resultados alcançados. A utilização de recursos já existentes e o foco em Promoção e Prevenção garantem viabilidade econômica. O Programa é focado na promoção e prevenção de saúde bucal, com objetivo de proporcionar a formação de uma geração mais saudável, com autoestima elevada e um sorriso sadio. A motivação e o ensino escolar influenciam o desenvolvimento infantil, tornando essencial a educação e a conscientização para a saúde bucal nas escolas.