Autor(a)
EMANUELA CASTRO COSTA
Coautor(es)
ANA LARISSA CARVALHO DE OLIVEIRA
ALANNE VIRGINIA ARAUJO ALVES
MARILIA GOMES MARQUES ELIAS
REGIANE MARIA DE JESUS FERREIRA
APRESENTAÇÃO: Até 1500 CARACTERES O número de fumantes é preocupante em escala global, incluindo o Brasil. O hábito de fumar é um dos principais impulsionadores do aumento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), condições de saúde que perduram ao longo do tempo na vida das pessoas. Os fatores de risco associados ao desenvolvimento das DCNTs podem ser divididos em modificáveis e não modificáveis e o tabagismo é um exemplo de fator de risco modificável. Considerando o contexto de saúde pública no Brasil, desde meados da década de 1980 são realizadas ações de controle do tabagismo. Um dos principais objetivos do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) é promover a cessação do uso do tabaco por parte daqueles que já se tornaram dependentes. Para alcançar esse fim, o Ministério da Saúde emitiu a Portaria nº 571, e esta medida moderniza as diretrizes para o cuidado aos indivíduos tabagistas dentro da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Compreendendo o cuidado dos tabagistas como prioridade nos serviços de Atenção Primária, a Equipe de Saúde da Família Joaquim Alves Neto (Sede 2) implantou um grupo de combate ao tabagismo, ofertando reuniões semanais para que os usuários pudessem cessar o consumo da substância. Baseado na proposta do Ministério da Saúde, foram realizadas as sessões estruturadas do PCNT, aplicação do teste de Fargeström e da Cartilha “Deixando de Fumar Sem Mistério”.
Cessar o consumo de tabaco nos usuários da UBS Joaquim Alves Neto.
Através dos Relatórios gerados pelo e-SUS com informações sobre o número de fumantes no território da UBS Joaquim Alves Neto, foi possível identificar os usuários que expressaram o desejo de cessar o hábito de fumar. Os indivíduos interessados receberam orientações acerca dos malefícios do tabagismo, as opções de tratamento disponíveis e os serviços oferecidos pela rede pública. Os métodos terapêuticos utilizados para auxiliar na cessação do vício incluem intervenções psicossociais e tratamento farmacológico. Foi proposta a criação do Grupo Operativo como estratégia para que esses pacientes tivessem o suporte necessário para deixarem de fumar. A seleção dos participantes se deu, inicialmente, através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que durante as visitas aos fumantes sensibilizaram os mesmos sobre a importância de cessar o consumo do tabaco e a possibilidade de participação no grupo. Os encontros foram conduzidos pela Equipe de Saúde da Família em conjunto com as profissionais (nutricionista, educadora física e fisioterapeuta) da Emulti do município. Foram realizados dois grupos nos meses de julho e agosto de 2023 e em ambos foi utilizado o teste de Fargeström para determinar o grau de dependência da nicotina de cada participante e assim, montar o plano de cuidados individualizado. Além disso, houve triagem do estado nutricional, avaliação de membros inferiores e de saúde bucal. Cada sessão foi guiada pela Cartilha “Deixando de fumar
O primeiro grupo teve inicio com 05 participantes efetivos e ocorreu durante o mês de julho de 2023, onde foram realizadas as 4 sessões estruturadas do PNCT. Já o segundo grupo teve seu inicio em agosto de 2023 e contou inicialmente com 16 pacientes inscritos. Após a primeira reunião estruturada foi feito aplicação do teste encontrado no livro: “Deixando de fumar sem mistério – livro 01” e o teste de Fargeström para determinar o grau de dependia da nicotina de cada participantes e assim montar o plano de cuidados individualizado. Na avaliação inicial dos grupos, através do Teste de de Fargeström, acerca do grau de dependência de nicotina foi possível perceber que 03 pacientes possuíam um grau muito elevado, 07 possuíam o grau elevado, 05 estavam na média, 05 deles com nível baixo de dependência, 01 paciente já entrou no grupo sem fumar há 02 meses e 3 pacientes desistiram no segundo grupo logo a pós a primeira sessão. Além disso, durante todo o período de dispensações, a enfermeira acompanhou a evolução do tratamento de cada participante, realizando as orientações e monitorando possíveis efeitos colaterais e/ou efeitos adversos e, quando necessário, referenciando para a consulta com o médico da UBS. Além disso, durante todo o período de dispensações, a enfermeira acompanhou a evolução do tratamento de cada participante, realizando as orientações e monitorando possíveis efeitos colaterais e/ou efeitos adversos e, quando necessário, referenciando para a consulta com o médico.
Os pacientes dos dois grupos ainda se encontram em acompanhamento, de acordo com as diretrizes do MS que preconiza um acompanhamento por dozes meses. A implantação do PNCT na UBS Joaquim Alves Neto veio com o objetivo principal de diminuir o número de fumantes do território. Nesse contexto temos avaliado como um bom resultado adquirido até o momento onde dos usuários que participaram efetivamente dos dois grupos chegou-se a um resultado de 06 pessoas que hoje o uso de cigarro é zero. Esses usuários participam ativamente das ações do grupo de manutenção, inclusive são convidados para contribuir no grupo de tabagismo do município que será implantado a partir de abril de 2024 incentivando os novos usuários nos desafios e demonstrando que as ações oferecidas dentro do grupo operativo são um ótimo suporte na tentativa do abandono do hábito de fumar. A enfermeira da UBS Joaquim Alves Neto foi responsáveis pela dispensação, diária, de todo o tratamento realizados pelos pacientes, de acordo com o que foi estipulado no plano de cuidados individual feito no primeiro mês de tratamento.