Autor(a)
Mariane Vieira da Costa
Coautor(es)
Dilmar Amaral Silva
José Reginaldo Henrique da Silva
O acesso aos serviços de saúde por parte das pessoas que moram em comunidades rurais e, locais longínquos, são mais difíceis devido à distância, o deslocamento e por vezes por falta de transporte (Soares et al, 2020). Com tudo, a Estratégia da Saúde da Família (ESF) veio para favorecer a proximidade da população aos serviços básicos de saúde. A ESF tem apresentado resultados satisfatórios quanto ao acesso, mas ainda tem muitos desafios a superar (Assis e Jesus, 2012). A busca por atendimentos odontológicos é menor na região Nordeste, em pessoas com menor escolaridade, assim como por pessoas idosas (Palmeira e Moro, 2022). Com isso, tem-se a necessidade de cada vez mais ofertar e facilitar a aproximação dos serviços de saúde à população. Atualmente, no Brasil o câncer de colo do útero é o terceiro com maior incidência entre as mulheres. A região Nordeste é a segunda com maior quantidade de casos, e o estado do Ceará é o segundo dentro da região com mais casos novos. (Instituto Nacional de Câncer - INCA, 2022). O Câncer de colo de útero é a quarta causa de morte mais frequente em mulheres, com isso, o Ministério da Saúde lançou a campanha do Março lilás, onde o foco é a conscientização da população frente ao câncer de colo do útero e consequentemente, realizar a sua prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce (Ministério da Saúde, 2022).
Este trabalho tem como objetivo propiciar e facilitar a oferta de serviços de saúde bucal, e, o rastreamento do câncer de colo de útero em mulheres com vida sexual ativa. Ofertando estes serviços nos territórios mais longínquos das Unidades de Saúde e da Sede do Município.
O Município de Aquiraz dispõe de um ônibus no qual conta com a presença de dois consultórios equipados com equipamentos para atendimentos a saúde. Durante o mês de Março, temos a campanha Março lilás que é alusivo a prevenção do câncer de colo de útero, e, também é o mês que compreende o dia internacional da mulheres, com isso, o consultório móvel foi equipado em um dos consultórios com uma cadeira odontológica portátil, e no outro com a mesa ginecológica para a disponibilização de atendimentos. Na ocasião foram ofertados procedimentos odontológicos pelo profissional cirurgião dentista e coleta de citopatológicos pela profissional enfermeira. Os serviços foram oferecidos dentro do consultório móvel que estava estacionado em frente aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município. Ao se perceber alterações, aconteceu a comunicação com a Unidade Básica de Saúde do território ao qual a paciente pertencia e já se realizava um pré-agendamento para o acompanhamento posterior.
Com a oferta de serviços de saúde descentralizada das Unidades de Saúde, foi percebido uma boa adesão por parte da população aos atendimentos, pois o acesso era fácil, próximo a sua casa e tinha agilidade no atendimento. Durante os atendimentos ginecológicos foram atendidas mulheres que há mais de dez anos não faziam uma coleta de citopatológico devido a vergonha do profissional que atua na Unidade de Saúde próxima de casa, por medo, ou mesmo por falta de tempo. Foram identificados lesões uterinas que podem ser precursoras de câncer de colo uterino, e, algumas outras alterações que necessitam de acompanhamento. Nos atendimentos odontológicos foi percebido uma alta adesão da população que procurava assistência de saúde bucal e que por questões de distância, em muitos casos, não procurava as Unidades de Saúde. Foram realizadas profilaxia, raspagem subgengival, aplicação tópica de flúor, orientação de higiene oral, encaminhamentos para serviços especializados, dentre outros serviços.
Foi observado nos atendimentos realizados nos consultórios itinerantes uma grande adesão, por parte da população, às ações ofertadas de forma descentralizada. Com base na ação realizada conclui-se que é necessário facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, principalmente, para as pessoas que têm mais dificuldade de chegar às Unidades de Saúde. Intensificar as ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, para assim proporcionar a universalidade, a integralidade e a equidade.