Tema: MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE
Autor(a)
Morganna Mendes Ferraro
Coautor(es)
Layanne Bezerra Santiago
Marcia do Nascimento Lima
Aline Cavalcante Alencar Brito
Ana Claudia da Silveira Costa
Maria Laura Barbosa Rocha Carneiro
A inversão da pirâmide populacional, assim como agudizações de saúde geram a necessidade de um cuidador. Segundo pesquisa da Agência Brasil (2026), mais de 90% dos cuidadores são mulheres, na faixa de 48 anos. É fato que essa rotina de cuidado traz consigo a sobrecarga física, psíquica e social, que por sua vez ocasionam restrição das atividades, trazem preocupações, insegurança e isolamento, colocando o diante de fatores que apresentam potencial para aumentar o risco de cansaço, evidenciando perturbações como depressão, medo, entre outros. Dessa forma, foi desenvolvido no município de Eusébio, Ceará, no programa de Atenção Domiciliar (SAD) - Melhor em Casa, no dia 09 de março de 2026, o Cuidando de quem cuida. Um encontro online, com as cuidadoras, a fim de promover o diálogo e a troca de experiências entre as participantes. A ocasião contou com a participação da psicóloga, a qual falou sobre a importância do cuidado próprio e a valorização das suas necessidades. Além disso, a enfermeira abordou exames indispensáveis para a manutenção da saúde da mulher. Foi o 1° encontro realizado no serviço, contando com a participação ativa das cuidadoras e troca de experiências, o qual proporcionou a escuta, orientações e apoio necessário nessa fase da vida, além de medidas de enfrentamento.
Objetivo geral: Valorização e fortalecimento da mulher no contexto do cuidado domiciliar pelo Serviço de Atenção Domiciliar do município de Eusébio. Objetivos específicos: Promover interação entre as cuidadoras Promover um ambiente acolhedor, mesmo que online, diante de tanta sobrecarga Sensibilizar sobre a necessidade do olhar voltado para si e de que são mulheres acima de cuidadoras Fortalecer o vínculo e apoio com a equipe.
Trata-se de um relato de experiência realizado pela equipe do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) – Melhor em Casa, do município de Eusébio, Ceará, durante o mês de março de 2026, em alusão ao dia da mulher. Dessa forma, foi desenvolvido, no dia 09 de março de 2026, o Cuidando de quem cuida. Um encontro online, com as cuidadoras, a fim de promover o diálogo e a troca de experiências entre as participantes. A ocasião contou com a participação da psicóloga, a qual falou sobre a importância do cuidado próprio e a valorização das suas necessidades, promovendo dinâmicas de completar a frase, a fim de permitir a participação e reflexão dessas. Além disso, a enfermeira abordou sobre os exames indispensáveis para a manutenção da saúde da mulher, como mamografia e o citopatológico, quanto à periodicidade e o que observar no dia a dia, através de card informativo, criados na plataforma Canva. O encontro contou com a participação de 6 cuidadoras do programa domiciliar. O qual foi enviado o convite por WhatsApp e o link para acessarem.
A roda de conversa com as cuidadoras e profissionais no programa Melhor em Casa, mesmo tendo sido o 1°encontro, gerou uma boa adesão dessas, assim como participação ativa, o que impactou na fluidez do momento e da troca de experiências. Muitas sentem-se sozinhas no processo de cuidar, em relação a familiares, então reunir mulheres que vivem o mesmo contexto e passam por situações semelhantes, desenvolve um ambiente acolhedor. Isso é perceptível, levando em consideração que as cuidadoras perguntaram, falaram de experiências e compartilharam, acima de tudo, sentimentos e possíveis soluções, como medidas de enfrentamento. Além disso, a roda de conversa deixou claro para elas o quanto a equipe está ali, também, para elas, para que possam ser ouvidas e cuidadas. Que elas fazem parte do centro do cuidado. Ao ser solicitado complete a frase “eu não sou só cuidadora eu sou”, através da fala da psicóloga, a reflexão possibilitou o olhar de cada uma olhar para si, da força que carregam. Todas as falas, trocas de experiências, compartilhamentos de sentimentos, gera o fortalecimento e valorização dessas no contexto domiciliar, afinal, sem a participação delas nada disso seria possível. Afinal, elas precisam estar bem para cuidar de si e dos demais.
Reunir cuidadores, seja para capacitação ou momentos de escuta ativa e acolhimento de demandas psicossociais, gera um impacto positivo na saúde dessas. Promover a roda de conversa é essencial não como forma pontual e sim a sua continuidade, a fim de observar outras necessidades e, assim, formas de melhorar o impacto sobre o cuidado prestado e sobretudo sobre o olhar mais carinhoso e acolhedor sobre quem são. Encontros online, podem gerar maior adesão, principalmente, para as mulheres que são cuidadoras principais e não podem sair do domicílio. Tornando propício a aplicabilidade da roda de conversa mais vezes. Incluí-las no cuidado, permite que essas possam ter acesso aos serviços de saúde, sem que o foco necessariamente seja somente do familiar que está em condição agudizada ou crônica.