Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
ANTONIA GERMANA SOARES DA SILVA
Coautor(es)
ANA KAROLINE RIBEIRO NOVAIS
HENRIQUE ANDERSON MARTINS DE VASCONCELOS
ROSIANE BARROS PEREIRA
SAMANTA SOUZA DA SILVA
SILVIA FLÁVIA ALVES DE FREITAS
PÁBULA RAFAELA MACIEL REIS
DIEGO DA SILVA FERREIRA
O envelhecimento da população aliado ao estilo de vida pouco saudável gera aumento na incidência de doenças crônicas não transmissíveis, dentre elas a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM). Estas patologias, quando não tratadas corretamente, estão associadas a complicações a nível cardiovascular, renal e neurológico requerendo um cuidado longitudinal e integral. A Atenção Primária desempenha papel primordial na prevenção, diagnóstico, estratificação de risco e acompanhamento do paciente que têm a UBSF como porta de entrada para os serviços de maior complexidade. Apesar da elevada prevalência dessas condições e da importância do acompanhamento, ainda se observa resistência por parte dos pacientes, que veem a unidade de saúde apenas como um intermédio para a renovação de receitas, dificultando o controle dessas patologias. Neste sentido, é fundamental o desenvolvimento de estratégias de captação, aproximando os usuários da unidade de saúde e incentivando o cuidado contínuo. Pensando nisto, foi criado o Projeto Cardio, uma estratégia utilizada na Atenção Primária voltada ao fortalecimento do cuidado à pessoa com doenças cardiovasculares. Nesse sentido foi realizada uma gincana entre as duas técnicas de enfermagem da unidade de saúde do distrito de Itacima, em Guaiuba-ce, na qual cada profissional ficou responsável por realizar uma busca ativa de pacientes para avaliação e acompanhamento, de acordo com os critério estipulado no Projeto Cardio. Como forma de incentivo, a técnica que conseguisse realizar o maior número de captações receberia como premiação um dia de beleza, estimulando o engajamento da equipe. Diante da alta prevalência de hipertensão HAS e DM e da resistência de parte da população em procurar espontaneamente o cuidado, estratégias que favoreçam a captação desses pacientes são formas de estimular a equipe de saúde e ampliar a adesão ao acompanhamento regular, fortalecendo o cuidado contínuo e a prevenção de complicações graves.
Identificar precocemente casos de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus na população com idade superior a 15 anos, por meio de ações de busca ativa na Atenção Primária à Saúde, bem como promover o acompanhamento e monitoramento de pacientes já diagnosticados por meio da realização da estratificação do risco cardiovascular conforme o modelo do Projeto Cardio, a fim de organizar o cuidado e priorizar o atendimento de acordo com o grau de risco.
Para a executabilidade do projeto foi formulado um plano de ação que variava a depender da situação clínica do paciente, onde as técnicas iniciaram a busca ativa na própria unidade de saúde, realizado aferição de PA e glicemia capilar em jejum entre os usuários do equipamento. Após esta triagem inicial, era seguido um fluxo de ação correspondente a situação clinica, onde para paciente já diagnosticados, foi realizada a avaliação de risco cardiovascular além de momentos de educação em saúde, pontuando a importância do monitoramento frequente, esclarecendo dúvidas e incentivar a adesão de hábitos saudáveis como forma de trazer melhor prognóstico. O fluxo seguido para pacientes que ainda não apresentavam diagnóstico, entretanto registraram valores elevados na avalição inicial, foi o encaminhamento do paciente para a realização de exames capazes de consolidar o diagnóstico. Para possíveis pacientes DM foram prescritos exames glicêmicos com repetição, já para pacientes hipertensos foi realizada a curva pressórica, e o encaminhamento para a realização do perfil lipídico. Após a triagem, os usuários foram estratificados e organizados em grupos conforme as necessidades clínicas identificadas, usando como base de apoio o esquema de conduta do Projeto Cardio. Os pacientes que apresentavam sobrepeso foram encaminhados a nível de urgência para acompanhamento com a nutricionista da equipe eMulti, visando orientação alimentar e promoção de hábitos saudáveis. Os pacientes diabéticos passaram a seguir um protocolo de acompanhamento específico, com monitoramento periódico. Já os pacientes hipertensos foram classificados em quatro categorias de risco cardiovascular: sem risco, baixo risco, risco moderado e alto risco e inseridos em um cronograma de acompanhamento diferenciado, com retornos programados a cada seis meses, três meses, dois meses e trinta dias, respectivamente, de acordo com o grau de risco identificado. Criando assim, um fluxo de manejo personalizado e adequado a situação clinica do individuo.
Durante o período de realização da gincana (12/01/2026 a 13/03/2026), foram captadas 957. Deste total, 492 (51,4%) foram captadas pela Técnica 1, e 465 (48,6%) pela Técnica 2. Entre os usuários avaliados, 279 já apresentavam diagnóstico prévio de hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus, representando 29,2% da amostra. A ação permitiu ainda a identificação de 49 novos casos, correspondendo a 5,1% da população avaliada, distribuídos em 38 casos de hipertensão arterial sistêmica, 9 casos de diabetes mellitus e 2 casos com associação das duas condições. Durante a triagem, 94 usuários realizaram exames de curva pressórica para investigação do diagnóstica. Foram encaminhados para avaliação nutricional 19 casos de HAS, 11 DM2, 14 de dislipidemia, 6 casos de obesidade associada à hipertensão e 4 casos de obesidade associada ao diabetes, que seguem o acompanhamento. Durante a ação foram identificadas situações clínicas relevantes que evidenciam o impacto da busca ativa. Destaca-se o caso de um adolescente de 15 anos, sem diagnóstico prévio formal, cuja investigação era dificultada pela resistência familiar em aceitar a presença de outras condições de saúde, uma vez que o paciente já realizava acompanhamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Após abordagem e orientação foi possível realizar a triagem e encaminhamento para acompanhamento na unidade de saúde. O paciente apresentava diabetes, hipertensão arterial e sobrepeso, sendo inserido ao cuidado multiprofissional, incluindo atendimento com nutricionista. Até o momento, observa-se perda ponderal de aproximadamente 8 kg, além de adesão ao acompanhamento clínico regular. Os resultados demonstram que a utilização de estratégias de mobilização da equipe associadas à busca ativa contribui para ampliar a captação da população, identificar casos novos e fortalecer o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas conforme o grau de risco.
De forma geral, os resultados evidenciam que a estratégia de busca ativa associada à mobilização da equipe contribuem para ampliar a captação da população, além de serem uma forte ferramenta para a identificação de casos não diagnosticados. Em paralelo, mostrou-se uma de grande valia para fortalecer o vínculo dos usuários com a unidade de saúde, ressignificando a ideia do “posto” ter apenas o papel de renovar receitas, além facilitar a identificação de novos casos de hipertensão e diabetes, e possibilitar o encaminhamento oportuno para acompanhamento multiprofissional, a estratificação de risco e o monitoramento contínuo, reforçando o papel da Atenção Primária à Saúde como espaço fundamental para prevenção de complicações e promoção do cuidado integral. Ademais, mesmo após o término da gincana, a equipe manteve-se motivada a continuar as ações de busca ativa e educação em saúde, estimulada pelos resultados positivos e pelo impacto observado no acompanhamento dos pacientes. É importante ainda ressaltar que trata-se de uma intervenção de fácil implementação e replicabilidade, podendo ser aplicada em outras unidades de saúde.