Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
Maria de Nazaré Vasconcelos Araújo
Coautor(es)
Ana Joyce Castro Mororó Rodrigues
Walfrido Farias Gomes
Andreza Cipriano Coelho
Camila Martins de Oliveira
Emanuelle Felipe da Costa Oliveira
Jhonata Pereira Paiva
Joana Alves de Sousa
Paulo Sérgio Rodrigues Nobre
Ana Tamilys Araújo Martins
Na primeira infância, a atenção à saúde bucal torna-se especialmente relevante, pois é nesse período que se estabelecem hábitos alimentares e de higiene que podem influenciar a saúde bucal ao longo da vida. Por isso, estratégias de prevenção, orientação aos cuidadores e acompanhamento odontológico precoce são fundamentais para reduzir a ocorrência da doença nessa fase da vida. Nesse contexto, o município de Pires Ferreira, localizado no estado do Ceará, na região do Sertão de Sobral e integrante da microrregião de Ipu, possui um total de 293 crianças na faixa etária de 0 a 2 anos, pertencentes ao público da primeira infância. Ressalta-se que todas essas crianças são acompanhadas pela Atenção Primária à Saúde, sendo assistidas pelas respectivas unidades de saúde às quais estão vinculadas em seu território de abrangência. O município realiza ações integradas voltadas à primeira infância, para promover seu fortalecimento por meio da implementação de estratégias intersetoriais. No âmbito do setor da saúde, a saúde bucal também se faz presente por meio da realização de ações educativas voltadas à promoção de boas práticas de higiene bucal e à orientação sobre alimentação saudável. Essa ação justifica-se visando a promoção a saúde desse público, são desenvolvidas ações educativas voltadas à promoção da saúde bucal na primeira infância. Entre as atividades realizadas, destacam-se orientações sobre os alimentos saudáveis para a saúde dos dentes, incentivando a adoção de uma dieta saudável e menos cariogênica. Além disso, são promovidas ações de estímulo à escovação dentária, por meio da realização de práticas de higiene bucal com escovação supervisionada e atividades lúdicas, bem como o incentivo à adoção de hábitos alimentares saudáveis.
OBJETIVO GERAL Fortalecer a primeira infância no município de Pires Ferreira através da atuação da saúde bucal, incentivando hábitos adequados de higiene bucal por meio da escovação supervisionada e de atividades lúdicas educativas, bem como incentivar a adoção de práticas alimentares saudáveis. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Promover o conhecimento das crianças de 0 a 2 anos acerca dos alimentos que contribuem para o fortalecimento dos dentes e para a prevenção de cáries - Estimular as crianças de 0 a 2 anos a adoção de hábitos alimentares saudáveis, com redução do consumo de alimentos cariogênicos - Ensinar e incentivar as crianças de 0 a 2 anos a prática correta da escovação dental, orientando sobre técnicas adequadas de higiene bucal.
A atuação da equipe de saúde bucal foi desenvolvida prioritariamente devido as ações que o município está realizando de maneira intersetorial na primeira infância. Inicialmente, de maneira lúdica, foi realizado uma roda de conversa com as crianças de 0 a 2 anos no CEI PIO localizado no município de Pires Ferreira, visando promover a conscientização sobre a importância da alimentação saudável para a manutenção da saúde bucal, destacando a influência dos alimentos na formação da cárie dentária e na proteção dos dentes. A atividade foi desenvolvida no período correspondente ao mês de maio, no ano de 2025, pelos profissionais da atenção primária. Durante a atividade, foram mostradas imagens e exemplos reais de alimentos in natura, como frutas, verduras, legumes. Também foram apresentados alimentos processados como balas, refrigerantes e biscoitos recheados. De forma participativa, as crianças foram estimulados a classificar cada alimento, discutindo os motivos pelos quais certos alimentos ajudam a manter os dentes fortes e saudáveis, enquanto outros contribuem para o aparecimento de cáries. Também foi abordada a importância da escovação adequada com creme dental fluoretado, explicando que o flúor ajuda a fortalecer o esmalte dental e a proteger os dentes. Ressaltou-se que a escovação deve ser realizada, no mínimo, três vezes ao dia, principalmente após as refeições e antes de dormir. Utilizou-se um manequim da cavidade oral e uma réplica de uma escova dentária de tamanho aumentado para que as alunos pudessem realizar a escovação correta conforme o que foi orientado durante a atividade. Finalizamos a atividade com a entrega de kits odontológicos, para que essa boas práticas fossem reproduzidas no ambiente familiar.
No planejamento intersetorial das atividades direcionadas a primeira infância, cada secretaria municipal ficou responsável por uma faixa etária da primeira infância, de modo que a Secretaria de Saúde ficou encarregada das ações voltadas ao grupo de 0 a 2 anos. A ação foi realizada com escolares, pertencentes a duas salas de aula do Centro de Educação Infantil PIO, totalizando 17 participantes. Durante a execução da atividade, observou-se que as crianças dessa faixa etária apresentam curto tempo de atenção, característica comum do desenvolvimento infantil. Dessa forma, foi necessário adaptar a metodologia utilizada, priorizando atividades curtas, dinâmicas e interativas. Para atender a essa necessidade, foi realizada uma dinâmica sobre alimentação saudável, que buscou estimular o interesse das crianças por meio de estratégias lúdicas. A atividade impactou de maneira positiva no processo de aprendizagem dos escolares na medida que eles entraram em contato com os kits odontológicos, realizaram a prática de escovação no manequim, reconhecendo as estruturas da cavidade oral (língua, dentes). Essa ação teve grande resolutividade pois estava inserida dentro de diversas estratégias as quais o município desenvolve, como o Programa Saúde na Escola, Primeira Infância e dentro da matriz curricular da Educação. Essa atividade favoreceu um maior estímulo a bons hábitos relacionados a alimentação saudável e ao incentivo a higienização bucal, assim, visando promover uma melhor qualidade de vida para esses escolares a partir do fortalecimento da primeira infância.
A atuação da saúde bucal foi de grande relevância para o fortalecimento do desenvolvimento infantil na Primeira Infância.Verificou-se o interesse das crianças na roda de conversa, nas brincadeiras e nas práticas de escovação utilizando o manequim da cavidade oral e a réplica escova dentária. A maioria demonstrou entusiasmo em identificar os alimentos saudavéis para os dentes. Durante a prática, as crianças foram capazes de realizar movimentos demonstrados, revelando atenção e curiosidade sobre o cuidado com os dentes. Alguns escolares ainda precisaram de auxílio, o que reforça a importância da realização dessas atividades Essa atividade tem grande replicabilidade para ser desenvolvida em outros municípios e em outras faixas etárias devido a sua importância ao estímulo a hábitos saudáveis relacianados a alimentação e a higienização da cavidade oral para o desenvovimento infantil na primeira infância. Uma importante contribuição para o Sistema Único de Saúde foi o fortalecimento no que se refere a ação ao planejamento da equipe de saúde bucal em atividades no território de promoção da saúde.