Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
MARILIA GOMES MARQUES ELIAS
Coautor(es)
ANA LARISSA CARVALHO DE OLIVEIRA
ALANNE VIRGINIA ARAUJO ALVES
VIVIANA BEZERRA GOMES
EMANUELA CASTRO COSTA DA SILVA
VERINEIDA SOUSA LIMA
O Programa Previne Brasil foi instituído através da Portaria N° 2979, de 12 de novembro de 2019 e surge com a proposta de implantar um novo modelo de financiamento da Atenção Primária baseado em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo por ações estratégicas. Com uma quantidade expressiva de cadastros inseridos na base do sistema esus AB, a Secretaria de Saúde direcionou esforços para os indicadores que estavam sendo avaliados no pagamento por desempenho. Para tanto, realizou-se a análise do resultado do 1º quadrimestre de 2021 e percebeu-se que o Índice Sintético Final do município de Quixelô encontrava-se bem abaixo do que preconiza o Ministério da Saúde. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde elaborou um Plano de Ação objetivando a melhoria dos indicadores, partindo da avaliação e percepção dos desafios que iam desde o registro incorreto dos atendimentos até a falta de estrutura para que esse registro pudesse ser efetivo. Inicialmente, contratou-se uma consultoria especializada em Previne Brasil para capacitar a equipe técnica da Secretaria de Saúde no monitoramento e avaliação de indicadores e as equipes da Estratégia Saúde da Família, enfatizando o registro correto e a importância do monitoramento contínuo. Soma-se a isso, aquisição de novos computadores para as Unidades de Saúde e tablets para os Agentes Comunitários de Saúde, garantindo a informatização completa das equipes.
Descrever como a Secretaria Municipal de Saúde de Quixelô/CE implantou o monitoramento visando melhorar os indicadores do Previne Brasil das 07 Equipes de Saúde da Família do município.
Trata-se de um relato de experiência realizado no ano de 2021 com as Equipes de Atenção Primária de Quixelô/CE. O planejamento se inicia com a avaliação do resultado final dos indicadores de desempenho referentes ao primeiro quadrimestre de 2021, onde se nota um resultado abaixo de 60%. Pensando nisso, foi criado um Plano de Ação buscando a melhoria dos resultados. No primeiro momento foi realizado um contato prévio com uma expertise no assunto e agendados treinamentos com as equipes para traçar estratégias de melhoria do trabalho desenvolvidos pelos profissionais de saúde. Assim, foram agendadas as capacitações para julho de 2021. Nessas reuniões foram apontados os resultados individuais dos indicadores de cada equipe para o primeiro quadrimestre de 2021 e a partir da avaliação desses resultados foram montadas estratégias adaptadas para cada equipe. Dando continuidade às ações foram instituídas planilhas de EXCEL preenchidas pelos enfermeiros e repassadas à coordenadora com a finalidade de monitorar mensalmente os indicadores das equipes. Outro ponto fundamental foi a informatização das UBS e a unificação da base de dados municipal através da instituição de um IP fixo para trabalhar o prontuário eletrônico do cidadão. Os pontos de deficiência para alcance dos indicadores foram revisados e criadas estratégias tais como a implantação do pré-natal integrado entre enfermeiros e dentistas, busca ativa de mulheres para citopatológico e de hipertensos e diabéticos para consultas.
Com o início das capacitações das equipes e instituição do preenchimento das planilhas de informações, notou-se que o maior desafio na melhoria dos indicadores era a qualidade das informações registradas pelos profissionais da APS. Assim, os cadastros das gestantes foram revisados e foram feitas adequações de informações de dados e do prontuário. Após essa ação, notou-se a evolução do indicador 01 que saiu de 49% (Q1) para 72% (Q2), evidenciando que a qualidade das informações era o principal problema. Com a instituição do pré-natal integrado onde as gestantes que iniciam e fazem acompanhamento nas UBS têm consultas compartilhadas entre enfermeiros e dentistas, o indicador 03 teve avanço de 37% (Q1) para 89% (Q2) e 97% (Q3). Outro ponto alcançado com a melhoria da informação dos cadastros foi a atualização do número de hipertensos e diabéticos nas equipes, proporcionando um controle adequado das consultas desse público. O preenchimento correto das fichas de atendimento e a migração para o prontuário eletrônico foi fundamental para o aumento dos indicadores 06 e 07, onde temos no indicador 06 de hipertensão uma evolução de 13%(Q1) para 29%(Q3) e no indicador 07 de diabetes um resultado de 28% (Q1) para 60% (Q3). Referente ao indicador 04 a mudança ocorreu de forma leve, mas ainda demonstra evolução gradual de 21% (Q1) para 27% (Q3), em decorrência da ação intensiva de busca e coleta de citopatológico das mulheres que se encontravam negativo na listagem do Ministério da Saúde.
Realizar um monitoramento e avaliação adequada dos indicadores da Atenção Primária é um requisito primordial para atingir resultados satisfatórios no que propõe o Previne Brasil. Ademais podemos concluir que a informatização das Unidades de Saúde com o uso do Prontuário Eletrônico e o alinhamento das informações para os profissionais da Atenção Primária contribuíram para o aumento e melhoria dos indicadores. Em consonância a isso o monitoramento constante por parte da Coordenação da Atenção Primária para acompanhar a fidelidade e a precisão dos dados, garantiu a melhoria na qualidade das informações. Importante enfatizar que todo esse trabalho deve ser integrado e alinhado com todos os integrantes das equipes/coordenação, realizando um planejamento de acordo com a realidade local de cada Unidade de Saúde. Portanto, se faz necessário monitorar as informações para tomar decisões corretas e nortear as ações de saúde da população, avançando de maneira estruturada, sempre prezando o cidadão como foco do sistema para promover uma saúde de qualidade.