Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
Ana Cristina de Castro e Silva
Coautor(es)
Beatriz Lira de Oliveira
Rayana Feitosa do Nascimento
Cristiane Santiago Natário Branco
Maria Josiane Costa Aragão lustosa
As Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNT) estão entre um dos principais desafios para o Sistema Único de Saúde, especialmente pela elevada carga de morbimortalidade, pelas limitações funcionais que impõem aos usuários e pelo impacto crescente sobre os serviços de saúde. Nesse contexto, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) e o diabetes mellitus (DM) destacam-se por sua natureza contínua e multifatorial, o enfrentamento dessas condições exige ações coordenadas e sustentáveis, centradas na Atenção Primária à Saúde (APS). A Atenção Primária à Saúde (APS), enquanto coordenadora do cuidado e ordenadora da Rede de Atenção à Saúde, desempenha papel essencial na prevenção, no acompanhamento clínico e na promoção da saúde das pessoas com condições crônicas. No entanto, o enfrentamento dessas condições exige mais do que consultas e dispensação medicamentosa: requer estratégias que promovam vínculo, educação em saúde, corresponsabilização do usuário e fortalecimento do autocuidado apoiado. Nesse sentido que o HIPERDIA em Ação se apresenta como uma experiência de reorganização do cuidado na APS, por meio do fortalecimento dos grupos educativos e do acompanhamento multiprofissional sistemático de pessoas com hipertensão e diabetes. A iniciativa busca transformar o grupo HIPERDIA em um espaço de cuidado, escuta, orientação, monitoramento e promoção da saúde, ampliando o acesso, qualificando o acompanhamento clínico e contribuindo para a melhoria dos indicadores assistenciais e da qualidade de vida dos usuários.
Objetivo Geral •Aprimorar a atuação da Atenção Primária à Saúde na assistência às pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, por meio do fortalecimento do grupo HIPERDIA, com foco na qualificação do cuidado e na melhoria dos resultados em saúde. Objetivos Específicos •Consolidar o seguimento contínuo dos usuários com hipertensão e diabetes • Desenvolver estratégias de educação em saúde, estimulando o autocuidado e a participação ativa no tratamento •Elevar a adesão às condutas terapêuticas e ao monitoramento clínico • Reduzir o risco de complicações e agravos associados às doenças crônicas •Intensificar o vínculo entre a equipe de saúde e os usuários.
Trata-se de um relato de experiência, de natureza descritiva, sobre a implementação e o fortalecimento dos grupos HIPERDIA nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) do município de Maracanaú-CE. A estratégia foi consolidada no ano de 2025, a partir da reorganização do processo de trabalho das equipes e da institucionalização dos grupos em 26 unidades de saúde do município, sob coordenação da Gerência do Programa de Hipertensão e Diabetes. Inicialmente, foi realizado o planejamento da ação junto às equipes da APS, com definição de cronograma mensal contendo datas, temáticas prioritárias, fluxos de organização e profissionais responsáveis pela condução das atividades. Os grupos passaram a ocorrer de forma sistemática, com encontros mensais destinados a usuários com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus, vinculados ao território adscrito de cada unidade. A metodologia adotada integrou ações assistenciais, educativas e de monitoramento clínico, com abordagem multiprofissional e foco na integralidade do cuidado. Durante os encontros, foram desenvolvidas atividades de educação em saúde voltadas à promoção do autocuidado, orientações sobre uso correto de medicamentos, alimentação saudável, incentivo à prática de atividade física, prevenção de complicações, promoção da saúde bucal e fortalecimento da adesão ao tratamento. As ações foram conduzidas por médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, profissionais da eMulti e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), destacando-se o papel estratégico dos ACS na identificação e busca ativa dos usuários, mobilização comunitária, incentivo à participação e acompanhamento longitudinal, fortalecendo o vínculo entre equipe e população. Além das atividades educativas, os encontros contemplaram avaliações clínicas periódicas, incluindo aferição da pressão arterial, glicemia capilar, peso, altura e avaliação antropométrica, permitindo o monitoramento dos parâmetros de saúde e a identificação precoce de alterações. Os dados produzidos foram registrados em sistema eletrônico e acompanhados pela gestão municipal, possibilitando o monitoramento contínuo da execução da estratégia, o apoio às equipes e o fortalecimento da organização do processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde.
A implementação dos grupos HIPERDIA promoveu a reorganização do cuidado às pessoas com hi-pertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus nas Unidades de Saúde da Família, reafirmando a Atenção Primária à Saúde como espaço estratégico de cuidado longitudinal, promoção da saúde e prevenção de complicações. A iniciativa fortaleceu o papel da APS como coordenadora do cuidado, ampliando o acesso dos usuários a ações coletivas, qualificando o acompanhamento clínico e fortalecendo o vínculo entre equi-pes e comunidade. No processo de monitoramento conduzido pela Gerência do Programa de Hipertensão e Diabetes, das 26 Unidades de Saúde da Família acompanhadas, 22 apresentaram boa adesão à execução dos grupos, evidenciando elevada capacidade de incorporação da estratégia ao processo de trabalho das equipes. Em 4 unidades, observou-se menor participação dos usuários, com relato de dificuldades relacionadas à sensibili-zação da população quanto à importância de comparecer à unidade em atividades não vinculadas à consul-ta individual agendada. Esse aspecto revelou-se um importante analisador do processo, apontando para a necessidade de fortalecer estratégias de mobilização social, educação em saúde e engajamento comunitá-rio. Os relatos dos participantes indicam maior segurança no manejo da condição crônica, melhor orga-nização do uso de medicamentos e maior autonomia no cuidado, incluindo aplicação correta de insulina e controle mais sistemático da pressão arterial e glicemia. A institucionalização da estratégia contribuiu para qualificar o processo de trabalho das equipes, padronizar o acompanhamento e consolidar ações voltadas ao cuidado integral das condições crônicas. Trata-se de uma experiência com potencial de sustentabilidade, replicabilidade e impacto positivo sobre os indicadores de saúde do território.
O fortalecimento dos grupos HIPERDIA em Ação evidenciou-se como uma estratégia potente para qualificar o cuidado às pessoas com hipertensão e diabetes no município de Maracanaú. Ao incorporar os grupos como parte estruturante do processo de trabalho das equipes, a iniciativa fortaleceu a integralidade do cuidado na Atenção Primária à Saúde, ampliando a participação dos usuários, fortalecendo o vínculo com as equipes e favorecendo maior adesão ao acompanhamento e ao tratamento. A experiência contribuiu para qualificar o cuidado longitudinal, ampliar o acesso às ações de saúde e consolidar práticas alinhadas aos princípios da integralidade, da longitudinalidade e da coordenação do cuidado . Por utilizar recursos já existentes na rede e se apoiar na reorganização de práticas assistenciais cotidianas, trata-se de uma estratégia de baixo custo, sustentável e com elevado potencial de replicabilidade em diferentes territórios, podendo inspirar outros municípios no fortalecimento do cuidado às condições crônicas na APS.