Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
Sheyla Vieira Paulino
Coautor(es)
Dêniar Cryslene de Sousa Aires
Danilo Gois Sousa
Tereza Cristina Ribeiro Brito
Francisco Ramon Ramos de Oliveira
Em virtude que diversos países estão enfrentando situações emergenciais de saúde pública pela pandemia da COVID-19, os profissionais da Atenção Primária à Saúde estão contribuindo para o cuidado integral à saúde e fortalecimento das ações do Sistema Único de Saúde à nível nacional, mediante a realização de estratégias de promoção da saúde e ampliação do acesso. O primeiro contato aos serviços de saúde é um atributo essencial da atenção Primária à Saúde que apresenta potencialidades para a ampliação do acesso aos seriços de saúde, uma vez que esse acesso pode ser potencializado através de ações multiprofissionais em saúde. Nesse sentido, as estratégias em saúde na atenção primária também contribuem para a formação em saúde e faz notório a Política Nacional de Atenção Básica, em virtude de proporcionar espaços e vivências para estágios de graduação, projetos de pesquisa e extensão universitária. Desta forma, os benefícios da UAPS para a saúde da população bem como para as instituições de ensino e serviço são constantes. É evidente as mudanças na rotina e procedimentos que eram realizados, onde a paramentação dos profissionais é diferenciada, uma vez que a ampliação do acesso aos serviços de saúde tornou-se prejudicada em virtude da redução dos procedimentos de rotina que eram realizados antes do período da pandemia, é notória a importância das estratégias construídas pela equipe com base em prevenir e promover saúde bem como proporcionar a reabilitação e cura.
Relatar a experiência de estratégias realizadas durante a pandemia da Covid-19 para promover a ampliação do acesso aos serviços de saúde. Identificar as estratégias que beneficiam a execução das atividades em tempos de pandemia. Direcionar a equipe para as estratégias ideais pautadas nos protocolos do serviço de saúde.
Trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo sobre a experiência vivenciada por uma equipe de atenção básica no período dos meses de outubro e novembro de 2021. A experiência foi realizada na UAPS Maria de Lourdes Calixtro Lima, localizada em Guaiuba, Ceará, onde possui uma equipe multiprofissional composta por 01 enfermeira, 01 médico, 01 dentista, 01 técnica de enfermagem, 01 técnica de saúde bucal (TSB), 01 atendente de saúde bucal (ASB), 01 atendente de farmácia, 01 auxiliares de serviços gerais. A unidade conta ainda, com o trabalho de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). No que concerne ao horário de funcionamento, de segunda à sexta das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 14:00h. A UAPS contempla todos atributos essenciais para a qualidade do acesso dos usuários aos serviços de saúde, uma vez que os profissionais dessa unidade promovem estratégias que viabilizam a acessibilidade para os atendimentos, acesso integral e a articulação para a continuidade da assistência. Deste modo, destaca-se ainda a busca constante por desafios e as situações de vulnerabilidade a serem superadas, através de ações referentes ao processo de trabalho coletivo. Foram utilizadas metodologia ativa através de orientação direta, visita domiciliares, fazendo uso de uma linguagem acessível em uma conversa educativa.Além da conversa com os líderes da comunidade para descobrirmos as principais limitações, dificuldades e desafios para a melhoria nos serviços de saúde
Deste modo, ressalta-se que toda comunidade foi orientada sobre os benefícios da vacinação. Foram criadas divulgações constantes de educação em saúde nas redes sociais, no sentido de ampliar as informações sobre os benefícios da prevenção primárias bem como para orientar a população quanto aos hábitos de vida saudáveis, fatores de riscos e prevenção de doenças. Mediante a experiência, percebe-se que a promoção da saúde pode ser implementada através de ações individuais e coletivas que promovam estratégias que podem ser disponibilizadas para a população através de tecnologias em saúde, projetos de extensão, consultas multiprofissionais e orientações referentes a educação em saúde.
De tal modo, as vivências durante a pandemia repercutiram no desenvolvimento de competências profissionais, bem como a busca constante dos profissionais para a ampliações do acesso aos serviços de saúde e para buscar resolutividade para os problemas da comunidade, além de contribuir para maior atendimento a demanda e suporte no combate a disseminação da COVID-19 nesse contexto, sendo notória a eficácia das estratégias de gerenciamento, organização e assistência holística no que tange ao cenário da enfermagem. De acordo com as vivências enfatizadas na experiência, foi possível aprimorar estratégias referentes ao trabalho em equipe e a adaptação em superar os obstáculos para atividades profissionais futuras, em virtude da participação ativa no planejamento, intervenções e resolutividade durante todo o período de trabalho, segurança e autonomia na realização de procedimentos e assistência de enfermagem pautada nos princípios do SUS