Tema: MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE
Autor(a)
ANTONIA RAQUEL LOPES BESERRA
Coautor(es)
FRANCISCO SARMENTO DO VALE
EDILANIA MOREIRA CARDOSO
NEILA MARIA VITORIANO DE SOUSA
O campo de saúde do trabalhador vem ganhando a cada dia mais importância, tem suas origens das atividades operárias e vem aprimorando sua abrangência com a evolução dos estudos, inovações técnicas e o conhecimento sobre o impacto, principalmente econômico para os empregadores e o sistema público de saúde. Nos cuidados com os trabalhadores podemos citar as ações de prevenção como garantia de cobertura vacinal, promoção de conhecimento sobre cuidados necessários para prevenção do adoecimento, ações de redução de estresse no ambiente de trabalho, fiscalização do uso de equipamentos de proteção individual e coletiva e uma gama de ações diretas e indiretas a classe trabalhadora. Uma prática que ganha importância e passa por um processo de disseminação são as Práticas Integrativas Complementares (PICS), que são abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, com uma escuta acolhedora e a construção de laços terapêuticos. São exemplos desses procedimentos: massoterapia, auriculoterapia, aromoterapia e ventosas. É uma prática comumente utilizada com a intenção de fortalecimento de vinculo e redução de estresse que pode ser utilizada em ambientes de trabalho. A sociedade passou pela revolução industrial e alcança hoje tempos de tecnologia, cobrança e fiscalização por resultados. Nos pequenos municípios podemos destacar uma concentração da classe trabalhadora em servidores públicos, sendo está a realidade de Piquet Carneiro. Diante desse cenário, enxergando a classe prestadora de serviço e buscando uma mudança de olhar sobre os trabalhadores surgiu a proposta de fortalecer as ações em saúde do trabalhador, ampliando de forma mais completa e não se limitando apenas a ações pontuais, desta forma se estruturou o Projeto Cuidando de quem Cuida, que corrobora com o slogan adotado pela nova gestão de “Cuidar e Transformar”, aliando as PICS a este cenário, assim como a intensificação de outras ações em saúde do trabalhador.
Fortalecer a saúde do trabalhador dos colaboradores do município de Piquet Carneiro através de ações de prevenção e promoção em saúde. OBJETIVOS ESPECIFICOS: Fortalecer e política de saúde do trabalhador no município Manter uma rotina de cuidados com os colaboradores Ofertar as PICS aos colaboradores do município como forma de relaxamento e redução de stress no ambiente de trabalho Proporcionar aos colaboradores momentos de autocuidado Fortalecer o vínculo entre gestores e colaboradores Diminuir o stress associado ao trabalho Promover ações de prevenção em saúde do trabalhador.
Trata-se de um relato de experiência que se deu em Piquet Carneiro, o projeto foi uma iniciativa do governo municipal com apoio principal de execução da secretaria de saúde. Teve início em janeiro de 2025 e ocorreu durante todo o ano. As ações foram direcionadas aos servidores públicos de diversos setores da prefeitura municipal de Piquet Carneiro. Teve início com o Janeiro Branco, que é uma campanha nacional no Brasil dedicada à promoção da saúde mental e ao bem-estar emocional. Foram realizadas rodas terapêuticas com os profissionais das unidades de saúde e da educação, utilizando o horário protegido do serviço. Nestas oficinas foram ofertados os serviços como massoterapia e auriculoterapia. No decorrer do ano, durante três meses os dias “D” de vacinação foram dedicados aos trabalhadores, iniciadas em março com a vacina da influenza dos trabalhadores público alvo, seguido em agosto com o dia de atualização da caderneta vacinal dos trabalhadores da saúde e em setembro com os profissionais da educação. As ações ocorreram simultaneamente em todas as unidades de saúde e a realização de vacinas indicadas para cada classe trabalhadora, seguindo os calendários de vacinação do Ministério da Saúde. Tivemos uma palestra do fonoaudiólogo com professoras de rede infantil de ensino sobre