Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
MARIA DO ROSARIO LIMA CAVALCANTE COELHO
Coautor(es)
SUELLEN DE SOUSA SILVA
LARYSSA MARIA DA SILVA PESSOA
JESSIKA DE OLIVEIRA MAIA LESSA
RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA
EDEMILSON OLIVEIRA DE ALMEIDA
Liana Fernandes Silva Cidrack
Sheila Cyrino Câmara
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Maria Cleonice dos Santos Caldas
O envelhecimento populacional impõe desafios crescentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no que se refere ao cuidado integral da pessoa idosa, que frequentemente apresenta condições crônicas, risco de dependência funcional e vulnerabilidades sociais. No município de Maranguape-CE, observou-se a necessidade de fortalecer estratégias de promoção da saúde, prevenção de agravos e manutenção da funcionalidade dos idosos acompanhados na Atenção Primária à Saúde (APS). Nesse contexto, foi estruturado o Programa VIVER +, como um espaço de cuidado interprofissional voltado à atenção integral à pessoa idosa. O programa tem como público-alvo idosos referenciados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e se organiza a partir de ações coletivas e individuais desenvolvidas por equipe multidisciplinar. Foi escolhida como unidade piloto a UBS Guiomar Pessoa Câmara na Guabiraba, tendo-se iniciado as atividades em julho de 2025, com ações contemplando as múltiplas dimensões do cuidado à saúde do idoso, por meio de grupos educativos com parcerias intersetoriais e atendimento multiprofissional. A iniciativa justifica-se pela necessidade de reduzir o isolamento social, prevenir o agravamento da dependência funcional, diminuir hospitalizações e institucionalizações, além de fortalecer vínculos familiares e comunitários, promovendo um envelhecimento ativo, saudável e com qualidade de vida.
Objetivo geral *Relatar a experiência de implantação e implementação do Programa VIVER + com vistas à promoção da atenção integral à saúde da pessoa idosa por meio de ações interprofissionais que favoreçam autonomia, funcionalidade, convivência social e qualidade de vida. Objetivos específicos *Estimular a prática de atividades físicas e funcionais *Promover ações de educação em saúde e prevenção de agravos *Fortalecer vínculos familiares e comunitários *Reduzir o isolamento social entre os idosos *Prevenir e minimizar o grau de dependência funcional *Ampliar o acesso aos atendimentos multiprofissionais *Contribuir para a redução de hospitalizações e institucionalizações.
Trata-se de um relato de experiência sobre a implementação do Programa VIVER +, com execução contínua a partir de encontros regulares iniciados em julho de 2025, tendo como locus piloto de implantação a UBS Guiomar Pessoa Câmara na Guabiraba em Maranguape-CE. Inicialmente, foi realizada a apresentação do programa na UBS e a mobilização dos idosos no território, com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Em seguida, procedeu-se à identificação e inscrição dos participantes, incluindo aplicação de instrumento de caracterização e avaliação inicial. Os idosos foram organizados em grupos de convivência, acompanhados por equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, cirurgião-dentista, nutricionista, terapeuta ocupacional e educador físico. As ações são desenvolvidas por meio de encontros periódicos, incluindo: Atividades físicas em parceria com a Secretaria de Esporte e Juventude com alongamento, caminhada, exercícios de equilíbrio, dança e práticas corporais Atividades de convivência por meio de rodas de conversa, dinâmicas, jogos, oficinas e ações culturais Ações de promoção à saúde realizadas pela equipe de Saúde da Família e eMulti com consultas, acompanhamento nutricional, educação em saúde e prevenção de doenças e Oficinas terapêuticas envolvendo atividades intergeracionais. O acompanhamento dos participantes ocorre de forma contínua, com encaminhamentos para atendimentos individuais quando necessário realizados pela equipe da UBS. Considera-se como diferencial, a articulação do programa com o cuidado clínico, promoção da saúde e convivência social, contemplando a abordagem interprofissional e territorializada, favorecendo sua replicação em outros contextos.
A implementação do Programa VIVER + possibilitou a ampliação do acesso dos idosos a ações de promoção da saúde e cuidado multiprofissional, com participação regular nos grupos organizados na UBS. Observou-se melhora na interação social dos participantes, redução de situações de isolamento e fortalecimento dos vínculos comunitários, além de maior adesão às práticas de atividade física e às ações de educação em saúde. Como impacto na assistência, destaca-se a contribuição para a manutenção da funcionalidade, prevenção de agravos e qualificação do cuidado à pessoa idosa na Atenção Primária, por vezes restrita ao olhar sobre os agravos e doenças comuns nesta etapa da vida, ampliando a atenção para os aspectos que envolvem o cuidado em saúde mental, a socialização e valorização social da pessoa idosa. Além disso, o programa favoreceu a organização do processo de trabalho das equipes, ampliando a atuação interprofissional e a integração das ações no território, oportunizando o trabalho em equipe e a potencialização dos resultados em saúde em detrimento do cuidado individualizado.
O Programa VIVER + demonstra que a adoção de estratégias interprofissionais e centradas na promoção da saúde são fundamentais para a qualificação do cuidado à pessoa idosa no SUS. A experiência evidencia a importância de ações que integrem cuidado clínico, funcionalidade e convivência social, contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável. Como limitação, destaca-se a necessidade de ampliação da cobertura para as outras UBS do município e de fortalecimento de estratégias de monitoramento dos resultados, com vistas a evidenciar os impactos reais das ações em indicadores de morbimortalidade e aspectos subjetivos que envolvem a qualificação da assistência. A iniciativa apresenta elevado potencial de replicação, por utilizar recursos acessíveis e organização baseada na Atenção Primária, configurando-se como uma estratégia sustentável para o fortalecimento da saúde do idoso no SUS.