Tema: GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Autor(a)
Tatiane de Fatima Sousa Almeida
Coautor(es)
Isabel Fontenele Dias Lima
Brenda Maria Correia Melo
Larisse Araujo Sousa
Lucas Evangelista Alves Feijão
Rute Aguiar Ribeiro
O início precoce do acompanhamento pré-natal é de extrema importância, pois favorece e proporciona melhor orientação na gestação, sendo assim pode-se desenvolver o interesse da mulher em comparecer nas atividades proporcionadas pelas unidades de saúde, o que possibilita no esclarecimento de dúvidas e no desenvolvimento de uma gestação tranquila para o binômio mãe/bebê. Além disso, o acolhimento dessa mulher desde o início da gestação favorece a manutenção de seu bem-estar físico e emocional. A educação em saúde é uma das estratégias utilizadas pela Atenção Básica para aumentar a autonomia das mulheres no seu cuidado durante o ciclo gravídico-puerperal. As ações educativas não devem ser somente informativas. Ao contrário, devem oportunizar espaços de reflexão que tornem as mulheres agentes de mudança de seus próprios processos.
Relatar à experiência de uma prática pedagógica de um grupo de promoção a saúde com gestantes, que busca garantir equidade e universalidade no cuidado, com praticas transversais de educação em saúde.
Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa de modalidade relato de experiência com o grupo de gestantes acompanhadas no Centro de Saúde da Família (CSF) Maria Adeodato, em Sobral-CE. O grupo acontece uma vez ao mês, sendo responsáveis pelo grupo a equipe de residentes multiprofissionais em saúde da família, enfermeiras da estratégia saúde da família e agentes comunitários de saúde (ACS), no qual os assuntos abordados no grupo seguem o cronograma preestabelecido pela TREVO DE QUATRO FOLHAS (estratégia municipal para o cuidado integral com gestantes, puérperas e crianças menores de cinco anos) e contam com o apoio da gerente do CSF e toda a equipe de profissionais que compõem o serviço. Ademais, durante a roda de conversa com as gestantes, as dúvidas que vão surgindo também são esclarecidas.
O Grupo de gestantes deste CSF estava temporariamente desativado e no mês de janeiro do ano de 2022 ocorreu a reativação. Pode-se perceber que a metologia usada durante a roda de conversa, trouxe bons resultados e que a cada encontro as gestantes se sentiam mais seguras e desinibidas nos questionamentos para esclarecer suas dúvidas, fortalecendo os seus saberes e diminuindo as incertezas geradas neste período. Neste momento oportuno ocorreu a uma aproximação dos profissionais da equipe, proporcionando um alinhamento a fim de garantir a organização do serviço para receber as mulheres no período gestacional, tais como: a busca ativa no território pelos ACS e sensibilização das mulheres durante os pré-natais com a equipe de enfermagem do serviço, garantindo um vínculo maior entre profissionais de saúde e as gestantes.
Através da criação de vínculo é possível prevenir e/ou minimizar os problemas obstétricos e neonatais na comunidade, como também através da divulgação realizada entre as gestantes referentes aos encontros facilitaram uma maior adesão ao pré-natal, fazendo com que fossem iniciados, em sua grande maioria, antes das 12 semanas.