Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
RAQUEL MOURA CHAGAS
Coautor(es)
Rita de Cássia Feitosa Gonçalves Alexandrino
Deirijane Maria de Araújo
Mônica Suely Paula da Silva
Zenenida Tamiris dos Santos Arruda
Josete Malheiro Tavares
Um novo coronavírus foi identificado no final de 2019 em Wuhan, China e causa a doença chamada “Coronva Virus Disease- COVID-19”, cuja característica inicial é afetar o sistema respiratório, podendo apresentar outras complicações agudas e sequelas crônicas (CARVALHO, ET AL, 2020). Em todo o mundo se iniciou uma corrida para obtenção de uma vacina contra o SARS-CoV-2. Em tempo recorde, menos de um ano, sem precedentes na história, a ciência havia produzido várias formulações vacinais para conter a pandemia e de igual modo, muito rapidamente passou a ser utilizada na imunização das pessoas. Durante o primeiro semestre de 2021, em todo o pais o Sistema Único de Saúde foi tomado por sobressalto do que se convencionou chamar segunda onda da pandemia do novo coronavírus, onde prevaleceu dois movimentos estratégicos e essenciais, em nível de situação de emergência em saúde pública: o enfrentamento a Covid-19 enquanto doença que alcançou grandes proporções de contágio, complicações, internamentos e óbitos e concomitante a esta crise sanitária, os esforços de vacinação contra a Covid-19 – tudo acontecendo ao mesmo tempo, sendo necessário ajustar as ações a cada semana, e/ou diariamente. Ao longo de 2021, quando foram testados 20.651 pessoas, sendo confirmados 4.463 casos positivos de Covid-19, com evolução fatal de 94 casos enquanto 16.651 testes foram não reagentes. Deu-se andamento aos trabalhos da vacinação contra Covid-19, iniciado a partir de 19 de janeiro/2021
Objetivo Geral Repercutir as estratégias adotadas para a vacinação contra a Covid-19, concomitante ao enfrentamento a Pandemia SARS-CoV-. Objetivos específicos: Relacionar os principais desafios na vacinaçõa contra covid-19 em Eusébio Descrever as iniciativas e boas práticas adotadas, incluindo os esforços de retomada da cobertura vacinal de rotina.
Para este relato foram consultados dados primários de natureza epidemiológica, documental, revisão de conteúdo, num ambiência vivida de ampliação de testagem no âmbito da estratégia saúde da família, monitoramento do paciente com Covid-19 em tempo oportuno, surgimento de sinais e sintomas de alarme, o isolamento ou quarentena de no mínimo duas semanas, risco de transmissão, concomitante aos esforços de vacinação contra COVID-19, no ano 2021. Para tanto foram adotadas estratégias inovadoras para atrair o maior número possível de pessoas, aliado o cuidado necessário de se evitar desperdício de doses ou vencimento do prazo de uso, priorizando os grupos etários nas chamadas. NO SEGUNDO SEMESTRE/2021, A vacinação de rotina, ganhou um reforço especial com o início do monitoramento de desempenho, realizado pelo grupo condutor do Projeto Selo Unicef Município Aprovado, de composição intersetorial, coordenado pela primeira dama, envolvendo diretamente o gabinete do prefeito, as secretarias de saúde, desenvolvimento social, educação e cultura, dentre outros órgãos da administração municipal. A campanha de multivacinação, incialmente prevista para todo o mês de outubro, se estendeu também ao largo do mês de novembro/2021, quando intensificadas as chamadas para vacinação de rotina, utilizando-se pelo menos dois a três dias da semana para atualização vacinal, inclusive durante alguns sábados – tudo planejado para não descontinuar a vacinação em curso contra a covid-19
Dados obtidos do monitoramento de doses aplicadas, o ano de 2021 foi encerrado com cobertura vacinal de 102,58% de D1 (primeira dose) 94,87% D2 (segunda dose) e 62,35% D3 (dose de reforço) dentro do público alvo elegível para receber a vacinação contra Covid-19. Não se pode descontinuar os cuidados necessários às famílias e indivíduos, sobretudo àqueles mais vulneráveis, ao que Mendes (2021) chama “o paciente invisível” cuja situação clínica não está relacionada à Covid-19, mas por restrições dela decorrentes não consegue atendimento, evolui com piora, complicações, a gestão municipal do SUS em Eusébio foi readequando seu fazer diário, e na medida que as condições sanitárias foram permitindo flexibilizar as regras impostas, foram adotadas estratégias outras concentradas no cuidado para além da pandemia. O monitoramento mais aproximado, permitiu avaliar o desempenho de cada equipe de saúde da família/ unidade básica de saúde. Concomitante a isso transcorreram os esforços de atualização das condicionalidades afetas a saúde, dentro do programa Auxílio Brasil, que substitui o Bolsa Família, tendo atingido o alcance de 99,31% de avaliações do público alvo. No final de 2021 houve um ataque hacker aos sistemas de informações do Ministério da Saúde durante, tendo ficado fora do ar por mais de 15 dias, e ainda persiste instabilidade dos mesmos, inclusive o SI-PNI que congrega os dados de vacinação.
Os esforços de imunização COVID-19 em Eusébio se reveste de boas práticas e exitosas iniciativas para atrair a adesão da população residente a completar o esquema de vacinação adequado, em tempo oportuno e célere. Consultado o último monitoramento de cobertura vacinal fornecido pela SESA, nesta data, vê-se que Eusébio mantém uma das melhores coberturas vacinais contra COVID-19 no Estado, tendo aplicado 102,57% de D1 (1ª dose) 95,78% de D2 (segunda dose). A diferença do saldo percentual observado entre D1 e D2 se deve a duas situações principais: a) a diminuição da procura de pessoas para completar o esquema vacinal (isso tem melhorado após novas estratégias de chamadas que a SMS Eusébio tem realizado) b) o tempo necessário de espera entre D1 e D2, principalmente entre adolescentes de 12 a 17 anos (para dar melhor celeridade a essa situação, adotamos em março/2022 a convocação da chamada de D2 para o tempo recomendado pelo fabricante – Pfizer, que é de 21 dias de intervalo entre a D1 e D2 – antes o prazo recomendado pelo estado era de oito semanas).