Autor(a)
FRANCISCO BRUNO ANASTÁCIO DA SILVA
Coautor(es)
Regianne Antunes Dourado
Miria Cristina Gomes Rodrigues
Louany Carneiro da Rocha Gomes
É de conhecimento de todos que o trabalho desenvolvido pelos servidores públicos é fundamental para o funcionamento e desenvolvimento dos serviços públicos, porém, muitas vezes, esse trabalho pode ser desafiador e estressante. Reconhecendo a importância de cuidar da saúde mental e emocional desses profissionais, iniciamos os atendimentos psicológicos dos servidores municipais de Itaitinga. Entendemos que oferecer um espaço seguro e acolhedor para que os servidores municipais de Itaitinga possam buscar apoio emocional, orientação e suporte psicológico auxiliam na sua rotina diária e aperfeiçoa o trabalho desenvolvido em prol da população. A criação do Projeto Cuidado Humanizado: apoio psicológico para servidores municipais de Itaitinga teve como ponto de partida a importância de investir no bem-estar mental dos servidores, entendendo que não é apenas uma questão de responsabilidade, mas também uma medida essencial para promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
OBJETIVO GERAL: Ofertar atendimento psicológico aos Servidores Públicos Municipais de Itaitinga, visando o bem-estar emocional e mental no ambiente de trabalho. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Melhorar o clima organizacional e a satisfação dos servidores municipais, criando um ambiente de trabalho mais positivo, colaborativo e acolhedor Reduzir os níveis de estresse, ansiedade e outros problemas de saúde mental dos servidores municipais de Itaitinga em atendimento no projeto Contribuir para a qualidade de vida e desempenho no trabalho dos servidores em atendimento.
Os atendimentos psicológicos aos servidores públicos do município de Itaitinga iniciaram-se em agosto de 2023 e são realizados em uma sala disponibilizada pelo Hospital Ester Cavalcante Assunção (HMECA) e contam com um especialista em psicologia que compõe a Equipe Multiprofissional (eMulti). Inicialmente foi disponibilizado número de WhatsApp para realização dos agendamentos de atendimentos e foi repassado para todas as secretarias municipais do município de Itaitinga. Foi realizada divulgação e sensibilização sobre a importância do cuidado psicológico e do bem-estar emocional no local de trabalho, que se deu nas redes sociais da Secretaria de Saúde. Durante as sessões, os servidores têm acesso à psicoterapia individual, onde poderão discutir questões pessoais e profissionais, cujo foco será sempre o apoio emocional, na resolução de problemas e no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento saudáveis. Atualmente, 20 servidores públicos estão em atendimento individual, divididos por dias e horários, onde são disponibilizadas 04 vagas por turno. Cada sessão tem duração de 40 minutos, com direito a duas faltas justificadas. Além disso, são realizadas rodas de conversas com foco na sensibilização acerca das temáticas preconizadas pelo Ministério da Saúde, como, por exemplo, setembro amarelo, saúde do homem (novembro azul), saúde da mulher (outubro rosa).
Diante de uma grande procura por atendimento psicológico pelos servidores públicos de Itaitinga, acreditamos que a implantação do projeto teve um impacto positivo, pois a partir de agora os servidores possuem um serviço de suporte emocional e psicológico à sua disposição. Ao término de cada sessão, é nítida a expressão de satisfação dos servidores ao retornarem aos seus ambientes de trabalho, com mais ânimo e desejo de voltar nas demais sessões, pois na maioria das vezes o servidor deseja apenas ser ouvido. O projeto contribui para a construção de uma cultura organizacional que valoriza o cuidado com a saúde mental, promovendo o autocuidado, a empatia entre os servidores municipais de Itaitinga, além de deixar claro que o projeto foi pensado para eles, com foco no bem-estar e cuidado diário de cada um. O que nos deixa mais feliz e com a sensação de dever cumprido são os relatos apresentados pelos servidores beneficiados pelos atendimentos psicológicos que nos relatam uma melhoria significativa em sua satisfação no trabalho, refletindo-se em maior engajamento, motivação e ânimo na realização das atividades profissional.
Destacamos que a iniciativa da Equipe Multiprofissional (eMulti) em pensar na saúde emocional e psicológica dos servidores públicos do município de Itaitinga foi de fundamental importância, pois nos mostra o cuidado e a empatia que se deve ter com o próximo. O projeto Cuidado Humanizado: Apoio Psicológico para Servidores Municipais de Itaitinga sem dúvidas representa um passo significativo na promoção do bem-estar e da saúde mental dos funcionários públicos da nossa cidade. Ao longo dos atendimentos, testemunhamos a importância crucial de oferecer suporte psicológico acessível e de qualidade para aqueles que dedicam suas vidas ao serviço da nossa população. Por fim, os resultados obtidos desde a criação e implantação do projeto demonstram não apenas a eficácia do apoio psicológico aos nossos servidores, mas também ressaltam a importância de investir em programas de saúde mental no contexto do trabalho. Ao priorizar o cuidado com a saúde mental dos funcionários, não só se promove um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, bem como fortalece o vínculo entre a gestão pública e seus servidores.