Tema: GESTÃO E PLANEJAMENTO DO SUS
Autor(a)
Helvis eduardo Oliveira da Silva
Coautor(es)
Amanda Salgado Nunes
Ana Camila Gonçalves Leonel
Eulária Araújo de Souza
Fernanda Guedzya Correia Saturnino
Maria Vitória Ribeiro da Silva
A Lei estadual nº17.006/19 regulamenta a regionalização como estratégia adotada para a organização e integração das ações e dos serviços de saúde em um territorio definido a partir das Regiões de Saúde visando a ordenação da Rede de Atenção á Saúde (BRASIL,2011). No Ceará, atualmente consta com cinco regiões de saúde, entre estas a RS do Cariri está situada no municipio de Juazeiro do Norte, sede da Superitendência Regional de Saúde (SRS) como orgão administrativo da região. Esse orgão é responsáveis por coordenar e monitorar a gestão orçamentária, financeira, contábil, patrimonial, documental e de recursos humanos necessários ao funcionamento da região sob sua competência (CEARÁ, 2017). A interdisciplinariedade neste setor encontra-se de forma viva e marcante, composta por profissioais de diferente categorias que se completam em suas atividades para atender as necessidades dos municipios de sua abrangência. Com o caráter emergêncial da COVID-19, varios setores tiveram que se reinventar e se complementar, seja pela o adoencimento dos técnicos como pelo aumento considerado de insumos e necessidade de repasse imediato aos municipios.
Objetivo Geral: Descrever a experiencia de trabalho interdisciplinar na gestão e distribuição dos insumos da COVID-19. Objetivos Específicos:Identificar as estratégias utilizadas na distribuição de insumos aos municipios. Conhecer o sistema Hórus, e a rede de frios utilizados pelos profissionais da Superintendencia.
Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, de natureza qualitativa. A construção do trabalho deu-se a partir de visitas de seis discentes da disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri à sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Cariri, no município de Juazeiro do Norte. As visitas ocorreram ao Setor de farmácia, câmara fria e sala dos técnicos no setor de vacina, no período de janeiro a março de 2022, de maneira alternada com os demais grupos da disciplina, de modo que cada um se aprofundou em um setor específico. Durante as visitas, os responsáveis pelo setor explicaram e esclareceram dúvidas sobre o funcionamento do setor, distribuição de insumos, o fluxo de atendimento, e o manejo da câmara de frio. Desse modo ao final de cada encontro, foram explanadas dúvidas e realizado anotações juntamente com a preceptora de estágio para maior entendimento de todos, bem como a busca de literatura cientifica e manuais do Ministério da Saúde sobre a temática.
A Lei n° 13.979/20 determina medidas de enfrentamento à Covid-19, onde prevê que gestores da saúde devem adquirir bens, serviços e insumos de saúde durante o enfrentamento da situação emergencial causado pela pandemia. Atualmente, o centro de farmácia e imunobiológicos dispostos na superintendência está sendo também o ponto de regulação e distribuição das vacinas. Esse setor, conta com uma equipe interdisciplinar, composta por farmacêutico, odontólogo, assistente administrativo e enfermeiro, no intuito de dispor de serviço de qualidade para os municípios.Dentre esses profissionais, o enfermeiro é o responsável pela distribuição dos insumos da Covid-19, dispensando para cada município, os materiais necessários para o desenvolvimento do esquema vacinal. Os insumos chegam do Ministério da Saúde para a SRS, onde demanda de uma estrutura capaz de suprir as necessidades da região do Cariri. Os tecnicos do setor da farmácia atraves do sistemas Hórus,que é o Sistema Nacional de Gestão de Assistência Farmacêutica, fazem a distribuição para cada municipio de acordo com com as contrareferencias solicitadas de insumos entre municipio e superintendencia, junto a notas fiscais geradas no momento que é realizado o pedido e o recebimento dos insumos. Entre esses, estão as seringas, agulhas, testes rápidos, EPIs e swabs, além de imunizantes armazenados em câmeras frias.Devido a pandemia, as câmaras frias foram ainda mais estruturadas para o armazenamento desses imunizantes e todo
O trabalho em equipe interdisciplinar entre os profissionais da saúde possibilita o diálogo, a reflexão sobre desafios que surgem na gestão em saúde, a troca de conhecimentos, atendendendo a demanda dos serviços de saúde e dos gestores municipais em dinâmicas e perspectivas distintas e complementares. A pandemia, exigiu desde o inicio que esses profissionais desenvolvessem estratégias eficazese e rápidas na distribuição dos insumos, tendo em vista a grande demanda dos municipios e a rapidez em que o virus se disseminava e se modificava geneticamente. Conclui-se que os profissionais de diferentes categorias que atua na gestão dos serviços de saúde devem ter racicionio crítico para a tomada de decisão, desenvolvendo estratégias de logisticas e distribuição, ser lider e saber o seu papel no trabalho interprofissional. Esta oportunidade nos fez refletir como futuros enfermeiros a relevância no trabalho interdisciplinar.