Tema: ATENÇÃO BÁSICA
autor(a)
Cícero Alexandre de Freitas
O diabetes é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos. A hiperglicemia crônica tem como característica distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas. A longo prazo incluem danos, disfunção e falência de vários órgãos, especialmente rins, olhos, nervos, coração e vasos sanguíneos. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) existem uma série de fatores que contribuem para a progressão do diabetes como: desempenho dos sistemas de saúde, pouca conscientização sobre diabetes entre a população geral. A intervenção do farmacêutico clínico utilizando intervenções de assistência farmacêutica podem ser usados para mitigar as complicações mencionadas, otimizando a farmacoterapia, contribuindo redução de níveis glicêmicos, orientação de armazenamento, aplicação correta, fornecendo orientação individual para pacientes portadores de diabetes mellitus. O acompanhamento farmacoterapêutico é um macrocomponente do cuidado farmacêutico e configura um processo no qual o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do usuário relacionadas ao medicamento, por meio da detecção, prevenção e resolução de Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRM), de forma sistemática, contínua e documentada, com o objetivo de alcançar resultados definidos, buscando a melhoria da qualidade de vida do usuário.
O objetivo deste trabalho foi realizar o acompanhamento Farmacoterapêutico de 100% dos pacientes insulinodependentes de 06 Unidades Básicas de Saúde do município de Solonópole. A assistência aos pacientes ocorreu de forma sistemática, contínua e documentada com o objetivo de alcançar resultados definidos, buscando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
O acompanhamento a esses pacientes visa diminuir picos glicêmicos, manter o controle da glicemia capilar e diminuir taxa de internações por diabéticos gerando assim, uma melhor qualidade de vida ao paciente. No momento cada paciente recebeu uma visita domiciliar mensal As visitas duram em média de 30 minutos com objetivo de orientações sobre a forma de armazenamento, administração correta das insulinas e medicamentos em uso, manejo do glicosímetro e testagem glicêmica. Após as orientações verificamos o índice glicêmico no momento para mapeamento e comparações posteriores. Averiguamos as quantidades administradas pelo paciente se estão de acordo com a prescrição e se há necessidade de uma nova consulta médica.
Nas visitas em domicílio aos pacientes diabéticos, diversos problemas foram encontrados: Posologia de insulina e outros medicamentos diferentes da prescrita pelo médico, uso de medicamentos sem orientação profissional, falta de conhecimento acerca sobre o diabetes mellitus, armazenamento inadequado de insulina, técnica de aplicação de insulina incorreta, uso incorreto do glicosímetro, falta de registo de dados, falta de acompanhamento de índices glicêmicos, índices glicêmicos em valores preocupantes, alterações de exames laboratoriais, falha na obtenção de resultados e metas terapêuticas estabelecidas pela equipe de saúde, falta de autocuidados pessoais, situações de vulnerabilidade de idosos que moravam só, polifarmácia. Dessa forma foi possível perceber que a maioria dos pacientes insulinodependentes não estava executando as orientações da equipe de saúde de forma adequada. Portanto, observou-se um problema gravíssimo: Muitos dos objetivos terapêuticos não são alcançados no grupo de pacientes diabéticos por conta de problemas simples, que poderiam ser melhorados com o acompanhamento domiciliar do profissional farmacêutico. Ao longo do período de atividades, 47 pacientes foram acompanhados
O acompanhamento farmacêutico em domicílio por meio da prestação de serviços clínico foi capaz de melhorar esses problemas. Os profissionais farmacêuticos do município de Solonópole identificaram por meio de instrumentos de coleta de dados (previamente elaborado) os pontos que os pacientes deveriam aprimorar. A visita inicial visou o diagnóstico da situação dos pacientes e as visitas posteriores tiveram como objetivo a orientação e manutenção de informações, objetivando a correção de erros, conforme a necessidade de cada paciente.