Tema: GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Autor(a)
Mateus Sampaio Andrade Rocha de Holanda Farias
Coautor(es)
Maria Rafaela Mendes Magalhães Vianna Kunz
Francisca Paula Ananias de Sousa
Renata de Sousa Melo
Luciana Franco Cavalcante
José Eduardo Fernandes de Oliveira
Francisca Jucileide Cândido de Castro
Luana Cristina Fernandes Lustosa Gomes
Rafaelle Dantas Bezerra
Maritza Cavalcante Barbosa
Bruna de Moura Araújo
As mostras Ceará Aqui tem SUS e Brasil Aqui tem SUS consolidaram-se como espaços vitais para o intercâmbio de experiências e premiação da gestão pública de saúde. No entanto, a ausência de uma etapa municipal prévia cria uma lacuna no reconhecimento das práticas cotidianas que ocorrem na ponta do sistema. A I Mostra Palmácia, aqui tem SUS surge como uma estratégia inovadora e essencial para preencher esse vazio. Ao trazer a discussão para o território, o projeto permite que os profissionais de saúde do município de Palmácia visualizem seu papel fundamental na Rede de Atenção. Esta etapa municipal não apenas seleciona trabalhos para níveis estaduais e nacionais, mas atua como uma ferramenta de educação permanente e valorização profissional. É o momento em que a gestão e a assistência se encontram para refletir sobre as particularidades do cenário local, transformando dificuldades rotineiras em soluções sistematizadas e compartilháveis, fortalecendo a governança do SUS no âmbito municipal e garantindo que o conhecimento produzido na prática seja devidamente documentado e difundido, aproximando a gestão das reais necessidades da população.
O objetivo geral deste trabalho é institucionalizar a Mostra Municipal de Saúde em Palmácia como um espaço de visibilidade e valorização das práticas exitosas do SUS local. Entre os objetivos específicos, busca-se mapear e sistematizar experiências bem-sucedidas em todas as redes de atenção à saúde. Além disso, o projeto visa fomentar a produção científica e o registro técnico entre os profissionais da rede municipal, incentivando o hábito da escrita e do relato crítico sobre o cotidiano do trabalho. Outro ponto central é promover a integração entre diferentes setores da Secretaria de Saúde, permitindo que as equipes conheçam as soluções adotadas em diferentes unidades. Por fim, a mostra objetiva preparar e qualificar os relatos de experiência para as etapas subsequentes, como as mostras estadual e nacional, elevando de forma consistente o padrão técnico das submissões do município de Palmácia em fóruns externos de discussão em saúde pública.
A metodologia baseia-se no modelo de Exposição de Experiências Exitosas e divide-se em três fases distintas. A primeira fase consiste na mobilização, com o lançamento de um edital municipal prevendo categorias temáticas que abrangem a Atenção Especializada, Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Gestão. Nesta etapa, são realizadas oficinas de escrita para auxiliar os profissionais na estruturação de seus relatos. A segunda fase compreende a curadoria, com a criação de um comitê avaliador composto por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e convidados, utilizando critérios de relevância social, reprodutibilidade e inovação. A terceira fase é a execução do evento presencial, contando com apresentações orais e exposição de painéis informativos. Durante a mostra, as experiências são debatidas coletivamente, promovendo uma análise crítica sobre a eficácia das intervenções realizadas no território e como elas impactam diretamente a resolutividade e a qualidade do cuidado oferecido ao cidadão.
A implementação da Mostra Municipal gera, como resultado imediato, a catalogação de práticas que antes eram invisíveis ou informais no cotidiano das unidades de saúde. Observa-se um aumento expressivo na autoestima e no sentimento de pertencimento dos profissionais, que passam a se perceber como produtores ativos de conhecimento. Em termos práticos, a mostra resulta em um portfólio robusto de soluções locais para problemas comuns da rede pública de saúde. Foram apresentadas 7 experiência exitosas e 77 inscrições foram realizadas. Além disso, a qualidade técnica dos trabalhos enviados para a etapa estadual Ceará Aqui tem SUS apresenta melhora significativa, uma vez que as propostas passam por um processo de refinamento prévio na etapa municipal. O evento consolida Palmácia como um município que não apenas executa o SUS, mas que reflete, avalia e inova em sua gestão, criando uma cultura de transparência, registro histórico das ações e busca contínua pela excelência assistencial fundamentada em evidências locais.
A Mostra Palmácia, aqui tem SUS demonstra que o fortalecimento do sistema nacional começa obrigatoriamente no reconhecimento da célula municipal. Ao trazer o debate para perto dos trabalhadores e da realidade local, o município rompe com a lógica da execução passiva e assume um papel de protagonismo técnico e político. Esta etapa é considerada essencial pois permite que as especificidades e desafios territoriais de Palmácia sejam discutidos com a profundidade necessária. Conclui-se que a mostra municipal funciona como o alicerce para uma gestão mais transparente, participativa e eficiente, servindo como um potente motor de inovação pedagógica e administrativa. Ela garante que o SUS que dá certo no território seja documentado, celebrado e replicado, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a saúde pública de qualidade e com a valorização de seu corpo técnico multidisciplinar em prol do bem-estar da comunidade.