Tema: GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Autor(a)
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coautor(es)
JAILA DE LOURDES DE MATOS
NUMEPS
ANA PAULA PAIVA DA COSTA
NUMEPS
Sheila Cyrino Câmara
Maria Cleonice dos Santos Caldas
O cuidado às pessoas com Diabetes Mellitus, especialmente no manejo do pé diabético, representa um desafio relevante para o Sistema Único de Saúde (SUS), devido ao risco de complicações, amputações e impactos na qualidade de vida dos usuários. A incorporação de tecnologias inovadoras e baseadas em evidências, aliada à articulação entre ensino, pesquisa e serviço, configura-se como estratégia fundamental para qualificar a assistência, reduzindo o impacto deste agravo nos pacientes e suas famílias. No município de Maranguape-CE, essa perspectiva materializou-se em junho de 2025, por meio de parceria com a Universidade Federal do Ceará, em pesquisa que utiliza biomembrana de urucum associada à fotobiomodulação no tratamento de lesões em pé diabético, projeto contemplado pelo Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), iniciativa do governo federal para financiar pesquisas voltadas à saúde da população brasileira. O parceria segue em execução por meio de atuação de duas enfermeiras atuantes da área de estomaterapia, as quais realizam a aplicação da biomembrana associada à fotobiomodulação em pacientes com lesões de pé diabéticos em visitas domiciliares realizadas como parte das atividades do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). A iniciativa fortalece a atuação da estomaterapia e amplia as possibilidades terapêuticas no SUS local, promovendo cuidado mais resolutivo e baseado em evidências.
Objetivo geral Relatar a experiência de integração entre pesquisa e serviço no cuidado ao pé diabético em Maranguape-CE. Objetivos específicos Descrever a incorporação de tecnologias inovadoras no tratamento de lesões do pé diabético Evidenciar a contribuição da estomaterapia no cuidado especializado Analisar os impactos da integração ensino-pesquisa-serviço na qualificação da assistência Destacar os benefícios para usuários e profissionais envolvidos na pesquisa.
Trata-se de um relato de experiência sobre a participação do município de Maranguape-CE em pesquisa aplicada desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Ceará na pesquisa Desenvolvimento de membrana de látex associada a transdutor portátil de terapia fotodinâmica para uso em feridas infectadas no pé diabético, financiada pelo PPSUS. A integração pesquisa-serviço ocorreu mediante capacitação de duas enfermeiras atuantes no município na área de estomaterapia, busca ativa de pacientes com lesões de pé diabético e agendamento dos atendimentos considerando o protocolo do estudo, no qual se realizam trocas diárias da membrana e avaliação da evolução da lesões com registros fotográficos e medições. As tecnologias utilizadas incluem a biomembrana de urucum, aplicada como cobertura para lesões com potencial de cicatrização e regeneração tecidual, e a fotobiomodulação, que utiliza luz terapêutica para estimular o reparo tecidual, reduzindo inflamação e dor. A atuação da estomaterapia foi central no processo, com avaliação especializada das lesões, aplicação das tecnologias, monitoramento da evolução clínica e registro sistematizado dos dados, os quais são repassados a cada ciclo de avaliação ao professor pesquisador responsável pelo estudo. A estratégia demonstrou impacto importante no cuidado aos pacientes com pé diabético, qualificando a assistência e reforçando a importância de pesquisas para melhoria das ações e serviços ofertados pelo SUS. Considera-se que apresenta potencial de replicação por articular inovação tecnológica com práticas assistenciais já existentes no SUS.
A integração entre pesquisa e serviço possibilitou o acesso dos usuários a terapias inovadoras, contribuindo para a qualificação do cuidado às lesões de pé diabético no município. Observou-se evolução clínica favorável nos usuários acompanhados, com melhora no processo de cicatrização e redução de complicações. A experiência também promoveu o aprimoramento técnico da equipe de estomaterapia e fortaleceu a cultura de utilização de evidências científicas na prática assistencial, aspecto que tem sido reforçado por meio da ação do Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde (NUMEPS). A participação do município nesta pesquisa representa um avanço estratégico para o Ambulatório de Estomaterapia, ao possibilitar a incorporação de tecnologias inovadoras e o fortalecimento da prática baseada em evidências no cuidado às lesões, especialmente no pé diabético. A integração com a pesquisa contribuiu para qualificação técnica das enfermeiras, ampliando o repertório terapêutico disponível e favorecendo maior resolutividade no manejo de feridas complexas, reduzindo complicações e potencialmente prevenindo amputações. Além disso, o estudo contribuiu para a organização do serviço, ao estimular o registro sistematizado, o monitoramento clínico e a padronização de condutas, fortalecendo a estomaterapia como referência no cuidado especializado no município. Ao aproximar ensino, pesquisa e assistência, a iniciativa consolida o serviço como espaço de inovação no SUS, promovendo melhores desfechos clínicos e maior qualidade de vida para os usuários, impactando em redução de custos com amputações e piora da qualidade de vida decorrente destas complicações.
A experiência de integração entre pesquisa e serviço em Maranguape-CE evidencia que a incorporação de tecnologias inovadoras, aliada à parceria com instituições de ensino, constitui uma estratégia potente para qualificar a assistência no SUS, sendo fundamental que os municípios estejam atentos e disponíveis para compor parcerias com instituições de ensino, pesquisa e inovação tecnológica em busca de melhorias para a saúde de seus munícipes. No campo da estomaterapia, essa articulação ampliou a resolutividade do cuidado, fortalecendo a prática baseada em evidências e contribuindo para melhores desfechos clínicos. Destaca-se, ainda, o potencial de replicação da iniciativa, tendo em vista a disponibilidade do pesquisador em contar com estas parcerias para ampliação do estudo, consolidando o SUS como espaço de inovação, produção de conhecimento e cuidado de qualidade.