Autor(a)
Mariana Vale Francelino Sampaio
Coautor(es)
Francisca Michele Paulino da Silva
Rayana Feitosa do Nascimento
Sony Anderson de Souza Alencar
Mariana Elba Costa
Vanderlange de Sousa Gomes
Wagner de Sousa Gomes
A Atenção Primária é reconhecido como um sistema que oferece atendimento acessível e aceitável para os pacientes assegura a distribuição equitativa de recursos de saúde integra e coordena serviços curativos, paliativos, preventivos de saúde. Neste contexto, a atenção primária à saúde tem atendimento para todas as fases da vida e aborda várias temáticas como saúde da criança, mulher, homem, entre outras. Na atenção a saúde da mulher são realizadas ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação do cuidado. Entre os principais cuidados desenvolvidos na atenção primária à saúde, temos a atenção oncológica, voltada para o controle do colo do câncer de útero e de mama, através do rastreamento realizado a partir de 25 até os 64 anos em todas as mulheres que iniciaram atividade sexual para o câncer de colo de útero e a partir dos 50 a 69 anos em todas as mulheres para o câncer de mama. No município de Maracanaú, a baixa adesão das mulheres ao exame preventivo ginecológico sempre foi uma preocupação dos gestores e profissionais das Equipes de Saúde da Família – ESF, por mais que houvessem ações educativas sobre a importância do exame, mostrando dados epidemiológicos de morbimortalidade da doença e campanhas pontuais, principalmente no Outubro Rosa. Tendo em vista esse problema, a partir do ano de 2022, a equipe da Atenção Primária à Saúde elencou problemas identificados e trouxe estratégias para atingir as metas propostas.
Geral: Relatar as estratégias identificadas para a ampliar os exames ginecológicos, visando a prevenção do câncer de colo de útero e de mama. Específicos: - Criação de uma planilha de monitoramento nominal, ajudando na identificação das mulheres para a busca ativa. - Descrever sobre a experiência de levar a saúde para mais perto da comunidade, através do ônibus itinerante da saúde. - Sensibilização dos trabalhadores e profissionais de saúde sobre a importância da busca ativa das mulheres. - Implantação do laboratório municipal para leitura das lâminas.
Foram realizadas reuniões com a diretora da Atenção Primária à saúde – APS, as áreas técnicas dos programas estratégicas da APS e os técnicos da Tecnologia da Informação – TI, onde dialogamos sobre os indicadores da saúde da mulher, quais os problemas encontrados e as estratégias para a resolução dos mesmos. Após as reuniões vimos alguns problemas: a demora do laudo do exame áreas descobertas de Agente Comunitário de Saúde – ACS territórios faccionados, dificultando a ida de mulheres à unidade. Com os problemas iniciamos outras discussões acerca das resoluções dos mesmos. Foi articulado com a gestão do Hospital João Elísio de Holanda sobre a implantação de um setor no laboratório municipal que fizesse as análises das lâminas, reduzindo tempo de emissão do laudo de citopatológico. Através dos técnicos da TI foram criadas planilhas nominais para cada equipe de saúde da família, permitindo a busca ativa nos territórios, auxiliando também as equipes nas áreas descobertas e tivemos a aquisição de um ônibus adaptado com 02 consultórios, sendo um desses consultórios montado para exame ginecológico e um banheiro, sendo o mesmo deslocado para as áreas de acordo com a programação das ESF e utilizado também em ações noturnas e em final de semana, nas praças, escolas e fábricas. Todos os trabalhadores da saúde, desde recepção, porteiro, ESF, ACS, dentistas, auxiliares de saúde bucal e administrativos das unidades foram sensibilizados sobre a importância da busca ativa das mulheres.
Foram capacitados em torno de 800 trabalhadores e profissionais de saúde, sobre a importância exame preventivo ginecológico, mostrando aos mesmos a relevância desse exame para a saúde pública, bem como sobre os processos de trabalho, objetivando uma melhor qualidade do atendimento prestado. Implantação do setor de leitura das lâminas no laboratório municipal com emissão do laudo citopatológico em até 20 dias. As mulheres têm relatado que os exames estão com os resultados mais rápidos, fazendo uma divulgação positiva sobre sua experiência. Aquisição do ônibus da saúde, onde estamos levando saúde para mais perto da comunidade, ampliando o acesso das mulheres ao exame e planejamento e monitoramento das equipes através das planilhas nominais. Observamos que em 2021 foram realizadas 5.050 exames citopatológicos, sendo destes 4.233 em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, após o desenvolvimento das estratégias em 2022 realizamos 11.534 exames, sendo destes 9.474 em mulheres na faixa etária preconizada e em 2023 realizamos 23.434 exames, sendo destes 20.832 em mulheres na faixa etária preconizada. De 2021 para 2022, aumentamos os exames em 128,4% e de 2022 para 2023, aumentamos em 103,17%. Após a implantação e implementação das estratégias de 2021 para 2023, ampliamos a coleta dos exames citopatológicos em 364,04%.
Na saúde da mulher observamos um fortalecimento da rede municipal de atenção à saúde, através da articulação mais coesa entre a atenção primária e secundária. Uma melhor organização e comunicação entre todos trabalhadores e profissionais da unidade de saúde quanto aos processos de trabalho e o trabalho em equipe. Ampliamos o acesso das mulheres ao exame citopatológico, oportunizando um diagnóstico precoce, contribuindo para a redução da morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis.