Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
Adriana de Arêa Leão Arraes
Coautor(es)
Diego Guilherme Lemos Caminha
Luana Pontes Braga
Jacy Bezzera Caminha Ferreira
Waldenia lima Paz
Janaina Moura de Oliveira
Diante do quadro em que estávamos enfrentando com o surgimento da Pandemia do COVID-19, no ano de 2020, mas precisamente, meados de fevereiro no Brasil, novas estratégias precisariam estar implementadas no exercício de cada profissional do NASF-AB buscando novos desempenhos no cuidado com a nossa comunidade. No Município de Eusébio os surtos de sintomas dessa nova doença muito desconhecida, foram intensos. Diante do exposto, até março de 2021 a realização de testes descentralizados somou o total de 11.563, equivalente a 21% para a população residente, sendo confirmados 3.651 casos positivos, ou seja, 31,54% comparando com os testes realizados. Os profissionais do Núcleo Ampliado da Saúde da Família e Atenção Básica –NASF-AB, do Município de Eusébio- Ceará, buscando promover mais qualidade de vida e intensificar o cuidado, iniciaram novos contextos de acolhimento. Medidas de enfrentamento do coronavírus foram apresentadas e realizadas nas Unidades Básicas de Saúde da Família, tanto como uma articulação mais intensa e resolutiva, como também, em rotinas dos indivíduos positivados, consequentemente nas famílias. Além de um tele monitoramento via ligação e ou whatsapp, dos pacientes já identificados, a atenção nos sinais e sintomas, juntamente com os familiares incorporando um feedback multidisciplinar, resultava em uma continuidade da atenção. A busca ativa era continuada e imediata com entrega de medicações em domicílios, além da reabilitação fisioterapêutica.
Objetivo geral: •Inovar as estratégias no exercício do apoio ampliado dos Profissionais do NASF-AB dentro contexto da Pandemia no Município. •Buscar desenvolver serviços multidisciplinares de saúde mais intensificados e humanizados, complementando o enfrentamento da Covid-19. Objetivo Específico: •Contribuir de forma presente e contínua no cotidiano das famílias verificando o grau da evolução da doença, proporcionando uma busca ativa de pacientes positivados em domicílios e internados agindo de forma imediata na entrega de medicações e notificações. •Proporcionar um acolhimento humanizado e como o cuidado na escuta através dos tele monitoramentos diários e feedbacks. •Reabilitar pacientes com sequelas respiratórias de Pós Covid pelos profissionais da Fisioterapia domiciliar
Os profissionais do Núcleo Ampliado de apoio da Família e Atenção Básica-NASF- AB, do Município de Eusébio-Ce, no exercício de cada profissão e ou equipe, buscava o comprometimento de prevenção, promoção da saúde e reabilitação. Diante da Pandemia em que vivenciávamos e na realidade das ampliações de testes do COVID-19 em nosso Município em parceria com a FIOCRUZ , como também as confirmações de vários casos, os profissionais do NASF-AB procuraram através de reuniões e planejamentos inter- setoriais, reinventar serviços com o propósito de uma nova resolutividade. Uma inovação das estratégias na atenção e no cuidado com a comunidade foi visível no cotidiano das Equipes. A realização da busca ativa, juntamente com os Agentes Comunitários da Saúde e Enfermeiros de cada UBASF dos pacientes sempre foi de forma resolutiva. Com implementação um tele monitoramento cotidiano dos profissionais com os pacientes positivados e seus familiares via ligaçao e ou whats e incluindo os internados, definiu fluxos de diferencial em acompanhamento. Dentro de todas as logísticas, incluindo as medicações entregues, o NASF -AB foi primordial no acolhimento imediato das famílias, evoluindo as notificações diárias. A continuidade do cuidado foi realizada com a reabilitação respiratória e ou motora de imediato nos pacientes Pós- Covid que precisavam desse cuidado, devido as sequelas da doença.
As Equipes do Núcleo de Atenção Ampliada da Atenção Básica no Município de Eusébio monitoraram, acompanharam com todo suporte de atenção, acolhimento e cuidado diário da comunidade, entregando as medicações em imediato em domicílio, após o resultado dos exames. Em referencia de março de 2021 contabilizamos 500 entregas. Meados do ano de 2021 os tele monitoramentos com os pacientes isolados em domicílio e internados obtiveram um crescimento significativo, visto que, os registros somente da Equipe dos profissionais do Nasf Timbú, em março de 2021, resultaram em 1.071 ligações e ou whatsapp. Fora as notificações registradas das evoluções do grau de sinais e sintomas da doença em cada indivíduo, seguia o trabalho em busca de registros de óbitos. O total de óbitos no Município desde 2020 ate os dias atuais, foram de 141 e a equipe do Nasf Timbú, apenas em março de 2021, o profissional responsável acompanhou mais de 12 casos, sendo esses pacientes internados até em outros Municípios. A Reabilitação Pulmonar e motora domiciliar constatou uma continuidade do cuidado. As solicitações foram intensas, totalizando em março de 2021, apenas no Nasf Timbú 67 pacientes. As novas práticas e esse estreitamento do cuidado foi o mais inovador nas estratégias, visto que, o resultado das declarações de gratidão da comunidade, através de mensagens e feedbacks foi um reconhecimento da nossa missão como cidadãos e profissionais da Saúde. Foi notório um estreitamento do cuidado com o outro.
O enfrentamento de uma doença desconhecida e altamente transmissível como o Covid -19, pelos Profissionais do Núcleo de Apoio Ampliado da Saúde da Família –NASF-AB, em apoio às famílias de nosso Município foi inovador. Através de buscas ativas inter setoriais, os feedabcks entre as equipes e pacientes, orientação regionalizada e humanizada e contínua, conseguimos prestar um melhor serviço em todos os tempos. O que mais pontuou nessa nova vertente de execução do exercício do trabalho de cada profissional do NASF-AB além de sua profissão, foi o cuidado, criterioso e muito específico de cada isolamento individual e ou familiar, na questão da orientação, empatia, como tambÉm o acompanhamento do quadro do paciente internado estreitando a comunicação entre os envolvidos. A escuta, o cuidado diário com intensa dedicação, a entrega além de um profissional da saúde, vivenciando conjuntamente com a doença em família, procurando amenizar a dor do outro foi intenso. E preciso relatar também que buscamos o melhor nas estratégias e inovações de cuidar do outro, no servir em nossas atribuições. Além de profissionais da saúde, vivenciamos a dor constante em nosso próprio contexto familiar e isso foi vencer.