Autor(a)
MONICA DANIELE BRITO DAVID
Coautor(es)
Mirella de Freitas Maciel Barbosa
Letícia Torres lima
Jéssica Beatriz Lima Diniz
Marília Diniz Cortez
Andréa de Oliveira Morais
Indira Ravena Pereira Alves Fernandes Macedo
Antonia Norma Teclane Marques Lima
Francisca Kaluriny medrade Monteiro
O câncer de colo do útero (CCU) é devastador, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o terceiro tipo mais incidente na mulher brasileira, sendo o exame de citopatológico o método mais indicado como rastreio, tendo a faixa etária de 25 a 64 anos como população-alvo (INCA, 2022). A principal causa do CCU é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), sendo a relação sexual a via de contaminação mais comum, na maioria das vezes não apresentando sintomas, portanto o rastreamento é a forma mais eficaz de identificar as lesões (BRASIL, 2019). Durante a pandemia da COVID-19 a procura e realização deste exame diminuiu, comprometendo o diagnóstico precoce e impactando diretamente no prognóstico (OLIVEIRA, et al., 2022). O rastreamento do CCU já está inserido nas atribuições da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e atualmente está sendo cobrado como indicador de desempenho no programa Previne Brasil (Indicador 4) como estratégia de prevenção e controle nos municípios (BRASIL, 2022). Visando ampliar o acesso à saúde da mulher e fortalecer as ações da APS, o Consultório da Mulher se apresenta como uma estratégia eficaz no rastreio através da coleta de citopatológico com resultados em tempo oportuno, realização de busca ativa das mulheres em atraso, garantia dos insumos necessários para a qualidade assistencial, abordagem sindrômica e tratamento das queixas, orientações em saúde e oferta de consulta ginecológica para dar seguimento ao acompanhamento e tratamento das mulheres.
OBJETIVO GERAL •Ampliar o acesso ao rastreamento do câncer de colo do útero no município de Cedro-Ceará OBJETIVOS ESPECÍFICOS •Alcançar o indicador 4 do Programa Previne Brasil •Ofertar os resultados de citopatológico em tempo oportuno •Oferecer acompanhamento ginecológico no município
O Consultório da Mulher foi inaugurado no segundo semestre de 2022, uma iniciativa municipal financiada com recursos próprios, escolhemos uma Unidade de Saúde no centro da cidade para facilitar o acesso de todas as áreas e montamos um consultório completo com recepção e sala para consulta ginecológica e coleta de citopatológico com todos os materiais necessários para um rastreamento e acompanhamento eficaz dessas mulheres. Usamos ampla divulgação nas redes sociais do município, contatamos os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) para divulgação e principalmente para realização de busca ativa das mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos com 3 anos ou mais sem coletar o exame. Foi contratado um laboratório privado para leitura das lâminas e entregada rápida dos resultados. As coletas são realizadas por uma enfermeira e acontecem semanalmente no período noturno por demanda livre, o resultado é entregue em tempo oportuno (média de 15 dias) na Unidade de Saúde onde a mulher é cadastrada, as consultas com a médica ginecologista é mensal, destinadas aquelas mulheres que tiveram alterações nos resultados dos exames e dar seguimento aos tratamentos ginecológicos. A maioria das mulheres que frequentam o consultório da mulher são aquelas que não conseguem ir a sua UBS no horário comercial, mostrando assim a importância e eficácia de ter este equipamento como apoio a ESF.
No processo de monitoramento, planejamento, gestão e avaliação dos indicadores do Previne Brasil, onde o Ministério da Saúde (MS) preconiza uma meta de 40% para o indicador 4 que trata da proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS e tem como numerador o número de mulheres de 25 a 64 anos que realizaram coleta do exame citopatológico na APS nos últimos 36 meses, podemos perceber uma evolução significativa. Em Q1/2022 o denominador era de 6.630 mulheres e 1.253 no numerador, fazendo um percentual de 19%. No segundo quadrimestre de 2022 iniciaram-se as estratégias para continuarmos avançando neste indicador, como por exemplo o Sábado da Mulher, onde as coletas eram realizadas nas UBS aos sábados para captar aquelas mulheres que não conseguiam ir às unidades durante a semana e a inauguração do Consultório da Mulher com coletas noturnas. Em Q2/2022 o denominador era de 6.598 mulheres e 2.214 no numerador, fazendo um percentual de 34%. Em Q3/2022 o denominador era de 6.573 mulheres e 2.726 no numerador, fazendo um percentual de 41%, onde atingimos a meta estipulada pelo MS. Em Q1/2023 o denominador foi de 6.549 mulheres e 3.021 no numerador, fazendo um percentual de 46%. Em Q2/2023 o denominador foi de 6.528 mulheres e de 3.259 no numerador, fazendo um percentual de 50%. Em Q3/2023 o denominador foi de 6.537 mulheres e 3.284 no numerador, permanecendo o percentual de 50%. FONTE: Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica-SISAB
O fortalecimento da APS com estratégias inovadoras tem mostrado resultados significativos e positivos, não só no alcance de indicadores, mas na qualidade da assistência prestada à população. O consultório da mulher possibilitou trabalhar um dos principais atributos da Atenção Primária à Saúde que é o acesso, uma vez que trabalha sem agendamento, ou seja, porta aberta para a realização do citopatológico. Além desta estratégia elevar o número de mulheres na realização do exame ela se torna de uma magnitude fundamental no tocante ao resgate destas mulheres para a continuidade do cuidado dentro da Rede de Atenção à Saúde, principalmente no acompanhamento com a sua Equipe da Estratégia Saúde da Família. A estratégia do consultório da mulher é uma tomada de decisão de gestão com um olhar ampliado para a saúde da mulher, de investimento baixo quando comparado a sua relevância e efetividade e é uma prática replicável nos territórios.