Autor(a)
MARCUS BRENNO FERREIRA DA SILVA
Coautor(es)
LETÍCIA REICHEL DOS SANTOS
LARISSE ARAUJO DE SOUSA
DANIELLI MENDES DE SOUSA
MARINA PEREIRA MOITA
ANA CARLA DE SOUSA OLIVEIRA
A vacinação é uma das maneiras mais efetivas de se evitar doenças, contudo, têm-se observado uma queda significativa nas taxas de imunização de crianças, entre elas o sarampo, atingindo os níveis mais baixos dos últimos anos. Dentre os motivos, destaca-se a despreocupação por doenças com baixa ocorrência, a desinformação e o crescimento do movimento antivacina vinculado à disseminação de fake news, sendo estes dois últimos motivos, provavelmente, uma repercussão dos anos anteriores atípicos em função da pandemia de Covid-19. Por outro lado, o Câncer do Colo do Útero (CCU), mesmo tendo alto potencial de prevenção, é outro importante problema de Saúde Pública do Brasil, sendo o terceiro tipo de câncer mais frequente e a quarta causa de mortalidade no país. O exame citopatológico do colo do útero é a principal estratégia de rastreamento precoce do CCU e devido a alta incidência de indivíduos afetados pelo SARS-CoV-2, inúmeras medidas para prevenir a propagação do vírus foram impostas, como a suspensão da coleta do preventivo, algo ainda não superado pelas unidades de saúde, mesmo após a retomada da oferta do serviço. Considerando os cenários acima apresentados e os indicadores do Previne Brasil, como estratégia em resposta ao contexto supracitado a Coordenação da Atenção Primária à Saúde em parceria com as Células de Imunização e Saúde da Mulher, implementou em Sobral-CE, em fevereiro de 2023, o Dia D de Saúde nos 38 Centros de Saúde da Família.
Objetivo Geral Descrever a experiência de Sobral-CE quanto a realização do Dia “D” da Saúde, aos sábados, nos 38 Centros de Saúde da Família Objetivo Específico Explicitar as estratégias utilizadas para captação de crianças e mulheres nos territórios Descrever os resultados alcançados com a implementação do Dia “D” da Saúde, em Sobral-CE.
Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado a partir das vivências dos 38 Centros de Saúde da Família (CSF), a cerca da realização do Dia D da Saúde, no município de Sobral-CE., que ocorre desde fevereiro de 2023, uma vez ao mês, sempre aos sábados, das 08h às 12h. Inicialmente, a Coordenação da Atenção Primária, em conjunto com a Célula de Imunização e Saúde da Mulher, realizaram um cronograma anual, com todos os sábados de ação, possibilitando os Centros de Saúde uma organização prévia quanto a recursos humanos (enfermeira, técnico de enfermagem da sala de vacina, digitador, uma pessoa para o acolhimento, para organizar os fluxos, auxiliar de serviços gerais), insumos (material para coleta de citopatológico, seringas, agulhas, algodão), imunobiológicos (vacinas à serem ofertadas), ornamentação das unidades de saúde e estratégias de captação do público-alvo: crianças e mulheres de 25 a 64 anos. As ações acontecem em todos os Centros de Saúde de forma concomitante, possibilitando mais uma oportunidade para os pais atualizarem as cadernetas de seus filhos e às mulheres de colocarem o seu preventivo em dia. Ao fim, é realizado um consolidado das vacinas administradas e de citopatológicos coletados, possibilitando às equipes avaliações e reflexões sobre as estratégias utilizadas na divulgação da ação e captação do público-alvo.
Entre fevereiro de 2023 a 2024, foram realizados doze dias “D” de Saúde nos 38 CSF do município de Sobral-CE. Quanto à coleta de citopatológicos, foram realizadas 4.308 exames, sendo 3.731 na faixa etária de 25 a 64 anos, equivalente à 86,6% do realizado, evidenciando empenho das equipes em captar as mulheres que atendem aos critérios do indicador do Previne Brasil, possibilitando uma oportunidade, no final de semana, para esse público colocar em dia o seu exame. Desta forma, o município, no 3º quadrimestre de 2023, pela primeira vez de Previne Brasil, alcançou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), atingindo 42% da meta. Como estratégia utilizada para captação de mulheres, destaca-se o monitoramento, através dos relatórios emitidos pelo MS, no final de cada quadrimestre a busca ativa e a realização do exame por demanda espontânea, sem necessitar de agendamentos. Quanto à vacinação, foram vacinados 2.855 crianças durante os dias “D” de Saúde, um número expressante que traduz a importância da oferta deste serviço em dia em que uma boa parte dos pais não estão trabalhando e os filhos não estão nas escolas, oportunizando o Dia D para atualizar os cartões de vacina. Dentre as estratégias utilizadas para a captação, destaca-se a avaliação dos relatórios do prontuário eletrônico das crianças cadastradas no território bem como, a participação da vacinadora, junto aos agentes de saúde e a enfermeira referência da sala de vacina na avaliação dos cartões de vacina.
A implementação do Dia “D” de Saúde, aos sábados, possibilitou aos responsáveis pelas crianças e às mulheres que possuíam alguma dificuldade de comparecerem as unidades de saúde durante a semana, a oportunidade de atualizar o cartão de vacina dos filhos e das mulheres de realizarem o exame citopatológico. A utilização do lúdico, a intensificação nos territórios, a busca ativa com oferta de vacinação em domicílio, foram estratégias fundamentais usadas aos sábados para o alcance dos resultados acima descritos. Este relato de experiência enfatiza a potente estratégia de otimizar os atendimentos aos sábados, sendo espelho de inciativa e que pode estimular a outros municípios a ampliar o acesso à população em um dia oportuno para as pessoas que não podem frequentar as unidades de saúde.