Autor(a)
Sibele Lopes Góes
Coautor(es)
Max Fabiane macario de Aveino
Eldefabio Freire Nunes
Itatiaia Fernandes Barbosa
Vanuza cosme Rodrigues
Ianny de Assis Dantas
Sabe-se que a incidência das arboviroses apresenta tendência anual de elevação de casos, que coincide com o verão no Brasil, justificado pelo aumento da temperatura e precipitação pluvial na maior parte do território. Em adição, as alterações ambientais e sociais têm contribuído para uma maior complexidade dos cenários, o que implica na necessidade de somarem-se os esforços, objetivando a redução do impacto causado pela dengue, chikungunya e Zika, na população. O reconhecimento prévio dos fatores que corroboram para o arranjo dos distintos cenários das arboviroses urbanas é premissa essencial para que sejam desenvolvidas ações de forma integrada para que as atividades de vigilância e controle das arboviroses, especialmente em períodos de alta transmissão sejam de resposta rápida, contínua e eficaz. Assim desde o segundo semestre de 2022, após observação do aumento expressivo do número de casos através da ficha de notificação de dengue, enviada pela Rede de Atenção à Saúde do município, e em face do aumento do índice de infestação pelo Aedes aegypti, a equipe de vigilância em saúde de Jaguaribe vem realizando notáveis experiências exitosas utilizando de sua capacidade de se reinventar, criando estratégias de controle e bloqueio de forma intersetorial, através de meios mecânicos e biológicos com grande eficácia para diminuindo o custo, consequentemente os impactos ambientais e na saúde dos municipes.
Buscar ações eficazes de prevenção, repressão ou exclusão do organismo vetor de doenças atravéz do controle da proliferação do aedes aegypti. Trabalhando de forma intersetorializada visando abordar a melhora, a eficácia, a relação custo-efetividade e a sustentabilidade do controle, ecologicamente adequado, de doenças transmitidas pelo vetor. Desenvolvendo ações de controle vetorial que obedeça a um processo cíclico envolvendo análise situacional, desenho de operação e planejamento, implementação, monitoramento e avaliação, objetivando reduzir os casos prováveis, casos graves, óbitos e complicações por arboviroses Estruturar as ações que permitam a prevenção e o controle de surtos e epidemias de arboviroses, reduzindo a ocorrência de casos graves, óbitos e complicações Fortalecer as ações e atividades de rotina na vigilância epidemiológica, controle vetorial, assistência em todos os níveis de gestão, vigilância laboratorial e comunicação e mobilização, fomentando a intersetorialidade
Trata-se de um relato de experiencia realizado em Jagauribe/Ce pela equipe da vigilância em saúde e os setores parceiros (educação, meio ambiente, defesa civil, planejamento, assistência social etc.) nas ações de controle vetorial e de implementar as medidas previstas no Plano Municipal de Contingência para Resposta às Emergências em Saúde Pública por dengue, chikungunya e Zika. Em janiero de 2022 após a observação do aumento expressivo do número de casos em um breve levantamento histórica, através da ficha de notificação de dengue, enviada pela Rede de Atenção à Saúde do município, onde evidenciou um aumento de mais de 400% no numero de notificações do ano de 2019 para o ano de 2022, e mais de 200% com confirmação laboratorial a mais dos anos referidos, o que nos alertou para um possível surto em 2023. Assim foram itensificado ações intersetoriais, retomado ténicas antigas que entraram em desudo ou descredibilidade por falta de comprovando sua eficácia e impactos, realizado tratamentos mecanicos e biologicos , utilizamos a tecnologia do georeferenciamneto para mapear os dados e identificar os riscos de cada área, fortalecemos os fluxos entre os diversos serviços de saúde, entre outras açõs estabelecidas no plano de contigencia municipal. Em 2023 como previsto o municipio enfrentou um surto porém havia diversas ações implantadas, fluxos desenhados, o que fortaleceu as equipes mesmo diantes dificuldade o que facilitou implementar as medidas previstas no Plano de Contingência.
O peixamento dentre os resultados alcançados no municpio é possível observar diminuição principalmente dos impactos ambientais e economicos negativos, esse projeto vem se mostrando de forma promissora diantes o custo benefício. Paralelo temos um projeto pioneiro chamdo “quintal limpo” que ocorre de forma anual recolhe mais de 100 toneladas de cacarecos de dentro das residencias eliminando possíveis criadouro do aedes aegypti, de ratos, cobras, escorpiões, baratas, etc.Destacamos ainda várias experiencias exitosas não menos importantes que a supracitadas, como mapeamento e monitoramento das caixas d’água descoberta a disponibilização de telas de proteção para ralos reuniões semanais para georeferenciar as notificações, os casos e quarteirões positivos a busca ativa de casas fechadas aos sábados projeto da secretaria de infra estrutura “ cidade limpa” fortalecimento das ações do PSE a divulgação maciça de vídeos e folders educativos para a população sobre os 10 minutos contra dengue.A busca ativa de casos suspeitos na área pelos ACE e preparar as equipes para o manejo clínico adequado tem reduzido os riscos de agravamento dos pacientes, óbitos, bem como a sobrecarga nos serviços de assistência, o aumento das notificações com encerramento laboratorial em mais de 88%. 2024 nos primeiros meses do ano já é possível ver uma queda no número de positivos.
Por fim, a incidência de dengue durante os 3 últimos anos foram a maior já registrada no município, ressalta-se a importância da continuidade, neste momento, das ações com eficácia, atividades de monitoramento epidemiológico e entomológico para o direcionamento e a avaliação da efetividade dessas ações, neste contexto, as ações de educação em saúde juntamente com a vigilância entomológica devem se centralizar na promoção da qualidade de vida da população, a fim de evitar a proliferação do mosquitos, casos graves da doenças e obitos, sempre existe uma ação de baixo custo que geram grandes resultados.