Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
Erika Gonçalo Lima
Coautor(es)
Euselene Rodrigues Alves
Anita Saraiva Dornelles Maciel
Viviane Rodrigues Damasceno
Luis Carlos do Nascimento
A Estratégia Saúde da Família tem provido assistência frente à pandemia de COVID -19, inovações foram idealizadas e concretizadas para promover cuidado em saúde, frente ao isolamento e distanciamento social, esse período foi permeado por insegurança sobre o processo saúde e doença, houve muita sobrecarga dos profissionais da saúde e preocupações com o risco à própria saúde e da família. Em meio à reinvenção do exercício profissional, foi perceptível a interrupção de algumas ações estratégicas de atenção integral à saúde, devido a possibilidade de disseminação do Coronavírus, entre as quais, estão as Práticas Integrativas e Complementares. Após o cenário pandêmico vivenciado, houve a necessidade de uma intervenção no cuidado junto aos profissionais da Atenção Primária à Saúde onde realizou-se um cuidado em saúde mental por meio de práticas que integram o corpo e a mente, complementado com um cuidado afetivo e reconhecimento pela nova forma de produzir saúde.
Este relato objetiva descrever a experiência do corredor afetivo, realizado pelos profissionais do Núcleo Ampliado em Saúde da Família, aos profissionais enfermeiros da Atenção Primária à Saúde do município de São Benedito-Ceará.
A experiência ocorreu no sentido de despertar nos profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre a importância das demonstrações afetivas no cuidado integral à saúde, por meio de estímulossensoriais. Os profissionais da equipe multiprofissional planejaram o momento e o manuseio dos recursos (setting terapêutico, tapete sensorial, recurso terapêuticos da fisioterapia, aromatizante, música instrumental, papel, giz de cera entre outros). Participaram vinte enfermeiros, que adentravam individualmente com os olhos vendados e percorriam o corredor afetivo espaço de acolhimento apropriado para ouvir suas qualidades e promover estímulo pessoal, experimentando manifestações de afeto por meio do toque. Em seguida, sentavam-se e recebiam massagens nos membros superiores e inferiores, com uso de cremes relaxantes e as massagens se estendiam na cabeça e ombros com instrumentos próprios. No instante em que eram retiradas as vendas, os mesmos deparavam-se com a visualização de sua própria imagem, por meio do espelho, em posse da informação de que uma pessoa muito especial estava conosco e precisava de cuidados, para finalizar foi solicitado que expressassem o que sentiam acerca daquele momento, de forma livre por meio de desenho.
O momento permitiu o relaxamento através da estimulação dos outros sentidos, tais como: audição, olfato e tato. Os resultados foram positivos e muito motivantes pois percebemos que os profissionais ao se depararem com sua imagem no espelho, gerou comoção, isso deve-se ao fato de terem percebido sua importância e que, muitas vezes cuidam dos outros, mas não direcionam cuidado a si próprio. Através de relatos dos profissionais e percepções da gestão percebemos também que a oficina proporcionou motivação nos profissionais da Atenção Básica e o desenvolvimento da autoconfiança como também gerou reflexões no sentindo de repensar a vida e o seu fazer profissional.
Dessa maneira, a execução do Projeto: “Corredor Afetivo” permitiu cuidar dos nossos profissionais enfermeiros da Atenção Básica para que os mesmos estivessem BEM mentalmente e fisicamente para dar continuidade ao importante trabalho pós período crítico pandêmico vivenciando nos últimos anos. A acolhida calma e afetuosa pode fazer diferença para todas as pessoas inclusive no projeto realizado pois possibilitou o sentimento de valorização do profissional e reconhecimento de suas capacidades para lidar com as dificuldades vivenciadas no ambiente de trabalho, autoconhecimento ao olhar para si, ressignificação do seu fazer cotidiano, e relação dialética do cuidado, onde ao mesmo tempo que cuido dos outros, também cuidam de mim com o fortalecimento de vínculos.