Tema: GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Autor(a)
ADELINA FEITOSA LEOPOLDO
Coautor(es)
PATRICIA GONÇALO GRIMAUTH
CANDICE FEITOSA DE ALENCAR MENDES
JOSÉ DA MOTA SOBREIRA
JOSÉ MORAES FEITOSA
O ambiente escolar é um espaço de intensas demandas laborais, no qual fatores como sobrecarga de trabalho e estresse contribuem para o adoecimento dos trabalhadores da educação. Diante dessa realidade, a experiência foi desenvolvida no município de Aiuaba-CE, a partir da articulação entre a gestão municipal e as secretarias de saúde e educação, com foco na saúde do trabalhador docente. A iniciativa propôs a descentralização do cuidado, levando ações de saúde ao ambiente escolar, ampliando o acesso aos serviços de saúde e fortalecendo a integralidade da atenção. O público-alvo incluiu professores e demais trabalhadores da educação. A proposta justifica-se pela necessidade de ampliar o acesso, promover o cuidado no território e valorizar esses trabalhadores, considerando suas necessidades de saúde de forma integral.
Objetivo geral: Promover a atenção integral à saúde dos trabalhadores da educação, por meio de ações desenvolvidas no ambiente escolar. Objetivos específicos: Ampliar o acesso às ações e serviços de saúde Desenvolver ações de promoção, prevenção e reabilitação Identificar precocemente agravos à saúde Incentivar práticas de autocuidado Fortalecer o vínculo entre equipes de saúde e trabalhadores da educação.
Trata-se de uma experiência desenvolvida a partir da pactuação com a gestão municipal e apresentação da proposta aos trabalhadores da educação em momentos pedagógicos. As ações foram realizadas nas escolas e na Secretaria de Educação, com priorização das unidades de tempo integral. Inicialmente, realizou-se mapeamento em saúde, incluindo aferição de pressão arterial, glicemia capilar e realização de testes rápidos. As intervenções foram conduzidas por equipe multiprofissional, contemplando atividades coletivas, como práticas de relaxamento e ginástica laboral, e atendimentos individuais com avaliação funcional, intervenções fisioterapêuticas e orientações em saúde. Foram realizados encaminhamentos à Atenção Primária à Saúde, conforme necessidades identificadas. A experiência apresenta caráter contínuo, com cronograma periódico de ações e ampliação das atividades conforme demandas do território.
A experiência encontra-se em execução e já contemplou mais de 100 trabalhadores da educação, incluindo professores, gestores e demais profissionais. Observou-se elevada adesão às ações e ampliação do acesso aos serviços de saúde no território. Destacam-se a realização de encaminhamentos qualificados à Atenção Primária à Saúde, fortalecimento do vínculo entre equipes e usuários e maior sensibilização quanto à importância do autocuidado. Verificou-se, ainda, identificação de demandas de saúde previamente não acompanhadas pela rede. As ações contribuíram para a melhoria da percepção de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, além de favorecer a atuação integrada das equipes e a qualificação do cuidado ofertado.
A iniciativa apresenta potencial de replicabilidade e sustentabilidade, ao utilizar recursos existentes na Atenção Primária à Saúde. A descentralização das ações e a oferta de cuidado no ambiente laboral fortalecem a integralidade da atenção e ampliam o acesso aos serviços de saúde. A experiência contribui para a valorização do trabalhador da educação e para o fortalecimento de práticas alinhadas aos princípios do Sistema Único de Saúde, com ênfase na promoção da saúde e no cuidado centrado nas necessidades dos sujeitos.