Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
Rogério Rodrigues de Mendonça
Coautor(es)
Loriany Rodrigues de Macedo
Tarciana Ferreira Serafim
O clima quente e úmido no período de janeiro a abril é predominante no Estado Ceará, devido a quadra invernosa típica desse período. Essa característica faz com que uma grande quantidade de insetos, como o mosquito Aedes aegypti se reproduza em nosso território. Esse mosquito é um importante vetor de doenças virais podendo-se destacar a Dengue, Chikungunya e Zika, também conhecidas como arboviroses (FREITAS, 2006). O controle da proliferação do Aedes tem constituído um grande desafio, principalmente nos municípios pequenos, uma vez que os recursos destinados ao controle do vetor não são suficientes para a implementação de programas. Com isso, a melhor estratégia de prevenção continua sendo a destruição dos locais propícios à multiplicação do Aedes Aegypti (PINTO JUNIOR, 2014 LOPES, NOZAWA, LINHARES, 2014). Ações de promoção em Saúde na comunidade é outra estratégia importante para evitarmos novos criadouros. Pensando nisso a Secretaria Municipal de Saúde de Catunda, instituiu o mês de março como o mês dedicado ao combate as arboviroses. Em 2019, com apoio das demais secretarias municipais, o mês de março foi escolhido para essa ação, tendo em vista que é o mês histórico de maior precipitação de chuvas no município. Já a cor marrom em alusão ao fardamento dos Agentes Combates de Endemias que são importante atores nesse processo.
Objetivo Geral: Desenvolver na comunidade ações de Promoção à Saúde no Combate as Arboviroses. Objetivos Específicos: Realizar salas de Espera nas Unidades Básicas de Saúde Participar do Programa de Rádio Saúde no Ar Buscar parcerias com as demais secretarias municipais e/ou outros órgãos Fortalecer as visitas domiciliares nos bairros com maior índice de infestação do mosquito Desenvolver ações do Programa Saúde na Escola na disciplina Educação e Saúde Realizar mutirão de limpeza em quintais e terrenos baldios.
O “Março Marrom” é uma campanha municipal com vários setores da sociedade, tendo a frente a Secretaria Municipal de Saúde de Catunda, realizada anualmente no mês de março. As ações são planejadas a partir da análise dos dados epidemiológicos referentes as arboviroses dos primeiros meses do ano. Onde são identificadas as localidades/ bairros onde apresentam o maior índice de infestação do mosquito e maiores fragilidades. Com essa primeira parte planejada, busca-se os parceiros para realização das ações. Em 2022, tivemos a pareceria da Rádio Planalto FM, Associação de Catadores de Lixo Reciclável, Bombeiros Civis, Consorcio Regional de Resíduos Sólidos, além das Secretarias de Transporte, Obras, Comunicação e Educação. Um ponto importante é o planejamento de aquisição de material gráfico, áudio, de mídia, de insumo, dentre outros necessários para realização das ações. Com base nesse processo, é construindo um cronograma de atividades para cada dia, identificando o tipo, o local, horário e os responsáveis pela ação.
O trabalho realizado durante todo o mês trouxe bons resultados, a redução do índice de infestação do mosquito que ficou menor que 0,6%, a adesão da sociedade no projeto e a participação da associação dos catadores. A Promoção em saúde promovida demonstrou-se bastante efetiva no aperfeiçoamento quanto as arboviroses principalmente no âmbito preventivo, tornando-se importante instrumento na vigilância destas viroses nas comunidades. A disciplina Educação e Saúde, desenvolvida pelo PSE teve uma importante contribuição na promoção dessas atividades com crianças está na necessidade de formar futuros cidadãos informados e críticos acerca de sua própria saúde e das condições de se proteger de doenças endêmicas em suas regiões. O apoio do Consorcio Regional de Resíduos Sólidos, na distribuição de cartelas para o sorteio de prêmios para as famílias que doaram material reciclável, fortalecendo a associação de catadores, foi um estímulo a mais para a participação de todos.
Pode-se inferir que as estratégias de educação em saúde promoveram aquisição e aperfeiçoamento de conhecimento sobre as arboviroses. Conclui-se que a diversificação de abordagens e a utilização do lúdico como instrumentos na aquisição de conhecimento transformaram a sociedade em propagadores de práticas na prevenção de arboviroses. As ações desenvolvidas utilizaram-se da troca de conhecimentos e experiências, de forma comunicativa e democrática, como processo de favorecimento do conhecimento, tornando os envolvidos mais apropriados acerca de sua importância no processo de prevenção das arboviroses. Com o desenvolvimento do Março Marrom foi possível alcançar os objetivos propostos e identificar as causas da disseminação das arboviroses, assim, desenvolver estratégias de enfrentamento e terapêuticas que devem incluir esforços conjuntos da comunidade e dos profissionais da saúde.