Autor(a)
ANDERSON CORREIA FERNANDES
Coautor(es)
MARIA LOURENA ARAGÃO PORTELA
JOANA PAULA CAMELO LIMA
OBERDAN MACEDO QUEIROZ JUNIOR
ALDAIR BEZERRA DO VALE JUNIOR
LYANA CARVALHO VERAS
Os temas de saúde e meio ambiente sempre estiveram interligados ao longo da história das políticas públicas. Um exemplo prático é que o processo de urbanização e a formação de cidades são movimentos fundamentais para a incidência e a proliferação de doenças infectocontagiosas além de epidemias e pandemias nas diferentes regiões do mundo. Estabelecer essa relação, entre ambiente e saúde, é importante para que haja maior prevenção desses agravos à saúde, entendendo que para o controle de vetores de doenças em áreas que apresentaram rápida urbanização são necessárias não somente ações de saúde, mas que hajam políticas que integrem a mobilização da sociedade, saúde, educação ambiental, melhorias de habitação, saneamento e ações para evitar mais desmatamento. Nesse contexto o município de Ibiapina/Ce de forma intersetorial e em parceria com um projeto da FUNASA, desenvolveu ações durante os anos de 2022 e 2023 visando promover a educação em saúde e meio ambiente, com foco na prevenção, notificação e combate às ARBOVIROSES, doenças comuns como Dengue, Zika e Chikungunya. Também abordou os cuidados com os resíduos sólidos e revitalização do Rio Jaburu no município, envolvendo conceitos de natureza, meio ambiente e ecologia.
Descrever ações de saúde ambiental no intuito de prevenir e controlar os vetores e focos de arboviroses no município Verificar as relações entre urbanização e saúde urbana, em especial as infecções ocasionadas pelo vetor Aedes aegypti Mobilizar e educar a população sobre o impacto do meio ambiente na saúde humana Promover educação em saúde com público diverso como gestores, estudantes, agricultores, catadores, entre outros.
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado do município de Ibiapina. As ações desenvolvidas nesse estudo tiveram como intuito desenvolver momentos para mobilizar a população local no sentido de fortificar uma consciência ambiental e assim promover saúde. Foram realizadas reuniões para programar, apresentar, desenvolver e avaliar as atividades referentes ao projeto. Instituído comissão da Secretaria de Saúde de Ibiapina para acompanhar e monitorar a execução das ações. O projeto foi divulgado através das redes sociais, com evento de lançamento em praça pública, visitas as unidades de gestão do município, ações nas diversas escolas da rede municipal, programa de rádio, concursos e oficinas. Foram realizadas oficinas com os profissionais de saúde, da educação e demais seguimentos da população para atualizar sobre temas como o combate as arboviroses, medidas preventivas de doenças e destino adequado do lixo. Como parte do esforço de mobilização e engajamento das comunidades visando conscientizar a população do município, especialmente nas áreas em que há maior risco de incidência desses problemas, foram realizados mutirões para limpeza das margens do rio Jaburu, em comunidades como sítio Limão, bairro São João e área do antigo CSU. Também realizado mutirões específicos no controle das arboviroses, com palestras para estudantes da área visitada, saindo com os mesmos na comunidade para identificar e retirar possíveis focos de vetores.
As variadas ações sobre o combate as arboviroses e consciência ambiental realizadas no município foram essenciais para que a população percebessem a importância de se manter o ambiente limpo e livre de focos que possam levar a disseminação das referidas doenças. As oficinas sobre a temática realizadas com profissionais de saúde como médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, gerou uma maior vigilância sobre doenças como a dengue, tendo um aumento considerável de notificações e investigações de casos suspeitos. Em 2020/2021 foram apenas 19 casos suspeitos de dengue notificados, enquanto nos anos de 2022/2023 tivemos 64 casos suspeitos notificados,evidenciando uma possível subnotificação e fazendo com que assim sejam monitoradas e realizadas ações em áreas com maior risco. Para alunos e professores realizamos palestras, mutirões de limpeza nas comunidades, concurso de redação, pois percebe-se que as escolas, tendo em vista seu papel educativo e social, têm sido parceiras importantes na prevenção de doenças, especialmente no que diz respeito às arboviroses. O trabalho sobre destino adequado do lixo também contribui para manter um ambiente mais seguro e saudável.
Esses tipos de atividades são fundamentais para promover o cuidado com o ambiente e a saúde da população. É impossível atuar na proteção da saúde das pessoas sem realizar cuidados básicos ao meio ambiente, assim como, não se pode falar em danos ao meio sem associar às repercussões na saúde individual e coletiva. A educação em saúde, como momentos de orientação com os próprios profissionais de saúde são primordiais para obter resultados positivos e proteger as pessoas de doenças como a Dengue e Chikungunya. É indispensável a realização de campanhas anuais que mantenha a temática sempre em evidência no cotidiano das pessoas, não falando apenas de sinais e sintomas das doenças, mas principalmente de como prevenir e de formas para manter um meio ambiente mais saudável. Espera-se assim que todos os atores envolvidos sejam multiplicadores do conhecimento que adquiriram e assim possam alertar a comunidade na qual estão inseridos.