Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral
Coautor(es)
Cristiana Paula Araújo Rolim
Tereza Laura Dantas Nóbrega Nery
Clivia Castro de Lima
José Davi Gonçalves Lopes Silva
Laura Tereza Dantas Nóbrega Nery
As doenças crônicas não transmissíveis constituem uma problemática atual com considerável impacto na saúde pública. A obesidade é uma das principais preocupações atuais, responsável pelo aumento na incidência de doenças crônicas não transmissíveis. No Brasil, observou-se aumento de 20,8% para 25,9% de indivíduos adultos obesos entre os anos de 2013 e 2019, com projeções de ascendência para 30% até 2030. As mulheres e grupos com menor escolaridade e renda apresentam maior incidência (Ferreira et al., 2021). A obesidade constitui uma doença crônica não transmissível, responsável pelo desenvolvimento de problemas, dentre os quais: diabetes tipo 2, resistência insulínica, dislipidemias, síndrome metabólica, hipertensão arterial sistêmica, infarto, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, cirrose, síndrome dos ovários policísticos, risco para canceres, depressão, ansiedade, doenças renais dentre outros (Blüher, 2025). O lócus da ação foi o município de Ipaumirim, localizado no estado do Ceará, distante 433km da capital Fortaleza. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2022), a população do município de Ipaumirim é de 12.083 pessoas, o que corresponde a uma densidade demográfica de 43,70 habitante por quilômetro quadrado. Dados do e-Gestor revelam uma população de 12.441, que são cobertas por 6 Unidades de Saúde da Família, o que representa 168,79% de cobertura. Quanto aos indicadores de desempenho, considerando o primeiro quadrimestre de 2025, o município apresenta ótimos indicadores de pré-natal (6 consultas) (69%), exames de sífilis e HIV no pré-natal (90%), acompanhamento em saúde bucal (97%), cobertura vacinal para pólio e penta (98%), bom indicador para cobertura de citopatológico (39%), e para acompanhamento do diabetes (37%), e indicador regular para acompanhamento da hipertensão (33%).
Geral Promover um grupo de cuidados como estratégia para adoção de hábitos de vida saudáveis no contexto da Atenção Primária em Saúde. Específicos - Desenvolver atividades de educação em saúde com foco no autocuidado - Instituir espaços para discussão e prática de hábitos saudáveis - Realizar avaliação nutricional e cuidados básicos de saúde.
Trata-se de um relato de experiência realizada na Unidade de Saúde da Família Felizardo Vieira – Ipaumirim – Ceará, no ano de 2025. Os vinte participantes, convidados pelas Agentes Comunitárias de Saúde, por iniciativa própria, compareceram no primeiro momento do grupo, que consistiu em uma consulta multidisciplinar, realizada por médico, enfermeira, odontólogo, nutricionista, psicóloga e profissional de educação física, avaliação odontológica, verificação da situação vacinal, todos os profissionais do próprio serviço. Foram realizados aferição de sinais vitais, exames laboratoriais, avaliação antropométrica, avaliação nutricional e funcional. Os encontros semanais, com duração de uma hora, tiveram como base a terapia comunitária, com roda de discussão que que tinham como tema “conquistas e deslizes da semana”, e seguiam com a condução de um dos profissionais, que abordaram hábitos de vida saudáveis, melhor relação e conhecimento dos alimentos, a importância das atividades físicas e dos cuidados com a saúde.
Foram oito semanas de acompanhamento, concluídos com a realização da reavaliação. Dos vinte participantes iniciais, dezesseis concluíram o cronograma proposto. Observou-se melhoria significativa nos parâmetros avaliativos, com redução dos riscos associados à obesidade, bem como melhor disposição a continuação de hábitos saudáveis e consequente seguimento das práticas propostas.
O grupo mostrou-se uma iniciativa profícua no que concerne à prevenção e controle de doenças crônicas a partir da oportunidade de que os usuários da atenção primária possam conhecer e ser estimulados à adoção de hábitos de vida saudáveis. Trata-se de uma experiência que pode servir de exemplo para que outras unidades de saúde possam também fortalecer a atuação no contexto preventivo frente à problemática da obesidade.