os riscos da saúde da voz e a realização de orientação sobre como prevenir lesões e sequelas a longo prazo. Em outubro aconteceu a primeira “Tardezinha Rosa” uma tarde de encontro programada para as mulheres colaboradoras de todos os setores da prefeitura municipal com palestra com o médico sobre a prevenção do câncer de mama, depoimentos de mulheres e colaboradoras que já venceram o câncer e homenagens, o encerramento se deu com um momento de relaxamento guiado por terapeuta holística. O intuito do horário escolhido foi para contemplar todas as servidoras sem comprometer o horário de trabalho. E durante todo o ano tivemos a inserção das Práticas Integrativas e complementares no dia a dia dos colaboradores municipais. Uma profissional em PICS circulava pelos serviços, montando uma sala privativa, com cadeira realizando massagens, aromaterapia, cromoterapia e musicoterapia. A profissional que realiza as PICS circula pelos diversos serviços do município, as terapias acontecerem em sessões de trinta minutos e não interrompia a rotina de entrega dos serviços públicos. No início de 2026 foi aplicado um questionário que avaliou a satisfação dos profissionais em relação a oferta das PIC.
As oficinas terapêuticas dentre dos serviços foram bem aceitas e promoveram momento de fortalecimento de vínculos, com depoimentos, momentos nostálgicos entre os participantes ao final das oficinas eles manifestaram o interesse que a mesma fosse realizada outras vezes. As campanhas de vacinação permitiram o alcance rápido nas metas de cobertura dos grupos prioritários, no caso da influenza e a ampliação da cobertura vacinal dos demais trabalhos nas ações seguintes de complementação do calendário vacinal. Após a aplicação do questionário em relação as PICS podemos observar que 68,8% dos servidores que responderam ao questionário são do sexo feminino, que é de extrema importância a oferta desses serviços, de modo que se conhece que mulheres trabalhadoras e donas de casa exercem duplas e até mesmo triplas jornadas de trabalho, demonstrando que proporcionar a essas mulheres esses momentos é algo muito significativo. Quanto a escolaridade e ocupação, foi possível observar desde profissionais do nível fundamental, como serviços gerais a profissionais de nível médio e técnico, como nível superior. O que nos permite compreender que a prática foi aceita por todas as classes profissionais. Ao serem questionados sobre ter realizado a prática mais de uma vez, as respostas variaram desde quem realizou só uma vez, assim como teve profissionais que passaram até 5 vezes pelo serviço. Em relação a considerarem a terapia como um momento significativo no trabalho, a resposta foi de 100% de aceitação quanto as PICS, e ainda 95,8% afirmaram que indicariam a terapias a outros colegas e que ela tem importância para os profissionais e que é uma prática que deve ser mantida.
Realizar saúde do trabalhador é um desafio para os gestores, mas foi possível observarmos que com organização dos processos de trabalho e priorizando os diagnósticos locais em saúde, alinhando a capacidade de serviços instalados no munícipio, é factível que podemos ampliar o elenco dos serviços em saúde do trabalhador, fortalecer o vínculo entre as equipes e com os gestores, assim como atuar na prevenção de adoecimento dos nossos colaboradores e proporcioná-los momentos de auto cuidado. Sendo esta uma prática facilmente aplicável em outros municípios. As Práticas Integrativas e Complementares demonstraram ser bem aceitas pelos servidores e um serviço bem recomendado e ganhou importância para os profissionais que receberam, reforçando para os gestores que diante dos achados propormos a expansão da mesma, a fim de atender a totalidade dos servidores do município. Após o exposto podemos ainda reforçar a importância de fontes estaduais e federais de financiamento das políticas em saúde do trabalhador, afim de ampliar o elenco de serviços para os trabalhadores do país e apoiar os gestores na entrega de serviços para a sua população.