Tema: GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Autor(a)
Vivia Gurgel da Silva
Coautor(es)
Marta Silvana da Costa Ferreira
Acemira Maria Ferreira Ribeiro
Maicon Lima Ribeiro
Mariana Aguiar Lima Barreto
Maria Aurilene de Oliveira Batista
Douglas dos Santos Monteiro
Leonardo Batista de Souza
Norma Sueli de Sena Barbosa da Costa
Francisco Diego Fernandes
Anne Gabryelle Marques de Oliveira Lima
O município de Aracati-CE, localizado na região do Litoral Leste/Jaguaribe possui 75.113 habitantes segundo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, identificou nos profissionais deficiência no acompanhamento dos indicadores e visualizou que seria necessário capacitá-los. Dessa forma, a equipe técnica elaborou o projeto “Saúde que acolhe” em março do ano de 2025, como principal ferramenta para o fortalecimento das equipes da atenção primária, com foco na estruturação do cuidado integral do território através da aplicação adequada das boas práticas. Foram realizadas 04 (quatro) oficinas para as 29 (vinte e nove) equipes de saúde da família, 11 equipes multiprofissionais, 20 equipes de saúde bucal e 10 residentes da Escola de Saúde Pública. Participaram das atividades todos os profissionais que compõem a atenção primária do município, sendo 22 médicos, 31 enfermeiros, 20 dentistas, 127 agentes comunitários de saúde, 52 agentes comunitário de saúde, 36 técnicos de enfermagem, 20 técnicos de saúde bucal, 09 fisioterapeutas, 07 nutricionistas, 07 psicólogos, 08 educadores físicos, 24 assistentes administrativo, um total de 363 profissionais. Diante da implantação do Programa Saúde Brasil 360 graus como novo modelo de financiamento e gestão da Atenção Primária no SUS, focando em registros digitais, equipes multidisciplinares e qualidade do cuidado em vez de apenas procedimentos. Buscou-se apresentar que a forma de financiamento do componente de qualidade para equipes que atuam na atenção primária à saúde, onde foi instituída uma nova metodologia de cofinanciamento federal, focamos as oficinas na qualificação dos registros no PEC – Prontuário Eletrônico do Cidadão para o componente de vínculo e acompanhamento territorial para as eSF e o componente de qualidade para as eSF, eSB e eMulti. A qualificação dos profissionais da APS apresenta um impacto positivo no desempenho da Atenção Primária, melhorando o acesso ea qualidade dos serviços prestados.
Objetivo geral: Fortalecer a qualificação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde do município de Aracati, por meio da educação permanente, visando aprimorar o acolhimento, a resolutividade, a humanização do cuidado e a organização dos processos de trabalho nas unidades de saúde. Objetivos especificos: •Promover ações contínuas de educação permanente voltadas às necessidades reais dos profissionais da Atenção Primária à Saúde •Qualificar o acolhimento e a escuta ativa dos usuários, garantindo atendimento humanizado e centrado na pessoa •Fortalecer a capacidade técnica das equipes para o manejo de condições crônicas, agravos prevalentes e demandas espontâneas •Incentivar a organização e o planejamento das ações de saúde com base em indicadores e no perfil epidemiológico local •Estimular a integração multiprofissional e o trabalho em equipe, favorecendo a interdisciplinaridade no cuidado •Aprimorar o uso de protocolos clínicos e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) •Capacitar os profissionais sobre o novo financiamento da Atenção Primária •Incentivar práticas de avaliação e monitoramento das ações desenvolvidas nas unidades de saúde.
