Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
DRIELY DANDARY SOARES MENDES
Coautor(es)
ANA MARIA DE OLIVEIRA AQUINO NETA
MARIA DAS CANDEIAS REGIS SALDANHA
BRENDA ALMEIDA DANTAS
GEOVAN DE SOUSA NEGREIROS
Atualmente, a saúde pública passa por um cenário decorrente de uma transição demográfica e epidemiológica que requer a cooperação entre os componentes da equipe multiprofissional, com o objetivo de atender às necessidades de forma integral. Porém, muitas dessas condições de saúde exigem complexos regimes terapêuticos, que aumentam a morbimortalidade relacionada aos medicamentos e às suas repercussões nos sistemas de saúde. Nesse contexto, verifica-se que o cuidado farmacêutico constitui uma ação integrada do farmacêutico com a equipe de saúde, cuja intervenção está centrada na promoção da saúde e do uso racional e seguro de medicamentos pelos usuários. Porém, a realidade é que, de maneira geral, o farmacêutico é subutilizado pelos sistemas de saúde, muitas vezes sendo reduzido apenas a papéis assistenciais. Contudo, se o medicamento é uma das principais ferramentas terapêuticas da medicina moderna, é essencial o profissional farmacêutico nas equipes multiprofissionais desempenhando a otimização da terapia farmacológica. Desse modo, em 2024, o município de Jaguaribara estruturou a inserção do farmacêutico na equipe multiprofissional (e-Multi) da Atenção Primária à Saúde (APS), ampliando sua atuação para além da logística da assistência farmacêutica. A iniciativa surgiu diante da elevada prevalência de condições crônicas, polifarmácia, baixa adesão terapêutica e necessidade de qualificação do cuidado no território. A integração do farmacêutico foi organizada como estratégia permanente de apoio às equipes de saúde da família (eSF), fortalecendo o cuidado interdisciplinar e a resolutividade da APS. Atualmente, o profissional contribui para o manejo clínico, educação em saúde e promoção do uso racional de medicamentos. A experiência alinha-se às diretrizes do SUS ao fortalecer o modelo de cuidado integral e colaborativo.
Objetivo Geral: Mostrar a importância da qualificação do cuidado na atenção primária por meio da integração do farmacêutico à e-Multi. Objetivos Específicos: •Apresentar um modelo de transição assistencial, descrevendo como o farmacêutico pode migrar da atuação logística para o cuidado clínico direto ao paciente. •Evidenciar o apoio matricial para consolidar a colaboração entre farmacêutico na APS. •Demonstrar como a intervenção farmacêutica reduz riscos aos pacientes e aumentam a resolutividade da APS.
A experiência foi implementada no município de Jaguaribara-CE, integrando o farmacêutico às e-Multi na APS como agente estratégico na qualificação do cuidado. Inicialmente, estabeleceu-se um cronograma de apoio matricial e atendimentos compartilhados entre o farmacêutico e as eSF. Foram definidos protocolos de encaminhamento para a clínica farmacêutica baseados em critérios de risco, como polifarmácia, baixa adesão terapêutica e pacientes com condições crônicas descontroladas, inclusive a hipertensão e diabetes. O farmacêutico passou a compor as discussões de casos clínicos, contribuindo na elaboração de Projetos Terapêuticos Singulares (PTS). As atividades incluíram consultas farmacêuticas individuais para conciliação medicamentosa, visitas domiciliares conjuntas para pacientes acamados e grupos de educação em saúde voltados ao uso racional de medicamentos. O prontuário eletrônico é o principal instrumento de registro e comunicação entre os profissionais, garantindo a continuidade do cuidado. A parceria intersetorial com a assistência farmacêutica municipal garantiu o suporte logístico necessário para as intervenções propostas. Foram realizadas reuniões mensais de avaliação do fluxo de trabalho da e-Multi para ajustes no processo de integração, visando otimizar a resolutividade das demandas farmacoterapêuticas no território. Inicialmente, o farmacêutico foi inserido na e-Multi com carga horária de 20 horas, assumindo a coordenação de grupos de tabagismo e, posteriormente, participando dos demais grupos operativos. Realizou consultas farmacêuticas individuais para usuários polimedicados ou com baixa adesão, apoio matricial para discussão de casos clínicos, educação em saúde nos grupos, orientações sobre uso seguro de medicamentos, interações e adesão terapêutica e participação em ações de educação permanente da equipe, incluído atualmente no Núcleo Municipal de Educação Permanente (NUMEPS). Diante das demandas, atualmente o farmacêutico possui carga horária de 40 horas na e-Multi.
A integração do farmacêutico na equipe e-Multi resultou em avanços significativos na qualificação do cuidado e na segurança do paciente no município. Desde a implementação da estratégia, observou-se uma ampliação no acesso à clínica farmacêutica: em 2024, foram registradas 128 condições avaliadas pelo farmacêutico e, em 2025, com a consolidação do profissional na e-Multi, esse número cresceu para 377. Ao especificar os números, temos que áreas pouco exploradas pelo farmacêutico em 2024, com 6 atendimentos voltados para prevenção , aumentaram para 100 em 2025. Muitas vezes, o paciente não tinha conhecimento dos fluxos de acesso aos medicamentos, o que pôde ser melhorado com o farmacêutico mais próximo da eSF, diante do compartilhamento do cuidado e orientações diretas ao paciente desse modo, foi possível realizar um melhor direcionamento na Rede de Atenção Farmacêutica. Em relação à farmacoterapia, foi possível atingir objetivos terapêuticos, avaliar alternativas farmacológicas, ampliar as informações sobre a fitoterapia, identificar as necessidades e a eficácia do tratamento, realizar a desprescrição de medicamentos e a reconciliação medicamentosa. Com essa implementação, foi possível aproximar a atenção farmacêutica da atenção primária, incluindo consultas compartilhadas entre enfermeiros, inclusive em pré-natal. Foi possível também implementar práticas integrativas e complementares nos grupos operativos e implementar o grupo de plantas medicinais. Por fim, a estratégia consolidou o papel do farmacêutico como membro ativo da equipe multiprofissional, indo além da gestão logística e atuando diretamente na linha de cuidado integral.
A integração do farmacêutico nas equipes e-Multi consolidou-se como uma estratégia fundamental para a qualificação do cuidado na APS deste município. Com a atuação do farmacêutico na atenção primária, consegue-se identificar falhas na terapia farmacológica e intervir, prevenindo complicações de saúde e, consequentemente, reduzindo os gastos com medicamentos. Visto que, diante de uma adesão eficiente, evita-se a polimedicação e, consequentemente, reduz-se a necessidade de aumento de recursos financeiros em medicamentos de alto custo. O principal impacto é a mudança de paradigmas sobre o papel do farmacêutico, que transita de uma função logística para um papel assistencial ativo e humanizado. Conclui-se que a inserção do farmacêutico na e-Multi é uma estratégia altamente replicável em outros territórios, desde que haja apoio institucional e definição clara de fluxos de matriciamento. Almeja-se a continuidade e a expansão deste modelo como ferramenta de gestão clínica, visando a sustentabilidade do SUS e a melhoria contínua da qualidade de vida dos usuários.