Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
Thalita Soares Rimes
Coautor(es)
Renata Barros Gadelha
Deolino Júnior Ibiapina
Samanta Daisy de Oliveira Holanda
O Brasil, ao seguir a tendência mundial, tem passado por processos de transição demográfica, epidemiológica e nutricional desde a década de 60, resultando em alterações nos padrões de ocorrência de patologias, como um aumento significativo da prevalência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). A carga dessas doenças recai especialmente sobre países de baixa e média renda. As DCNT são responsáveis por cerca de 70% de todas as mortes no mundo, estimando-se 38 milhões de mortes anuais. Evidências indicam aumento das DCNT em função do crescimento dos quatro principais fatores de risco (tabagismo, sedentarismo, uso de álcool e alimentação não saudáveis). A epidemia de DCNT resulta em consequências devastadoras para os indivíduos, famílias e comunidades, além de sobrecarregar os sistemas de saúde. A OMS destaca que diversas populações em diferentes países do mundo têm dificuldade de acesso e utilização dos serviços de saúde, o que constitui a principal barreira para enfrentar as DCNT, em especial para minimizar o sofrimento dos que já se encontram doentes Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Equipe Multiprofissional em Saúde criou o Projeto Saúde Todo Dia
Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Equipe Multiprofissional em Saúde criou o Projeto Saúde Todo Dia. O projeto tem como objetivo prevenir as DNCT e ampliar a identificação precoce dessas doenças, intensificando as ações e serviços de saúde no território. Dessa forma, objetivou-se relatar a experiência do projeto saúde todo dia como estratégia de prevenção as DCNT.
Trata-se de um relato de experiência, que aconteceu no município de Limoeiro do Norte junto a população do território, especificamente em áreas descobertas pelos agentes comunitários de saúde no período de agosto de 2021 a março de 2022. O município conta hoje com uma população de 60.232 habitantes, 18 ESF, 01 Hospital e maternidade polo, 01 Hospital terciário e 03 equipes multidisciplinares. Participaram da ação enfermeiros, técnicos de enfermagem, médico, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, nutricionistas e equipe de vacinação. As ações versaram sobre: estimular hábitos saudáveis, realizar triagem de doenças crônicas como diabetes e hipertensão de forma precoce com aferição de pressão e glicemia, verificação de cadastro territorial, avaliação nutricional, atendimento odontológico e realização de exames de ultrassonografia. Durante o período citado, aconteceram 15 ações do projeto, contemplando comunidades da zona rural e urbana. A ação acontecia durante todo o dia, iniciando as 08:00 horas com previsão de término as 18:00, podendo se estender caso houvesse necessidade
Em relação a detecção das DCNT, planilhas construídas pelos profissionais registravam os dados dos usuários da ação. As variáveis coletadas foram: nome, CPF, bairro, doença crônica, medicamentos em uso, pressão arterial e glicemia. Posteriormente essas planilhas eram ponderadas pelos cadastradores, analisadas quanto ao cadastro no PEC E-SUS e condição clínica para hipertensão e/ou diabetes. Aos pacientes em que a condição clínica não apresentava cadastro, os mesmos eram enviados para suas respectivas UBS e avaliados pelos profissionais de saúde de nível superior. Em relação aos exames realizados, o objetivo era descentralizar exames mais complexos para os territórios, desafogar a central de regulação e identificar precocemente nódulos, cistos, casos de neoplasia, dentre outros possíveis pelo exame de imagem e avaliação clínica. A logística dos exames acontecia por meio do encaminhamento de fichas de referência da central de regulação, bem como por demanda espontânea no dia da ação. Os resultados dessas ações impactaram diretamente na detecção de novos diabéticos e hipertensos nos territórios. Foram avaliados nas ações do saúde todo dia 2.357 pessoas, destas, foram detectadas como hipertensos não cadastrados 275 (11,6%) pessoas e 804 (34,1%) diabéticos não cadastrados. Importante salientar que uma proporção dessas pessoas não eram acompanhadas nas UBS. Em relação as USG foram realizados uma média de 1776 exames com achados relevantes para prevenção e acompanhamento das DCNT.
O investimento em saúde é crítico para melhorar os resultados de DCNT. Fatores como o fortalecimento do sistema de saúde, financiamento, governança, gestão, recursos humanos em saúde, informações de saúde e o acesso a tecnologias e a medicamentos são fundamentais para a efetivação do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Dessa forma, é possível concluir que o Saúde todo dia fortalece as ações de prevenção as DCNT, porém para além disso, outras estratégias devem ser utilizadas, como: melhorar a abordagem e tratamento dos pacientes diabéticos e hipertensos com uma equipe multidisciplinar propor intervenções específicas para incentivar o autocuidado e capacitar os profissionais com intuito de atualizá-los e melhor prepará-los para o manejo desse público que apresenta DCNT.