Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
Lucas Evangelista Alves Feijão
Coautor(es)
Lorenna Saraiva Viana
Tatiane de Fátima Sousa Almeida
Virlane Cunha de Abreu
O Diabetes mellitus (DM) é considerado um dos mais importantes problemas de saúde pública, tanto pelo número de pessoas afetadas, pelas incapacitações e mortalidade, quanto pelos custos envolvidos no controle e tratamento das suas complicações. O DM é caracterizado por hiperglicemia crônica, resistência insulínica, deficiência relativa na secreção de insulina ou ausência na produção deste hormônio, sendo o tipo 2 responsável por 90% dos casos. O tratamento envolve mudanças de hábitos alimentares, inclusão de atividade física e uso de medicamentos como a insulina, assim a aprendizagem e o autoconhecimento, os quais são essenciais para um bom prognóstico. Nessa perspectiva, a educação em saúde surge como um processo social fundamental para promoção de comportamentos saudáveis, de mudanças no estilo de vida e corresponsabilização do indivíduo no seu cuidado. Dessa forma, o cuidado farmacêutico se insere como uma ação integrada do farmacêutico com a equipe de saúde, tendo como foco, intervenções centradas na promoção da saúde e uso racional de medicamentos pelos usuários.
Relatar a experiência de Educação em Saúde nos diversos ambientes de atuação da Assistência Farmacêutica em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Sobral - Ceará diante da disponibilidade de canetas de insulina para diabéticos pela Prefeitura Municipal de Saúde/ Secretaria de Saúde.
As atividades iniciaram em abril/2021 no Centro de Saúde da Família Professora Maria Norma Maia Soares vinculada a Atenção Primária a Saúde do município de Sobral – Ceará. Foram facilitadas pela farmacêutica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) responsável técnica da farmácia do CSF em conjunto com a equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) tendo em vista a inserção de uma nova apresentação de insulina disponibilizada aos pacientes diabéticos. As ações educativas foram realizadas como salas de espera, com duração de aproximadamente 15 minutos, onde foi abordado orientações farmacêuticas sobre como se utilizar as canetas, estratégias mais adequadas para acondicionamento, locais de aplicação assim como sobre a importância do rodízio nas aplicações. Além disso, realizou-se orientações no momento de dispensação de medicamentos e visitas domiciliares aos pacientes restritos e acamados do território.
Diante da dispensação pela Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do município de canetas de insulina para diabéticos nas UBS, houve a necessidade de capacitação dos usuários que fazem uso de insulinoterapia injetável, pelo dispositivo apresentar peculiaridades quanto ao manuseio. Através das ações realizadas pela farmacêutica em conjunto com a equipe de ESF pode-se perceber que a nova apresentação foi bem aceita pelos usuários insulino dependentes pela facilidade na manipulação e melhor adaptação anatômica do dispositivo, praticidade no manuseio, ausência de perdas durante a preparação da dose a ser injetada e ausência de risco de quebra do frasco-ampola na versão anteriormente disponibilizada. Ao longo das ações, percebeu-se também envolvimento dos usuários a partir do momento em que puderam tirar algumas dúvidas e compartilhar experiências exitosas e possíveis dificuldades no manuseio. Outro aspecto a ser retratado diz respeito à educação em saúde dos familiares/cuidados, principalmente dos pacientes acamados/restritos ao lar, tendo em vista, que são os principais responsáveis pelo cuidado diário e aplicação da insulina por meio da caneta.
A educação em saúde realizada pelo farmacêutico aos pacientes que fazem uso de insulinoterapia injetável acompanhados pela UBS do estudo foi de extrema importância para que diante da inserção da diferente forma de apresentação não houvesse resistência pelo método, bem como não haver prejuízos na saúde pelo uso do dispositivo de maneira incorreta. Identifica-se do quanto é essencial essas atividades, tendo em vista, a autonomia e corresponsabilização do usuário no seu processo de cuidado, facilitando-se a adesão as novas tecnologias relacionadas às doenças crônicas e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida.