Tema: CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA SAÚDE
Autor(a)
DAYANE MONTEIRO DE SOUSA
Coautor(es)
Diante da preocupação da gestão municipal em trabalhar a prevenção das Arboviroses, o município de Porteiras em parceria com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, desenvolve o Projeto “Educação em Saúde Ambiental para o enfrentamento do Aedes Aegypti”, tendo como prazo final dezembro de 2022, em parceria com Estratégias de Saúde da Família de todo o território urbano e rural. O perfil epidemiológico dos territórios oscila de acordo com as tendências temporais. Em análise realizada foi observado que os casos suspeitos de dengue estão distribuídos especialmente por todo o município, não existindo uma concentração em determinada localidade.
Mobilizar a sociedade e suas representações para o acolhimento de comportamentos e práticas para o enfrentamento ao Aedes Aegypti, onde foi formada uma rede coesa e dinâmica, dotada de sustentabilidade o que vem promovendo a redução de casos de morbimortalidade de dengue, zika e chikungunya.
O projeto ora executado em uma única meta com 11 etapas, com isso obtevendo a sensibilidade da comunidade, das associações, alunos da rede municipal de ensino, entidades municipais e grupos que constituem a comunidade, onde juntamente com esses grupos pôde-se identificar os principais criadouros do vetor no território. Incluiu-se treinamentos, encontros e capacitações, realização de mutirões preventivos nas comunidades rurais, zona urbana sobre a importância de se fazer a eliminação de águas paradas, a coleta seletiva para proteção do meio ambiente e consequentemente o controle dos vetores.
Com a realização de toda essa mobilização em âmbito municipal, nos mostrou que as ações resultaram em uma diminuição no número de casos notificados fazendo um comparativo ao ano anterior a sua execução.
As ações do projeto objetivam a eliminação de criadouros e redução do número de casos de transmissão da dengue, zika e chikungunya pelo mosquito Aedes Aegypti, através da articulação, sistematização e instrumentalização da sociedade como também nos mostram os índices de Infestação predial abaixo de 1%, portanto, faz-se necessário que as ações de Educação em Saúde Ambiental continuem acontecendo de forma contínua e articulada com a sociedade.