Autor(a)
Roberta Teles Fidelis
Coautor(es)
Ana Letícia Vidal Xavier
Bruno Pereira Moura
O tabagismo, de acordo com Silva et al. (2014) é considerado um problema de saúde pública e o controle progressivo dele tem sido realizado desde 1989. Isso porque o tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência de nicotina e esta relacionado à alta morbimortalidade devido ao aumento de risco de doenças cardiovasculares e o comprometimento da saúde física e mental (ANVISA, 2009). Diante da relevância da temática, profissionais de saúde da atenção primária do município de Maracanaú, buscaram meios de minorar o problema adscrito com uso de grupos focais. Utilizou-se o grupo focal pois segundo de Campos Corrêa, de Oliveira e de Oliveira (2021) ,o grupo focal é uma técnica eficaz de investigação interativa entre os participantes de um grupo de interesse específico do pesquisador, respeitando-se o princípio da não diretividade.
Facilitar a descontinuação do uso do tabaco por usuários crônicos do mesmo por meio de praticas integrativas e grupos focais.
A metodologia aplicada consiste na realização de grupo focal quinzenal. O critério para participação dos grupos é ser tabagista e ter interesse em abandonar o uso do tabaco. Nos encontros são realizadas praticas integrativas (auricoloterapia, palestras motivacionais e informativas, além de jogos lúdicos). O grupo utiliza-se metodologia ativa onde os participantes tem importante papel no desenvolvimento das atividades, sendo protagonistas da terapêutica junto a equipe facilitadora.
Com a experiência vivenciada notou-se grandes mudanças no estilo de vida dos participantes do grupo focal. No tocante ao cotidiano dos partícipes, percebeu-se uma melhoria significativa na adesão de práticas de atividade física, mudanças de hábitos alimentares, além de uma expressiva diminuição no uso do tabaco o que impactou positivamente na saúde dos mesmos bem como na melhor relação com os familiares destes, resultando no fortalecimento e até na criação de redes de apoio. O grupo se fortaleceu pelos resultados adquiridos a medida que ao notarem as mudanças os próprios participantes passaram a divulgar o mesmo, iniciando um processo de mudança na comunidade do entorno da UBS que oferta o serviço de apoio.
Consideramos que a experiência com grupo focal impactou positivamente na saúde dos participantes bem como na transformação do ambiente em que os mesmos estão inseridos. Houve diminuição expressiva no uso de tabaco e iniciou-se m um processo gradativo de descontinuação do uso crônico do mesmo.