Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
Yasmin Santos Amaral Coelho
Coautor(es)
Jackie Ellen Matos de Freitas
Caio Coelho Machado
José Nilson Alves de Souza Filho
O cuidador enfrenta diversas situações e fatores no ambiente de trabalho que afetam a sua integridade física, psíquica e emocional. Alguns dos causadores de estresse, são os altos níveis de poluição sonora, visual e do ar ambiente, a falta de lazer, o espaço físico inadequado e a instabilidade no emprego. Esses trabalhadores frequentemente enfrentam sobrecarga emocional, estresse e desgaste físico, o que pode comprometer tanto sua qualidade de vida quanto a qualidade do serviço prestado. Nesse contexto, surge a necessidade de estratégias voltadas ao cuidado do cuidador, promovendo bem-estar, saúde mental e melhores condições de trabalho. Apesar dos desafios, nos últimos anos, o país tem feito progressos significativos inserindo algumas estratégias de cuidado. Entre elas está o atendimento em grupo, que vêm se mostrando uma estratégia eficaz para promover a saúde mental e prevenir o adoecimento no país. O grupo terapêutico pode contribuir para a redução do próprio estigma relacionado ao adoecimento mental e para promoção e prevenção em saúde mental utilizando ferramentas de baixo custo. Este relato visa descrever a eficácia de um grupo terapêutico para os profissionais que trabalham em uma Unidade de Saúde da Família Tenente Ivaldo Silva, no município de Maracanaú/CE. O grupo é liderado pela psicóloga da unidade juntamente com uma equipe multiprofissional.
Objetivo geral: Estimular a sensibilização da equipe de profissionais da USF para o cuidado de si e desenvolver dentro do ambiente de trabalho ações que promovessem o cuidado de si e o cuidado do outro. Objetivos Específicos: - Descrever a experiência da implementação do grupo cuidando do cuidador e sua relevância no cenário da Atenção Primária à Saúde - Relatar a experiência de implementação de ações voltadas ao cuidado do cuidador no ambiente de trabalho - Destacar os impactos na saúde e no bem-estar dos profissionais envolvidos - Analisar a melhoria dos profissionais no ambiente de trabalho ao longo do acompanhamento - Avaliar a adesão e permanência dos participantes no grupo.
Nesse relato, buscou-se descrever as atividades desenvolvidas no grupo de apoio à saúde mental, denominado de “cuidando do cuidador”, com foco nos processos e na dinâmica para a implementação do grupo, assim como na fundamentação teórica para o grupo e no desenvolvimento e na estrutura das atividades. Inicialmente, realizou-se o planejamento junto à equipe multiprofissional da USF, definindo cronograma das atividades, separação mensal da equipe multiprofissional, fluxos de atendimentos e horários de cada profissional que seriam liberados para irem ao grupo. O período no qual as atividades foram realizadas compreendeu de janeiro a dezembro de 2025. A média de realização era de uma atividade mensalmente, com um tema para cada encontro, comandado pela psicóloga e um profissional da equipe multi designado para aquele mês de acordo com o cronograma. Os sujeitos deste estudo foram os membros da equipe de unidade de Saúde da Família Tenente Ivaldo SIlva: enfermeiras, técnicos, médicos, recepcionistas, fisioterapeuta, nutricionista, dentistas, farmacêuticos e auxiliares. As atividades realizadas no grupo para com os participantes eram pensadas e elaboradas de acordo com o bem estar de cada um, pensando em gerar mais calma e tranquilidade. Essas atividades eram alongamento, leitura de pensamentos, mapa dos sonhos, massagem, auriculoterapia, vídeos de reflexões, entre outros.
Os horários em que as atividades foram realizadas também variaram, acontecendo no, meio e término do expediente no entanto, o horário em que o maior número de atividades ocorreu foi no término do serviço em torno das três horas. Os encontros coletivos para o desenvolvimento da saúde mental ocorreram mensalmente, por 12 meses, com duração de 1 hora e 30 minutos em cada turma. O número de funcionários era de quarenta pessoas, e a participação delas nas atividades ficou aproximadamente entre 80 a 95%. Destaca-se que alguns funcionários não participaram das atividades porque no momento em que foram realizadas, necessitaram prestar algum cuidado ao paciente, ou o estado do cliente era grave não permitindo a ausência do cuidador. Houve ainda, em alguns momentos, funcionários que não se interessaram pela atividade proposta portanto, não a realizaram. A experiência do grupo foi planejada previamente e deveria contar com a prática de dinâmicas coletivas e reflexivas sobre temas cotidianos que interferem na saúde mental, como: luto, ansiedade,depressão, delimitação de limites, entre outros.
A experiência evidenciou que ações voltadas ao cuidado do cuidador são fundamentais para a promoção da saúde no ambiente de trabalho. Tais iniciativas contribuem para o fortalecimento emocional dos profissionais, melhoria das relações interpessoais e aumento da qualidade dos serviços prestados. Ressalta-se a importância da continuidade dessas ações e do comprometimento institucional para a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis e humanizados. Conclui-se que a experiência desenvolvida foi relevante dentro da perspectiva da atenção psicossocial que introduzem-se mudanças na forma como os usuários se relacionam consigo mesmos, com o tratamento e com a abordagem especializada em saúde mental. Ao longo dos encontros foi observada a reorientação dos usuários, que passaram a se ver como sujeitos ativos de sua própria saúde, estabelecendo um diálogo mais próximo com os profissionais técnicos e questionando os procedimentos que lhes eram propostos.