A metodologia adotada para a execução do projeto é da problematização que envolve a identificação, análise e resolução de problemas, com foco na realidade do profissional, do seu território e na sua atuação profissional. As ações desenvolvidas são de forma contínua, participativa e descentralizada, envolvendo todos os profissionais da Atenção Primária à Saúde, por meio das seguintes estratégias: Inicialmente, foi realizado um diagnóstico situacional, com levantamento das principais necessidades de qualificação das equipes, a partir da análise de indicadores de saúde, escuta dos profissionais e identificação de fragilidades nos processos de trabalho. Foi elaborado cronograma das formações de 30/06/2025 a 14/07/2025 – primeira etapa, com a equipe de cada unidade básica de saúde e dois mediadores por sala, seguindo o seguinte protocolo: Inicialmente, apresentou-se os resultados das equipes nos indicadores e a proposta da formação. Foi confeccionado material físico e entregue a cada participante, visando realizar a leitura e acompanhando da apresentação. Por fim, realizava a simulação na prática por meio do sistema PEC e avaliação. Após 15 dias da realização da formação, foi elaborado cronograma de visitas de acompanhamento nas unidades básicas, buscando identificar as melhorias implantadas, tirar dúvidas e demais orientações, conforme protocolo: O acompanhamento das equipes possibilitou o monitoramento sistemático das ações de educação permanente, assegurando maior organização, efetividade e alinhamento com as necessidades da Atenção Primária à Saúde no município de Aracati. Observou-se também, elevada adesão dos profissionais às atividades propostas, com participação ativa nas oficinas, rodas de conversa e momentos de educação em serviço. Esse engajamento contribuiu para a qualificação das práticas assistenciais e para o fortalecimento do trabalho em equipe.
Mediante a aplicação do primeiro ciclo de formações, foi possível identificar os seguintes resultados: •Melhoria na qualidade do acolhimento aos usuários nas Unidades Básicas de Saúde, com atendimento mais humanizado e resolutivo •Profissionais mais qualificados para o manejo de condições crônicas, agravos prevalentes e demandas espontâneas •Fortalecimento do trabalho em equipe multiprofissional, com maior integração entre os membros das equipes de saúde •Organização mais eficiente dos processos de trabalho nas unidades, com melhor planejamento e uso de protocolos assistenciais •Ampliação das ações de promoção da saúde e prevenção de doenças junto à comunidade •Melhoria nos indicadores de saúde do município, como controle de hipertensão, diabetes, cobertura vacinal e acompanhamento pré-natal. O acompanhamento periódico permitiu identificar avanços significativos, tais como: •Melhoria na aplicação de protocolos clínicos e diretrizes assistenciais •Maior organização dos fluxos de atendimento e acolhimento nas unidades de saúde •Aprimoramento do registro e monitoramento das informações em saúde •Fortalecimento das ações de promoção e prevenção •Redução de inconsistências nos processos de trabalho •Lançamento correto das informações no sistema PEC. Além disso, o protocolo possibilitou a identificação precoce de dificuldades, como necessidade de reforço em temas específicos e ajustes na rotina das equipes, permitindo intervenções oportunas e replanejamento das ações. Os indicadores acompanhados demonstraram evolução progressiva, especialmente no que se refere à qualidade do atendimento, satisfação dos usuários e resolutividade da Atenção Primária, conforme dados abaixo do Previne Brasil: 2025 QuadrimestreISF 1º 7,15 2º 9,66 e 3º 9,80. Contudo, o resultado positivo é fruto de estratégias aplicadas, metas estabelecidas, acompanhamento diário, identificação das dificuldades, desempenho dos profissionais e do trabalho em equipe.
O projeto “Saúde que Acolhe” evidencia a importância da Educação Permanente em Saúde como estratégia fundamental para a qualificação dos profissionais da Atenção Primária e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Aracati. Ao promover espaços contínuos de aprendizagem, reflexão e troca de experiências, o projeto contribui diretamente para a melhoria dos processos de trabalho, tornando-os mais organizados, resolutivos e centrados nas necessidades da população. A valorização do acolhimento e da humanização no atendimento fortalece o vínculo entre profissionais e usuários, ampliando a confiança e a efetividade das ações de saúde. Além disso, a qualificação das equipes impacta positivamente nos indicadores de saúde, na ampliação do acesso e na continuidade do cuidado, reduzindo a sobrecarga dos demais níveis de atenção. A incorporação de práticas educativas no cotidiano dos serviços consolida uma cultura institucional voltada à melhoria contínua. Portanto, conclui-se que o projeto representa um investimento estratégico na valorização dos profissionais e na qualidade da assistência prestada, contribuindo para uma Atenção Primária mais forte, resolutiva e humanizada no município de Aracati, com reflexos positivos diretos na saúde e bem-estar da população.