Tema: GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Autor(a)
Germana Mesquita Correa
Coautor(es)
Germana
Correa
Antônia Sandra Galvão Mesquita Pinto
A promoção da saúde e do bem-estar dos servidores é fundamental para a qualidade do trabalho no ambiente hospitalar. A prática regular de atividade física tem papel importante na prevenção do sedentarismo, na redução do estresse e na melhoria da saúde física e mental, refletindo diretamente na qualidade da assistência prestada. Nesse contexto, a ginástica laboral se destaca como uma estratégia simples e eficaz, composta por exercícios de curta duração que envolvem alongamentos, relaxamento e correção postural, contribuindo para a prevenção de dores, fadiga e outros agravos relacionados ao trabalho.Com o objetivo de fortalecer a saúde ocupacional e a qualidade de vida dos servidores do Hospital e Maternidade Rita do Vale Rêgo, no município de Reriutaba – CE, foi criado o projeto Cultivando Equilíbrio, em parceria entre a gestão e o serviço de fisioterapia da unidade, envolvendo profissionais de diferentes categorias, de acordo com sua disponibilidade. Além da prática da ginástica laboral, o projeto busca incentivar hábitos saudáveis, promovendo a conscientização sobre a importância da atividade física na prevenção e controle de doenças, especialmente as crônicas não transmissíveis. A ação surge como uma estratégia de cuidado com os servidores, promovendo bem-estar, integração da equipe e melhoria do ambiente de trabalho, contribuindo de forma direta para a humanização e a qualidade dos serviços de saúde.
Geral: Promover a saúde e o bem-estar físico e mental dos servidores do Hospital Municipal de Reriutaba – CE por meio da ginástica laboral, contribuindo para a redução do estresse e melhoria da qualidade de vida no trabalho. Específicos: •Implantar e fortalecer a prática regular de ginástica laboral no ambiente hospitalar •Reduzir o estresse, a fadiga e a sobrecarga física e emocional dos servidores •Prevenir agravos à saúde relacionados ao trabalho e doenças crônicas •Incentivar hábitos saudáveis e a prática de atividade física no cotidiano •Contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho, da integração da equipe e da qualidade da assistência.
Trata-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa e descritiva. O projeto Cultivando Equilíbrio é desenvolvido no Hospital e Maternidade Rita do Vale Rêgo, no município de Reriutaba – CE. A iniciativa promove encontros semanais, realizados às quartas-feiras no período da manhã, com foco na promoção da saúde e do bem-estar dos servidores por meio da ginástica laboral. As atividades são realizadas semanalmente, às quartas-feiras, no período da manhã, em espaço aberto da unidade hospitalar, com participação voluntária dos profissionais de diferentes setores, conforme disponibilidade. Os encontros são conduzidos pela fisioterapeuta da instituição e consistem em práticas de curta duração em média 20 minutos, incluindo alongamentos, exercícios de relaxamento e orientações posturais. A proposta foi estruturada a partir de levantamento prévio do perfil de saúde dos servidores, realizado por meio de questionário eletrônico. Os dados evidenciaram a presença de doenças crônicas e baixa adesão à prática de atividade física, reforçando a necessidade de ações voltadas à promoção da saúde no ambiente de trabalho. Além das atividades práticas, o projeto incentiva a adoção de hábitos saudáveis e a prática de atividade física fora do ambiente laboral, contribuindo para a prevenção de agravos à saúde, redução do estresse e melhoria da qualidade de vida. A execução do projeto é acompanhada por meio da participação dos servidores e da avaliação periódica dos impactos na saúde, bem-estar e ambiente de trabalho.
O projeto Cultivando Equilíbrio tem transformado as quartas-feiras em momentos de integração, cuidado e promoção da saúde para os servidores do Hospital Municipal de Reriutaba – CE. As sessões de ginástica laboral, conduzidas pela fisioterapeuta da unidade, oferecem exercícios adaptados às necessidades físicas dos profissionais, aliados a orientações posturais e de autocuidado. A ação estimula hábitos saudáveis, valorização do bem-estar e atenção à saúde física e mental dos servidores. Os benefícios observados incluem: •Redução do estresse e da fadiga •Aumento da disposição, energia e motivação •Melhora no desempenho e produtividade nas atividades laborais •Maior integração, empatia e harmonização do ambiente de trabalho •Contribuição para um ambiente institucional mais acolhedor e saudável. O projeto evidencia que a ginástica laboral é uma ferramenta eficaz de promoção da saúde, prevenção de adoecimentos e fortalecimento do bem-estar no ambiente hospitalar, beneficiando tanto os servidores quanto a qualidade do atendimento prestado.
O projeto Cultivando Equilíbrio vai muito além de exercícios e alongamentos ele se tornou um espaço de cuidado, acolhimento e valorização daqueles que dedicam sua vida a cuidar do outro. Nas quartas-feiras, o hospital se transforma em um ambiente onde corpo e mente se reencontram, onde cada gesto de alongamento e cada orientação postural se traduz em respeito, atenção e bem-estar. É uma ferramenta de fácil aplicabilidade, baixo custo, porém com grandes resultados pois os servidores com esse momento de autocuidado e bem-estar, reflete diretamente na assistência ao paciente. A ginástica laboral promove saúde, reduz tensões e fortalece vínculos, lembrando que a qualidade do cuidado prestado aos pacientes começa pelo cuidado com quem trabalha na linha de frente. É um convite ao autocuidado, à empatia consigo mesmo e com os colegas, fortalecendo a integração, a energia e a harmonia da equipe. Mais do que resultados mensuráveis, Cultivando Equilíbrio é a semente de uma cultura de saúde, humanização e valorização, que floresce no cotidiano dos servidores do Hospital Municipal de Reriutaba – CE. Cada alongamento, cada pausa, cada respiração consciente se traduz em vidas mais leves, ambientes de trabalho mais saudáveis e uma equipe mais fortalecida para cuidar do outro com dedicação e sensibilidade. No fim, o projeto mostra que cuidar de quem cuida não é apenas uma prática: é um gesto de humanidade, respeito e amor à vida.