Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
Ana Rebeca Araújo Vasconcelos
Coautor(es)
Gislane Bernanrdino de Freitas
Thales José Nunes Vieira
Maria de Fátima do Norte Oliveira
Francisca Marília Queiroz Silva
Nos últimos anos, as tecnologias digitais têm ampliado sua presença em diversos aspectos da vida cotidiana. Smartphones, computadores e redes sociais possibilitam o acesso rápido a serviços e informações, inclusive na área da saúde, como agendamento de consultas, teleatendimentos, acesso a exames e orientações profissionais. Entretanto, observa-se a crescente disseminação de informações falsas, inclusive em saúde, muitas vezes propagadas por indivíduos sem qualificação, o que contraria evidências científicas e contribui para a formação de crenças equivocadas. Esse fenômeno, denominado desinformação em saúde, representa um desafio relevante para os sistemas de saúde (Araújo Gouveia Lima, 2025). Para combater tais problemas, é preciso que a ciência retome posição de destaque, aproximando-se da realidade de vida das pessoas em seus territórios. Nesse contexto, a atenção primária à saúde (APS) tem papel fundamental, por estar próxima dos cidadãos no seu contexto familiar, biopsicossocial e ambiental. Apesar de todas as facilidades oferecidas pelas redes digitais, barreiras de acesso aos serviços de saúde também são importantes impeditivos para o cuidado adequado de muitos usuários. Jornadas de trabalho exaustivas no campo, barreiras geográficas e sociais, como nas zonas rurais dificultam o acesso à saúde preventiva e ao autocuidado. A partir dessa percepção, a equipe de saúde da UBS Boqueirão, situada na zona rural do município de Quixeré - CE, reconheceu a oportunidade de se aproximar da população do seu território e difundir informações em saúde direcionadas ao público local através da utilização de tecnologias digitais, através do Projeto Minuto da Saúde.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver e implementar estratégias digitais de educação em saúde e fortalecimento de vínculo com a população adscritada UBS Boqueirão. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Desenvolver conteúdos digitais com os profissionais de saúde da equipe de saúde da família da UBS Boqueirão em forma de vídeo para divulgação de informações científicas de saúde verídicas e ajustadas à realidade e epidemiologia local e necessidades dos usuários nas redes sociais realizar através das redes sociais, ações de educação em saúde, conscientização, redução de danos, prevenção de doenças e promoção do bem-estar para todos os públicos divulgar ações, fluxos de atendimento e serviços disponíveis na unidade de saúde de referência para a população do Boqueirão e demais comunidades adscritas ampliar o vínculo da equipe com os usuários da área através da utilização de mídias digitais buscar reduzir barreiras de acesso à informação em saúde das subpopulações que não conseguem vir à unidade e estimular o desenvolvimento de comunicação digital dos profissionais envolvidos.
O Projeto Minuto da Saúde foi idealizado em reunião mensal da equipe, a partir da necessidade de diversificar as estratégias de educação em saúde no território e ampliar o alcance das informações consideradas prioritárias. Nesse contexto, definiu-se a utilização de meios digitais para divulgação de conteúdos voltados à população adscrita.Inicialmente, foi consultado o calendário municipal de saúde de 2026, selecionando-se temas relevantes conforme o perfil epidemiológico local e definindo os responsáveis por cada abordagem. No mês de janeiro, em alusão ao Dia Mundial Contra a Hanseníase, trabalhou-se o tema “Janeiro Roxo: conscientização e combate à hanseníase”. Em fevereiro, abordou-se “Carnaval: prevenção e diagnóstico de ISTs”. Já em março, foram desenvolvidos os temas “Tuberculose: conscientização e combate na atenção primária”, em alusão ao dia 24 de março, e “Quintal limpo, comunidade protegida”, relacionado às arboviroses. Foram produzidos vídeos curtos, com duração de até três minutos, com participação dos profissionais da equipe, abordando sinais e sintomas, prevenção, diagnóstico e orientações sobre quando buscar atendimento, além da divulgação dos serviços ofertados pela unidade. Os roteiros, gravações e edições foram realizados pelos próprios profissionais, com uso de equipamentos e aplicativos gratuitos, no espaço da unidade. Após a finalização, os vídeos foram publicados nas redes sociais da unidade e compartilhados por aplicativos de mensagens, com apoio da equipe e das Agentes Comunitárias de Saúde, ampliando a disseminação das informações no território.
Com a execução parcial do projeto, observou-se uma diversificação das estratégias de comunicação entre a equipe e a população adscrita. As mídias digitais possibilitaram a ampliação das ações de educação em saúde, direcionadas ao contexto local, com participação ativa dos profissionais da equipe e utilização de informações baseadas em evidências, apresentadas em linguagem acessível. Os profissionais também tiveram a oportunidade de desenvolver novas habilidades de comunicação digital, que são cada vez mais requeridas e necessárias nos tempos atuais. Além disso, infere-se potencial fortalecimento do vínculo entre equipe e comunidade, mediado pelas interações digitais. Quanto ao alcance, às informações repassadas através dos vídeos curtos chegaram às telas de diversas pessoas da comunidade. Em grupos de aplicativo de mensagens instantâneas (WhatsApp®), estima-se que os vídeos alcançaram um público de cerca de 295 usuários. Já com as publicações em rede social de fotos e vídeos (Instagram®), onde a conta da equipe possui 266 seguidores, sendo grande parte composta por usuários cadastrados pela equipe, até o presente momento, a postagem dos meses de janeiro e fevereiro contava com 2.090 e 631 visualizações, respectivamente, indicando expressiva capilaridade das ações. Adicionalmente, a estratégia contribuiu para ampliar o conhecimento da população acerca dos serviços ofertados pela unidade, favorecendo o acesso e subsidiando a identificação e busca ativa de sintomáticos ou casos suspeitos por meio da informação em saúde.
A implementação do Projeto Minuto da Saúde evidenciou o potencial das tecnologias digitais como ferramenta estratégica para qualificar as ações de educação em saúde na Atenção Primária. O uso das mídias sociais ampliou o alcance das informações, ultrapassando os limites físicos da unidade e favorecendo o acesso de públicos com barreiras territoriais e sociais, especialmente em contexto rural. A iniciativa mostrou-se viável, de baixo custo e facilmente replicável, contribuindo para a diversificação das práticas educativas e fortalecimento do vínculo entre equipe e comunidade. Destaca-se o alinhamento dos conteúdos às demandas epidemiológicas locais, reforçando a orientação comunitária e a centralidade das necessidades dos usuários. Além disso, o projeto favoreceu o desenvolvimento de competências comunicacionais digitais pelos profissionais, aspecto essencial frente à disseminação de desinformação em saúde. Conclui-se que a estratégia fortalece o SUS ao ampliar o acesso à informação qualificada, promover ações de prevenção e cuidado e reafirmar os princípios da integralidade, equidade e longitudinalidade na Atenção Primária.