Autor(a)
THAYZ CAVALVANTE LUZ RABELO
Coautor(es)
ELÂNIA CRISTINA ARAÚJO VASCONCELOS
ELIOMARA MONTEIRO DA SILVA
ISLAYNE DE FATIMA COSTA RAMOS
ARIANE NUNES LIMA FACÓ
FRANCISCA EVANIELE MATIAS VIEIRA
A utilização de medicamentos antipsicóticos é parte fundamental do tratamento clínico dos pacientes com transtornos mentais, tendo tido associação com reações e efeitos indesejados como: aumento de peso, dislipidemia, síndrome metabólica. Para promover a saúde mental, se faz necessário um conjunto de ações preventivas, bem como o tratamento para melhora, a manutenção e recuperação da condição do paciente. As mães de crianças e adolescentes com distúrbios alimentares e que fazem uso de fármacos enfrentam desafios complexos em relação à nutrição de seus filhos. Essas condições podem levar a comportamentos alimentares prejudiciais, deficiências nutricionais e impactos negativos na saúde física e mental dos jovens. Além disso, a falta de conhecimento e orientação adequados por parte das mães pode contribuir para a perpetuação desses problemas, dificultando ainda mais o processo de tratamento e recuperação dos jovens atendidos no CAPSi. No contexto atual, a atenção à saúde nutricional de crianças e adolescentes ganha relevância, especialmente quando esses grupos enfrentam distúrbios alimentares e fazem uso de fármacos. No ambiente do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSI), a problemática se agrava, uma vez que essas condições podem ser agravadas pela falta de orientação nutricional adequada. Diante disso, a implementação de um projeto de educação nutricional direcionado às mães desses jovens se mostra não apenas relevante, mas imprescindível.
Investigar as contribuições do projeto de educação nutricional para mães de crianças e adolescentes atendidos no CAPSI, visando promover uma alimentação saudável e adequada, bem como o manejo adequado de distúrbios alimentares e o uso de fármacos.
As ações de educação em saúde foram conduzidas pela nutricionista e psicóloga da unidade, com a criação de quatro grupos de mães com dez pessoas, crianças e adolescentes, com encontros semanais de educação nutricional em um período de 6 meses com abordagem sobre alimentação saudável e educação de peso com dinâmicas grupais no formato de oficinas, de forma interativa, estimulando o diálogo e participação. Além disso, realizou-se avaliação antropométrica antes e ao final do período, onde foi utilizado como material de apoio, panfletos informativos e vídeos educativos. Cada encontro com duração de 1 hora, abordou uma temática sobre alimentação como, Eu me cuido, Guloseimas e seus malefícios, Alimentação Saudável: Prato Ideal, Mitos e verdades sobre a alimentação, Alimentos que devemos ficar alerta, Autoconfiança: Eu posso, eu consigo.
Com os encontros realizados, foi visto o interesse e destacado por familiares: a importância da continuidade dos encontros para as orientações de alimentação saudável para os responsáveis e familiares das crianças e adolescentes cujo acompanhamento multiprofissional e psiquiátrico/ medicamentoso ocorre no Caps Infantil Dr. Bosco Sobreira.
Conclui-se que a iniciativa da formação do grupo de responsáveis para psico-educá-los de como lidar com as questões comportamentais das crianças e/ou adolescentes se faz necessário, visto que esses encontros potencializam e auxiliam quanto aos cuidados de saúde mental desses usuários.