Tema: ATENÇÃO BÁSICA
Autor(a)
Talyta Alves Chaves Lima
Coautor(es)
Graziela Iara Silva-
Maria Neide Trindade Rodrigues
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) constituem importante problema de saúde pública, haja vista serem a principal causa de morte no mundo, além de ocasionarem mortalidade prematura, incapacidades, perda da qualidade de vida, sobrecarga no sistema de saúde e de contribuírem para o aumento dos gastos com assistência médica e previdência social. As DCNT são as principais causas de morte no mundo com 63% dos óbitos em 2008, 72% no Brasil em 2018 e 50,6%no Ceará. A maioria dos óbitos por DCNT são atribuíveis às doenças do aparelho circulatório, ao câncer, à diabetes e às doenças respiratórias crônicas. As principais causas dessas doenças incluem fatores de risco modificáveis, como tabagismo, consumo nocivo de bebida alcoólica, inatividade física e alimentação inadequada (BRASIL,2011). O Projeto Viva Saudável Quixeré foi criado em julho de 2021 pela Secretaria Municipal de Saúde, após o levantamento epidemiológico, dos últimos cinco anos, realizado sobre óbitos e constatado que 48% dos mesmos foram por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Dentre elas se destaca o Infarto Agudo do Miocárdio Agudo (IAM) com o maior número de óbitos. O IAM estar associado a hábitos de vida indevidos, tais como: alimentação inadequada, uso abusivo de álcool, tabagismo, sedentarismo, obesidade, hipertensão arterial e elevados níveis de glicose, além de estresse e colesterol alto. Diante disso ressalta-se a importância de ações de vigilância das DCNT e prevenção das mesmas.
Objetivo principal: promoção e prevenção dos fatores de risco para IAM. Objetivos específicos: -Estratificar e acompanhar os hipertensos, diabéticos e obesos do município, segundo grau de risco -Realizar busca ativa para detecção de hipertensos e diabéticos - Realizar com apoio intersetorial atividades físicas orientadas nas praças e localidades. - Realizar campanhas de incentivo a mudança de hábitos de vida para os trabalhadores da saúde e usuários com o Desafio Viva saudável Quixeré. - Divulgar para a população quais as DCNT e os hábitos saudáveis de vida para evitá-las - Formar grupos de apoio para o cuidado a pessoa com obesidade nas UBS. - Oferecer curso de Reiki gratuito para profissionais de saúde e usuários.
O Projeto foi realizado nas Unidades Básicas de saúde de Quixeré com o auxilio de nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, enfermeiros e médicos. Foi realizado um levantamento do banco local de dados de todos os óbitos e causas dos mesmos por DCNT. Depois elaborado um boletim epidemiológico e os dados divulgados no município. Foram realizados várias reuniões mensais com equipe interdisciplinar para propor ações para melhoria das DCNT em Quixeré. Foi criado um instagram e lançado o Desafio Viva Saudável Quixeré em agosto de 2021. Para isso foram realizadas algumas ações como: realização de campanhas de incentivo a mudança de hábitos de vida para os trabalhadores da saúde e posteriormente para os usuários no Desafio Viva saudável Quixeré, formação de grupos de apoio para o cuidado a pessoa com obesidade e sobrepeso, rastreamento, estratificação de risco e agendamento para os hipertensos e diabéticos, avaliação nutricional para os alunos do projeto Equivida, divulgação para a população sobre DCNT e os hábitos saudáveis de vida, grupos com hipertensos e diabéticos sobre alimentação saudável e Curso de Reiki gratuito para profissionais e usuários.
A ação 01, Desafio Viva saudável Quixeré, teve duração de três meses e 184 profissionais de saúde inscritos, desses 88,9% chegaram até o final do desafio. Foram avaliados o peso, IMC, RCQ, %Gordura corporal, pressão arterial e glicemia e a mudança de algum hábito de vida. Desses 87% melhoraram a ingestão de água, 61% iniciaram exercício físico, 55% começaram a comer mais frutas diariamente, 53% reduziram o consumo de sal e açúcar e 43% reduziram a ingestão de bebidas alcoólicas e refrigerantes. Os alunos do Projeto Equivida também foram avaliados e estão sendo acompanhados. A parceria levou a criação de mais dois polos do Projeto Equivida na Lagoinha e Tomé. Esse projeto realiza exercícios físicos para os usuários com acompanhamento do educador físico. Foram criados dois grupos de cuidado a pessoa com obesidade e sobrepeso, na Sede e Lagoinha sendo esses facilitados pelo nutricionista e psicólogo. Ofertamos aos profissionais e usuários o curso de Reiki para autoaplicação, com 22 concludentes. Na segunda edição do projeto que iniciou do dia 23 de fevereiro e vai até 25 de maio de 2022, foram criados grupos de whatsApp com os inscritos e os mesmos passaram pela avaliação dos nutricionistas. Lançamos Desafios semanais no Instagram do @DesafioVivaSaudávelQuixeré, algumas lives acontecem e vídeos foram gravados por profissionais do municípios sobre todos os 13 desafios. O grupos de apoio com psicólogo, nutricionista, médico, enfermeiro e terapeuta holística em Tomé e Barreiras.
Assim, podemos observar que para essa redução de óbitos por DCNT é necessário um trabalho intersetorial, de fortalecimento da APS como de sua rede de apoio no que diz respeito aos usuários já doentes para que esses não venham a agravar. Diante disse o Projeto tem impacto positivo na vida dos profissionais de saúde e usuários reduzindo os fatores de risco para IAM apresentando eficácia e efetividade, além de fácil replicação por todos.