Autor(a)
Graziella Iara Silva
Coautor(es)
Ana Rebeca Vasconcelos Araújo
Francisca Marília Queiroz Silva
Maria de Fátima do Norte Oliveira
Thalita Soares Rimes
O Desafio Viva Saudável Quixeré KIDS foi criado em 2023 pela Secretaria Municipal de Saúde, após levantamento do perfil nutricional de 3 mil alunos, crianças e adolescentes, realizado no ano de 2022. A partir disso, percebeu-se um cenário preocupante na primeira infância. Cerca de 33% das crianças, de 2 a 5 anos, estavam com sobrepeso e obesidade. Junto a isso, a pesquisa mostrou que prevaleceu o alto consumo de alimentos industrializados e o baixo consumo de frutas, verduras e leguminosas nessa faixa etária. Esses fatores contribuem para a ocorrência cada vez mais cedo de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
Instigar o aprendizado sobre alimentação saudável, prevenção de doenças crônicas e estimular a mudança dos hábitos alimentares das crianças de 4 e 5 anos.
O Desafio envolveu tanto os pais quanto os professores e cuidadores, ao mesmo tempo em que os alunos participavam dos encontros, mediados pela nutricionista da atenção primária. O primeiro momento do desafio foi a apresentação do projeto para os pais, onde receberam orientações sobre a importância da alimentação saudável e informações sobre o desafio. No segundo momento, foi realizado o desafio com as 260 crianças de forma presencial e com os pais acompanhando em grupo online. Organizado em 8 semanas, o desafio seguiu a sequência: 1°: Beba água, você não é um xique-xique! 2°: Minha frutinha preferida 3°Minha raiz preferida 4°: Folhinhas do Grinch 5°: Troque seu industrializado por carnes, ovos e peixes 6°: Diminua açúcares, doces e refrigerantes 7°: Conhecendo as gorduras boas e 8: Monte um prato saudável e faça uma atividade física com seu pais. Elas receberam adesivos com o lembrete de beber água para colar na garrafa e passaram pela avaliação nutricional no começo do desafio. A cada encontro, a nutricionista apresentou os alimentos, em roda de conversa, utilizando de recursos como a caixa mágica e a dinâmica "cabra-cega" para mostrar as frutas, verduras e legumes. Elas puderam tocar, cheirar e provar os alimentos, onde percebeu-se maior interação e curiosidade sobre o que comem. Foi entregue um cartão do desafio a cada um para acompanhamento dos pais. No final, foi aplicada a ficha de marcadores de consumo alimentar do ministério da Saúde para averiguação dos hábitos.
Após as oito semanas, foi avaliado de forma qualitativa os relatos dos professores e pais sobre a evolução das crianças com a alimentação saudável. Pode-se notar com essa experiência que as crianças que nunca tinham provado frutas ou legumes, começaram a provar e ficaram interessadas pelos alimentos. A maioria das crianças mudaram hábitos tais como: trocaram mamadeira pelo copo outras trocaram a mortadela pelo consumo de carne e ovos outras melhoraram a aceitação e o consumo da merenda escolar. Além disso, todas as crianças avaliaram positivamente o desafio, bem como seus pais que relataram a importância de se ter educação nutricional nas escolas.
O Desafio Viva Saudável Kids foi uma excelente ferramenta de aprendizado e motivação para melhorar os hábitos saudáveis, tanto para as crianças quanto para a rede de apoio, que pode ser facilmente replicado em casa e em outras escolas.