Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
Glauciane Torres Neves Quental
Coautor(es)
Caroliny Maria Leite Souza
Patricia Rolim Rocha
Izabela Bezerra Martins
Cláudia Alves Leite
A Rede Cegonha consiste numa rede de cuidados que visa assegurar a mulher o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada a gravidez, ao parto e ao puerpério, não esquecendo da criança, que tem direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Porém é percebido ainda uma grande fragilidade dessa rede, onde temos números elevados de mortalidade materna e infantil. Diante do exposto o município de Brejo Santo vem trabalhando para a redução desses números, inovando e inserindo novas práticas no cuidado para garantir e assegurar todos o direitos da gestante e da criança vinculados a este território, onde destaca-se a implementação na rede municipal de saúde o atendimento especializado do pediatra durante o período do pré-natal, onde a gestante irá entender melhor os processos, os primeiros cuidados com o bebê e trazer muito mais tranquilidade e leveza a maternidade, pois cuidado à criança nos primeiros anos de vida é complexo, acompanhar a criança desde a vida intrauterina, garantir todos os cuidados necessários para o seu desenvolvimento.
Reduzir o número de mortalidade infantil e dos agravos por causas evitáveis sensíveis a atenção primária, Garantir e assegurar todos os direitos das gestantes e das crianças vinculadas a este município.
O direcionamento para o atendimento ao especialista se dá pelo encaminhamento das gestantes do terceiro trimestre pela Equipe de Saúde da Família para a Central de Marcação do Município, onde as gestantes recebem em seu domicílio o boleto com data e horário marcado através do Agente Comunitário de Saúde. As consultas são realizadas no Centro de Especialidades Municipal – CEM, o qual apresenta excelente estrutura física para melhor atender a população Brejo-santense garantindo a segurança principalmente neste período de pandemia.
Esperamos que este trabalho que está sendo desenvolvido tenha êxito, as gestantes estão bem participativas e agradecidas em ter esse olhar diferenciado pela gestão e pelos profissionais de saúde, momento de criar vínculos e ter mais segurança para cuidar, acolher e dar segurança a essas mães para cuidarem dos seus bebês, investir na qualidade do atendimento na sua total integralidade a criança desde a sua concepção assegurando todos os direitos e evitar um caso de óbito por causas evitáveis e a valorização da presença materna.
O município vem lançar mão de estratégias para a redução da mortalidade infantil, e isso só foi possível pois houve um trabalho articulado entre a gestão municipal, técnicos da secretaria de saúde e profissionais vinculados as equipes, onde foi percebido que durante os atendimentos de pré-natal as gestantes demonstravam ansiedade e dúvidas quanto aos cuidados e acompanhamento da criança do decorrer da primeira infância. A intenção desta nova prática é qualificar a assistência de pré-natal garantido o atendimento na sua total integralidade a criança desde a sua concepção assegurando todos os direitos e evitando um caso de óbito de causas evitáveis, bem como a valorização da presença materna neste processo educativo, além disso, criam-se oportunidades para que opiniões, percepções sejam expressas durante esses encontros. Aqui tem SUS.