Tema: MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE
Autor(a)
Carlos Ednardo de Lima
Coautor(es)
Estamos diante de um desafio que necessita da ajuda de toda a população do nosso país. Com o aumento dos casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, é necessário agir de forma rápida e estratégica para combater essa proliferação do mosquito. Durante o período chuvoso é comum o aumento nos casos de arboviroses, em virtude, da elevação dos índices de infestação do Aedes aegypti, fato este ligado diretamente à formação de criadouros (depósitos) devido ao acúmulo das águas das chuvas em locais propícios à oviposição da fêmea do mosquito. As ações de combate à dengue no município de Itaitinga sempre são muito eficazes e apresentam bons resultados. Ter estratégias de trabalho e ajuda intersetorial auxilia muito na realização de campanhas de prevenção. As ações da iniciativa do Dengue Zero têm como foco mobilizar a população de Itaitinga que está no ambiente escolar para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio de ações educativas, preventivas e de controle (Brasil, 2022).
OBJETIVO GERAL: Envolver ativamente as escolas do município de Itaitinga como agentes de mudança, por meio de alunos, professores e funcionários, para se tornarem multiplicadores das práticas de prevenção em suas localidades. OBJETIVOS ESPECÍFICO: - Estimular a participação dos estudantes em campanhas de limpeza e eliminação de focos de reprodução do Aedes aegypti em suas casas, escolas e arredores. - Conscientizar os alunos de Itaitinga sobre a importância da prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. - Elaborar material de apoio para ser levado às escolas e distribuído para os alunos, com foco na conscientização e prevenção de doenças.
As ações de combate ao Aedes aegypti acontecem nas escolas do município de Itaitinga, por meio de agendamento com o núcleo gestor. As atividades são abordadas de forma lúdica, onde a equipe leva maquetes, larvas em vidros, pupa para ser visto por meio de microscópio, materiais impressos e digitais. Inicialmente, o ambiente é organizado como forma de visitação, os alunos passam pelos materiais físicos e conhecem os principais focos de dengue. No segundo momento, é apresentado em forma de palestra um panorama dos casos de dengue em nosso país, Estado e Município, além de falar sobre a importância da prevenção e conscientização. Após as explanações, é aberto espaço para perguntas, onde se iniciam os debates. Destacamos que muitas vezes nossa abordagem é multidisciplinar, pois em algumas ocasiões contamos com a presença da equipe de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Embora essa incentiva aqui apresentada seja realizada especificamente nas escolas, nosso trabalho percorre o município todo levando ações de combate à dengue a construtoras, empresas e contamos com ajuda de parceiros, como Agentes Comunitários de Saúde, líderes comunitários e voluntários.
Um dos locais de maior concentração de pessoas são as escolas, por isso nossas atividades conseguem ter êxito. Além disso, se tornaram espaços de mobilização e conscientização, pois conseguimos levar informações para alunos, professores e funcionários que de imediato se engajam nas atividades educativas e práticas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti apresentados. Essas atividades são realizadas pelos Agentes de Controle de Endemias (ACEs) que trabalham na prevenção dos agravos relacionados às arboviroses, realizam o controle químico, mecânico e biológico, além das atividades de educação em saúde em suas visitas diárias aos imóveis do município. Dentre os ACEs existe pessoal capacitado para identificação de larvas capturadas durante a coleta de campo a fim de classificar se os insetos coletados são da espécie Aedes aegypti ou não. Já é possível colher frutos dessa iniciativa, pois o município de Itaitinga não possui um número elevado de casos de dengue, como se é visto em outras cidades. Sem dúvidas, as escolas desempenharam um papel fundamental na criação de uma cultura de prevenção e responsabilidade coletiva, promovendo práticas sustentáveis de combate ao Aedes aegypti que ficará como exemplo por muito tempo.
Uma das grades lições que aprendemos durante a realização das atividades nas escolas foi intersetorialidade entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, demonstrando que o trabalho em parceria tem resultados significativos. Durante a execução da iniciativa dengue zero: mobilizando a população de Itaitinga contra o mosquito, por meio de ações nas escolas, comprovamos que a mobilização da população, especialmente através do envolvimento ativo das escolas, demonstrou ser uma estratégia eficaz na disseminação de conhecimentos, mudança de comportamentos e promoção de uma cultura de prevenção. Por fim, enquanto colhemos os frutos dos bons resultados alcançados, é muito importante manter o engajamento contínuo na prevenção e controle do Aedes aegypti, garantindo que Itaitinga permaneça sempre atenta e preparada para enfrentar futuros desafios de saúde pública. Essa iniciativa serve não apenas como um exemplo local de sucesso, mas como uma inspiração para outras comunidades em todo o país e além, demonstrando que juntos podemos conquistar um futuro mais saudável e livre de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.