Tema: GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Autor(a)
Raylka Fránklin Sousa de Freitas
Coautor(es)
O município de Icapuí-CE agrega a residência multiprofissional em Saúde via Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), desde 2014, incorporando-os aos serviços de saúde e fortalecimento à atenção à saúde em nível municipal. Impulsionado, à princípio, pela presença da residência e pela importância de canalizar forças para o aprimoramento dos serviços, a gestão municipal de saúde resolve investir na implementação do sistema saúde-escola, desde 2019, afim de promover melhor acompanhamento e integração da residência ao sistema local. Embora tenha como estimulador a residência multiprofissional, o sistema saúde-escola se amplia e visa ainda o acompanhamento de todos os processos de aprendizados nos serviços de saúde, o que inclui estágios e internatos. Assim, o sistema saúde-escola vem se formatando a partir do quadrilátero ensino/pesquisa, serviços, gestão e comunidade, na perceptiva de incorporar todos os espaços de trabalho como lócus de aprendizado, tendo assim a Educação Permanente em Saúde (EPS) como orientador esse departamento. Esse setor atualmente conta com uma profissional de saúde que organiza os acompanhamentos necessários, planejamento e organização de processos de EPS, bem como a execução de uma logística de inserção desses sujeitos aos serviços: residentes, estagiários e internos.
Este relato tem como objetivo geral mostrar a implementação do sistema saúde-escola no município de Icapuí-CE e como objetivos específicos proporcionar a integração dos residentes, estagiários e residentes aos serviços de saúde destacar a Educação Permanente em Saúde como transversal ao sistema de saúde promover em todos os serviços de saúde campos de saberes e pratica por meio do quadrilátero ensino/pesquisa, serviços, gestão e comunidade
Para iniciar o sistema de saúde-escola foi necessário remanejar um profissional de saúde de ensino superior para coordenar, planejar e organizar os fluxos relacionados a residência multiprofissional e o diálogo com a ESP-CE, posteriormente, sendo incluso os estágios e internatos (medicina, odontologia e enfermagem) da UFC, concomitante à ampliação do diálogo com as Instituições de Ensino Superior (IES). Para tanto, esse sistema funciona por meio da articulação com gerentes territoriais das Unidades de Atenção Primária em Saúde (UAPS), coordenações da Vigilância em Saúde, da APS, do hospital municipal, CAPS, Centro de Reabilitação e de forma geral coma gestão municipal, garantido a integração dos sujeitos em contextos de aprendizado. A partir do quadrilátero citado, observou-se que o sistema saúde-escola poderia incorporar os processos de elaboração dos planos municipais, como planos municipais de saúde e de EPS, de forma participativa. Além disto, o sistema em questão passou a organizar os processos de sistematização de experiências do SUS municipal, afim de fomentar a produção do conhecimento e acompanhar pesquisas realizadas nos serviços de saúde. Recentemente, a secretaria de saúde criou o seu Núcleo de Educação Permanente em Saúde, vinculado ao Sistema de Saúde-Escola, dando mais um passo fundamental no aprimoramento dessa ideia-força.
Acompanhamento e Integração da residência multiprofissional em saúde aos serviços de saúde que concretizou-se no seu engajamento nas ações de combate ao covid-19, na construção dos planos municipais de saúde e na realização de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), além da atenção à saúde da família e mental que já faz parte de suas atribuições Realização e organização de pesquisa no hospital municipal com o protagonismo dos internos da UFC ampliação de parcerias técnico-cientificas com a IES, para além dos estágios descentralização da responsabilidade sobre a residência, estagiários e internos para outros sujeitos do sistema, a exemplo as demais coordenações e gerentes territorias de UAPS organização e sistematização dos processos de educação permanente em saúde no território
Compreende-se que o sistema saúde-escola é uma ideia-força que pretende-se transversalizar para todo sistema de saúde, ampliando os campos de saberes e práticas por meio da integração dos residentes em saúde, estagiários e internos. Neste sentido, entende-se a Educação Permanente em Saúde como ferramenta de gestão, afim de aprimorar os processos de trabalhos e afirma-los como espaços de aprendizado e formação de recursos humanos para o SUS. A partir do quadrilátero Ensino/Pesquisa, Serviço, Gestão e Comunidade, o município de Icapuí tem produzido conhecimento e novas tecnologias de saúde, mudando uma cultura profissional acerca da EPS. Dito isto, o sistema saúde-escola tem se consolidado, ampliado ações e se legitimado para todo os serviços de saúde, ampliando a concepção de aprendizado para além das salas de aulas.